Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Discurso direto e indireto nos contos de humor
Finalidade da aula: Comparar sequências narrativas a fim de sistematizar a construção linguística do discurso direto e indireto e exercitar diferentes formas de manifestação das vozes presentes no texto, reconhecendo-as como recursos importantes na construção do efeito cômico em contos de humor.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de Humor
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP47
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades advindas de um possível não reconhecimento dos aspectos sintáticos da pontuação e do desconhecimento da terminologia discurso direto e indireto.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Código: LPO7_05SQA05
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
AULA 07
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes