Atividade para impressão - Textos - LP07_06SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliteração
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de estrofe, rima e verso e, inclusive, em perceber a semelhança sonora entre palavras com grafias distintas.
Referências sobre o assunto:
Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Mostre aos alunos o poema “Cultura”, de Arnaldo Antunes, disponível em http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_textos_list.php?page=1&id=212
- Peça para que eles observem as palavras como sapo, papo, gato, cavalo, carrapato, cabrito, cordeiro, cabra, girafa, canso, mais, maso, metade. O que essas palavras têm em comum? Mostre para os alunos a repetição de vogais A; E e O e das consoantes C, M, P, R, S e T que ocorre nos versos em palavras que estão dispostas próximas ao longo do texto, como, por exemplo: sapo e papo; cabrito e cobra; novo e ovo; corpo e porco.
- Reforce que estas são figuras de linguagem denominadas assonância e aliteração. Os sons repetidos podem ser idênticos ou apenas parecidos, mas funcionam, acusticamente, para marcar o ritmo e uma sequência de termos; ou mesmo para intensificar o sentido que está sendo transmitido. Ou seja, ao perceber as palavras que se aproximam do ponto de vista sonoro, não basta lê-las, é preciso também prestar atenção ao som que elas têm. Neste sentido, reforce que o mesmo som pode ser representado com caracteres diferentes, e que é esta representação sonora, e não gráfica, que deve ser levada em conta no momento de trabalhar figuras sonoras.
- Caso julgue pertinente, mostre para os alunos o vídeo do poema.
Materiais complementares:
O poema de Arnaldo Antunes está disponível online.
ANTUNES, Arnaldo. Cultura.O Globo.2009. Disponível em: <http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_textos_list.php?page=1&id=212>. Acesso em: 16 set. 2018.
O vídeo do poema de Arnaldo Antunes está disponível online.
Cultura - Arnaldo Antunes (Nome). 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Aguu_QzCQy8>. Acesso em: 16 set. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça para que os alunos se organizem em círculos e distribua o poema "O Doce do mar", de Arnaldo Antunes, para metade da sala; e o poema "O Mar", do mesmo autor, para a outra metade da sala.
- Comece lendo o poema "Doce Mar" e, em seguida, "O Mar". Peça para que cada aluno leia uma estrofe dos poemas.
- Faça, em seguida, com que os alunos ouçam os textos musicados e declamados pelo autor, incentivando-os a perceber quais são os sons que se repetem em cada um dos textos
- Discuta com os alunos, oralmente, sobre qual repetição sonora predomina em cada um dos poemas.
- Mostre aos alunos, durante a leitura, que no poema "O Doce do mar" há a predominância dos sons do A, D, M e S. Já no poema "O Mar" há a repetição dos sons do A, O, X e M. Mostre como o som do [s] se repete em consoantes distintas, como o S, CH, S e SS.
- Pergunte aos alunos a que esta repetição sonora os remete. O objetivo desta atividade é fazer com que eles percebam como a repetição, principalmente das consoantes, remete ao barulho, ao movimento do mar.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 15 minutos.
Materiais complementares:
O Doce do mar, de Arnaldo Antunes: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=14 Acesso em: 22 set.2018.
O mar, de Arnaldo Antunes
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos que agora será a vez deles construírem poemas.
- Divida os alunos em trios e distribua uma folha em branco. Proponha aos alunos que criem um novo poema a partir das estrofes dos dois poemas de Arnaldo Antunes, aproximando-as por sonoridade, ou seja, escolhendo a sequência das estrofes a partir dos sons que se repetem, ou mesmo a partir das rimas. Para auxiliá-los, mostre o exemplo do slide. Eles podem, inclusive, dar um novo título ao poema. Não é necessário utilizar todas as estrofes dos poemas. Não há uma resposta correta para esta atividade. A ideia é que os alunos brinquem com os sons das palavras.
- Traga algumas palavras soltas e distribua entre os grupos. Se julgar pertinente, leve uma lista de palavras para que eles possam se basear. Mostre que, caso eles desejem ou seja necessário, podem substituir algumas palavras do poema por aquela que está exposta no slide ou por outra que desejarem.
- Circule entre os grupos e os auxilie a construir os poemas.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 20 minutos.
Materiais complementares: As sugestões de palavras para a atividade, para impressão, estão disponíveis aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para que alguns grupos leiam seus poemas. Se julgar necessário, exponha alguns poemas dos alunos na sala. Uma outra atividade interessante que pode ser realizada é, a partir das produções dos alunos, criar um único poema da sala, juntando, coletivamente, algumas partes de cada um dos poemas elaborados pelos grupos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e interação. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.
App Inshot, para gravação e edição de vídeos (tutorial disponível aqui).
Veja como criar uma vídeoaula no tutorial disponível aqui, e como publicar vídeos e imagens, no tutorial disponível aqui.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero Poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para gerar os efeitos de sentido pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos sobretudo o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: A musicalidade nos poemas de forma fixa - Assonância e aliteração
Tendo em vista o ER, que solicita orientações e tempos mais breves nas diferentes etapas da aula, sugerimos que utilize uma ferramenta síncrona para essa aula (veja indicações no início desta adaptação, em “recursos necessários”). Escolha aquela que melhor atende a sua turma.
Se você está seguindo a sequência de planos do gênero Poema, retome os conceitos de aliteração e assonância, solicitando aos estudantes que deem a explicação, e vá retomando com eles o essencial sobre essas figuras de linguagem. Caso esteja iniciando por esta aula, apresente esses conceitos a eles.
Inicie esta adaptação apresentando o vídeo e a letra do poema “Cultura”, de Arnaldo Antunes (siga as orientações ao professor no slide 1 da introdução do plano original). Ressalte não apenas a repetição de sons, mas como ela colabora para a produção de sentidos no poema. Indique as imagens que vão sendo formadas pelo sons. Compartilhe as ideias de todos e pergunte quem gostaria de ler o poema dando ênfase às repetições de sons para marcar ainda mais a produção de sentidos.
Desenvolvimento: O mar e Doce do mar, de Arnaldo Antunes
Dando continuidade ao estudo e análise das assonâncias e aliterações, apresente aos estudantes os poemas/canções O mar e Doce do mar, de Arnaldo Antunes, disponíveis aqui (letra do poema O mar); aqui (declamação do poema O mar); aqui (Doce do mar, canção e letra).
Indicamos que, antes de iniciar esta etapa, você já tenha enviado as letras dos dois poemas para que eles possam segui-las ouvindo.
Oriente que anotem o que perceberem de exemplos de assonância e aliteração nesses poemas e analisem no que contribuem para a produção de sentidos.
Siga as orientações do plano original e solicite a participação dos estudantes durante todo esse processo de análise. Informe que eles vão usar todos os aprendizados ainda nesta etapa da aula.
Em seguida, comunique que as próximas atividades serão realizadas em duplas ou trios, e escolha a forma de montá-las mais adequada à sua turma (caso queira sorteá-las, indicamos o Flippity).
Proponha, então, que criem pequenos poemas, atentos à sonoridade das palavras, fazendo aliteração e assonância para produzir sentidos. Envie a eles uma lista de palavras previamente selecionadas por você, ou utilize a lista que está em materiais complementares, nas orientações ao professor do slide 2 do desenvolvimento do plano original. Estabeleça um tempo para essa produção.
informe que você organizará uma mostra virtual dos poemas para compartilharem com os familiares. Dê um nome a essa mostra: Brincar com palavras, Nossos poetas etc., de forma a motivá-los para a produção e dar às famílias visibilidade dos trabalhos realizados pelas crianças no ER.
Fechamento: Leitura … Letras… Literatura...
Solicite que os estudantes compartilhem os poemas finalizados no Padlet, por escrito e oralmente. Estabeleça um prazo para que todos publiquem seus poemas e deixe suas devolutivas também nessa ferramenta, por escrito ou áudio. Lembre-se de salientar pelo menos uma potencialidade em cada poema, para estimular a produção escrita de poemas da turma. A expectativa é que tenham gosto em brincar com as palavras e façam descobertas sonoras/semânticas.
Na data combinada, compartilhe com os familiares a mostra virtual. Você pode gravar e editar um vídeo (indicamos a ferramenta Inshot) apresentando os poemas da turma, ou usar o próprio Padlet para isso.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero Poema. Solicite aos familiares que acompanhem as etapas dessa aula e comunique que os poemas produzidos nela farão parte de uma mostra virtual, para a qual todos serão convidados.
Informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros das duplas ou trios, em alguns momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Os estudantes que não terminarem a produção do poema durante a aula receberão um prazo para entrega em alguns dias. Reforce a importância do apoio da família para que os estudantes cumpram a tarefa e participem da Mostra.
Comunique ainda se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero Poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliteração
Finalidade da aula: Comparar poemas de forma fixa a fim de sistematizar a repetição harmônica de sons vocálicos (assonância) e consonantais (aliteração) enquanto figuras de linguagem sonoras que, ao conferirem musicalidade aos textos, contribuem para a construção de sentidos, de imagens e para a intensificação sensorial dos poemas.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema de forma fixa e livre
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de estrofe, rima e verso e, inclusive, em perceber a semelhança sonora entre palavras com grafias distintas.
Referências sobre o assunto:
Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.