9488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Multiplicando por 2

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre Compreender a multiplicação por 2 como soma de parcelas iguais e introduzir o sinal da multiplicação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_10NUM01

Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou whatsapp.
- Opcionais: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets, material para contagem palitos, canudinhos, pedrinhas, grãos ….)

Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar para os alunos o slide 3 com o problema e fazer a leitura dele conjuntamente. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem as suas ideias e possibilidades de registro com todos os colegas conversando ou por meio do bate-papo. Depois sugira que resolvam o problema usando material de contagem, desenhos e representações matemáticas que acharem melhor.
Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide com a situação problema, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles podem copiar a situação no caderno e fazer os cálculos, explicar seu raciocínio e colocar as suas respostas no caderno e enviar pela mesma via de comunicação e interação.
Se essas opções não forem possíveis, você pode incluir na atividade, antes de imprimir, uma questão pedindo que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar o problema. Peça que façam os registros utilizando a representação matemática que considerarem melhor, e depois devolvam o problema com as respostas.

Discussão das soluções
Utilize o meio de comunicação que você tiver disponível para a socialização das estratégias. Incentive os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar o problema. Pode ser por meio de áudio, bate-papo no grupo do whatsApp, mensagem de texto, ou em momento síncrono, se este for o seu caso. Você pode pedir que enviem no grupo fotos das suas representações. Instigue a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.
Discuta com a turma:
     - Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?

Se estiver enviando tarefas impressas aos seus alunos, para socializar as estratégias usadas pela turma, reúna as diversas formas de registros apresentadas e depois encaminhe junto com as devolutivas. É importante que todos possam refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos via texto, mensagem, vídeo ou áudio, validando suas respostas e estratégias utilizadas. Sistematize a aprendizagem dizendo que a multiplicação é um registro simplificado de adição de parcelas iguais.

Raio X
Esta atividade de raio x pode ser usada como tarefa de verificação individual da aprendizagem. Encaminhe o documento com o problema, ou compartilhe o slide 8, e peça que resolvam individualmente e retornem para você .

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar fazendo a leitura das situações problema aos seus filhos. Eles podem ajudar também na disponibilização de material de contagem. Você pode enviar um áudio aos familiares ou um pequeno texto de incentivo e orientações.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin  


Código: MAT2_10NUM01

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas