15955
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto e indireto nos contos de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre comparar sequências narrativas a fim de sistematizar a construção linguística do discurso direto e indireto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

Atividades de leitura Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista” presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.

Instrua-os a lerem o conto atentamente.

Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula. Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula: E aí? Você riu de quê? Se desejar, é possível solicitar que os alunos encaminhem as respostas escritas, por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você. Você pode, se preferir, gravar áudios com as respostas esperadas para as questões ou enviar, via WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, aos alunos, o arquivo contendo as respostas esperadas. Análise do gênero conto de humor Peça aos estudantes que identifiquem, no conto “A velha contrabandista”, os elementos da narrativa (tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador).

Se considerar necessário respostas escritas, peça que as enviem por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.

Em seguida, peça aos estudantes que leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.

Após a leitura, peça que respondam às perguntas presentes no desenvolvimento do plano de aula em questão e reproduzidas abaixo: Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto? O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX.

Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual? O desfecho do conto é surpreendente/engraçado? Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado? As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas? Se considerar necessário respostas escritas, peça que as enviem por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.

O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.

No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura. Você pode, se preferir, gravar áudios com as respostas esperadas para as questões ou enviar, via WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, aos alunos, o arquivo contendo as respostas esperadas. Produção de um conto de humor Para a produção escrita, disponibilize aos alunos, via e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor.

Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente. Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita.

Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor. Você pode, se preferir, gravar áudios com instruções e enviá-los via WhatsApp aos alunos.

Se desejar, é possível solicitar que os estudantes encaminhem as produções escritas, por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas

Sugestão Enviada Por: Kátia Chiarada


Código: LPO7_05SQA05

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas