15950
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Explorando a musicalidade dos poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre explorar a musicalidade dos poemas como um efeito construído por meio da repetição harmônica de sons vocálicos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula:Explorando a musicalidade dos poemas

Finalidade da aula: Explorar a musicalidade dos poemas como um efeito construído por meio da repetição harmônica de sons vocálicos e consonantais - assonância e aliteração, que configuram figuras de linguagem sonoras.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Poema de forma fixa e livre

Objetos do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

 

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em perceber a repetição harmônica de sons vocálicos e consonantais no texto, bem como perceber que a repetição de sons produzem um efeito e constroem imagens nos poemas.

 

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TAVARES, B. Contando Histórias em versos: Poesia e Romanceiro Popular no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005. p.15-57.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 83-98.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade da BNCC: EF69LP54  


Código: LPO7_06SQA04

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas