9488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Multiplicando por 2

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre Compreender a multiplicação por 2 como soma de parcelas iguais e introduzir o sinal da multiplicação.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Compreender a multiplicação por 2 como soma de parcelas iguais e introduzir o sinal da multiplicação.

Conceito-chave

Diferentes formas de registro da multiplicação por 2, introduzindo o vocabulário da multiplicação.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Palitos,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Entender formas de resolução de problemas.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula retomando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito do que é uma dupla ou par. Anote em algum lugar visível para que a criança possa buscar como referência quando houver a necessidade. Sugira que os alunos montem duplas com os amigos para representar ou façam desenhos no quadro de coisas em pares.

Propósito: Retomar o conhecimento de que para formar uma dupla é necessário dois elementos (duas pessoas, dois brinquedos, etc.)

Discuta com a turma:

  • Podemos dizer que temos uma dupla em quais situações?
  • O que temos em pares no nosso corpo?
  • Duplas e pares são a mesma coisa?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Disponibilize palitos para os alunos, em quantidades diversas e não na contagem correta, sem direcionar o que deve ser feito. Já com o material de apoio, peça que resolvam. Após esse momento, solicite que resolvam de outra forma, no caderno, sem usar os palitos, conversando com os colegas. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

O palito é apenas uma sugestão de material manipulável que pode ser utilizada nessa atividade. Não havendo o mesmo, pode ser efetuada a troca por outro material disponível.

Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na multiplicação do 2, utilizando palitos e outras estratégias.

Discuta com a turma:

  • Como você pode resolver o problema utilizando os palitos?
  • E sem os palitos, como pode resolver?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram, antes de apresentar os slides. No slide 5 os alunos verão o agrupamento dos palitos e discutirão as diversas formas de registro. Nesse momento, o aluno não teve a informação sobre o sinal de multiplicação, então é hora de explorar os conhecimentos prévios da classe. Apresente o slide 6 e peça que comparem as soluções apresentadas às que eles fizeram e conversem se houve alguma solução diferente. Socialize as diversas formas de registros da classe.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o agrupamento?
  • Quantos palitos foram necessários?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Materiais Complementares:

Você pode acessar a resolução dessa atividade aqui.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Nesse momento apresente o slide e peça que comparem as soluções apresentadas às que eles fizeram e conversem se houve alguma solução diferente. Socialize as diversas formas de registros da classe.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Caso não haja nenhum aluno com o conhecimento prévio do uso da multiplicação, é hora de apresentá-la à turma. Caso algum aluno traga essa forma de registro, use o slide como forma de sistematizar a ideia trazida.

Propósito: Que a classe conheça a multiplicação como registro simplificado de adição de parcelas iguais.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o uso da multiplicação. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.

Raio X. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar aprendizado dos alunos em relação à multiplicação por 2.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Entender formas de resolução de problemas.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Compreender a multiplicação por 2 como soma de parcelas iguais e introduzir o sinal da multiplicação.

Conceito-chave

Diferentes formas de registro da multiplicação por 2, introduzindo o vocabulário da multiplicação.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Palitos,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula retomando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito do que é uma dupla ou par. Anote em algum lugar visível para que a criança possa buscar como referência quando houver a necessidade. Sugira que os alunos montem duplas com os amigos para representar ou façam desenhos no quadro de coisas em pares.

Propósito: Retomar o conhecimento de que para formar uma dupla é necessário dois elementos (duas pessoas, dois brinquedos, etc.)

Discuta com a turma:

  • Podemos dizer que temos uma dupla em quais situações?
  • O que temos em pares no nosso corpo?
  • Duplas e pares são a mesma coisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Disponibilize palitos para os alunos, em quantidades diversas e não na contagem correta, sem direcionar o que deve ser feito. Já com o material de apoio, peça que resolvam. Após esse momento, solicite que resolvam de outra forma, no caderno, sem usar os palitos, conversando com os colegas. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

O palito é apenas uma sugestão de material manipulável que pode ser utilizada nessa atividade. Não havendo o mesmo, pode ser efetuada a troca por outro material disponível.

Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na multiplicação do 2, utilizando palitos e outras estratégias.

Discuta com a turma:

  • Como você pode resolver o problema utilizando os palitos?
  • E sem os palitos, como pode resolver?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram, antes de apresentar os slides. No slide 5 os alunos verão o agrupamento dos palitos e discutirão as diversas formas de registro. Nesse momento, o aluno não teve a informação sobre o sinal de multiplicação, então é hora de explorar os conhecimentos prévios da classe. Apresente o slide 6 e peça que comparem as soluções apresentadas às que eles fizeram e conversem se houve alguma solução diferente. Socialize as diversas formas de registros da classe.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o agrupamento?
  • Quantos palitos foram necessários?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Materiais Complementares:

Você pode acessar a resolução dessa atividade aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Nesse momento apresente o slide e peça que comparem as soluções apresentadas às que eles fizeram e conversem se houve alguma solução diferente. Socialize as diversas formas de registros da classe.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Caso não haja nenhum aluno com o conhecimento prévio do uso da multiplicação, é hora de apresentá-la à turma. Caso algum aluno traga essa forma de registro, use o slide como forma de sistematizar a ideia trazida.

Propósito: Que a classe conheça a multiplicação como registro simplificado de adição de parcelas iguais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o uso da multiplicação. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar aprendizado dos alunos em relação à multiplicação por 2.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano