15955
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto e indireto nos contos de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre comparar sequências narrativas a fim de sistematizar a construção linguística do discurso direto e indireto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Discurso direto e indireto nos contos de humor

Finalidade da aula: Comparar sequências narrativas a fim de sistematizar a construção linguística do discurso direto e indireto e exercitar diferentes formas de manifestação das vozes presentes no texto, reconhecendo-as como recursos importantes na construção do efeito cômico em contos de humor.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos de Humor

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP47

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

 

Materiais necessários: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

 

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -  é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

 

Dificuldades antecipadas: Dificuldades advindas de um possível não reconhecimento dos aspectos sintáticos da pontuação e do desconhecimento da terminologia discurso direto e indireto.

 

Referências sobre o assunto:

BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.




Código: LPO7_05SQA05

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas