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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Explorando a musicalidade dos poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre explorar a musicalidade dos poemas como um efeito construído por meio da repetição harmônica de sons vocálicos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e interação. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.

Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Observações gerais
O estudo do gênero Poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para gerar os efeitos de sentido pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos sobretudo o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.

Introdução: Trava-Línguas
Sugerimos que você inicie esta adaptação com a atividade de trava-línguas da introdução do plano original, uma atividade preparatória para esta aula.
Portanto, envie um áudio ou vídeo aos estudantes, alguns dias antes da data da aula, com orientações para que se lembrem dos trava-línguas, ou apresente alguns exemplos. Solicite que visitem o link indicado no plano original e escolham um deles para decorar, treinar e apresentar à turma na aula seguinte.
Informe que o objetivo dessa atividade é despertar a atenção deles para a sonoridade da língua, aspecto essencial para o estudo de poemas.
Siga as orientações ao professor, no slide 1 da introdução, no plano original.

DesenvolvimentoA onda, de Manuel Bandeira
Tendo em vista o ER, que solicita orientações e tempos mais breves nas diferentes etapas da aula, suprimimos algumas atividades do plano original. Além disso, sugerimos que, se possível, utilize uma ferramenta síncrona para esta etapa da aula (veja indicações no início desta adaptação, em “recursos necessários”). Escolha aquela que melhor atende a sua turma.
O desenvolvimento deve se iniciar com a apresentação dos trava-línguas pelos estudantes, na ferramenta escolhida. Nesse momento, explore os aspectos de repetição de sons - um mesmo som que tem diferentes grafias e uma mesma grafa que tem diferentes sons - para que os estudantes utilizem esses conhecimentos nas próximas atividades. Faça um sorteio para a apresentação (indicamos o Flippity) e solicite a quem não se apresentou que grave ou envie a declamação para você compartilhar com a turma.
Em seguida, apresente vídeos que mostrem o movimento e o som de ondas do mar quebrando na praia. Procure diferentes ondas, diferentes sons. Você pode questionar, nesse momento, quem já foi à praia e quem não, por exemplo. Solicite que em alguns momentos eles fechem os olhos e estejam atentos apenas ao som, e, em seguida, leia o poema A onda, de Manuel Bandeira (disponível aqui), dando ênfase à sonoridade e ao ritmo que recuperam o que eles ouviram. Pergunte se algum estudante também gostaria de ler o poema, atento ao ritmo e a sonoridade.
Siga as orientações ao professor que estão no slide 2 do desenvolvimento do plano original (suprimimos a atividade do slide 1), chamando a atenção deles para a sonoridade e o movimento que o som traz para o poema. Mostre também uma representação gráfica diferente do poema – como poesia concreta (disponível aqui) – e o poema na diagramação de uma publicação antiga da obra de Manuel Bandeira (disponível aqui). Solicite que observem a forma do poema na página do livro, na vertical, à esquerda, que traça o movimento irregular da onda quando chega à praia.
Em seguida, comunique aos estudantes que as próximas atividades serão realizadas em duplas ou trios, e escolha a forma de montá-las mais adequada à sua turma (caso queira sorteá-las, indicamos o Flippity).
A atividade que vão fazer nesse momento está descrita no slide 4 do desenvolvimento do plano original. Os poemas a analisar estão em materiais complementares. Lembre-se de ampliar o tempo para sua realização, tendo em vista o ER. Estabeleça um horário para que todos se reúnam e mantenha-se em contato com as duplas para tirar dúvidas. Informe que eles apresentarão suas análises dos poemas.

Fechamento: Assonância e Aliteração
Nesta etapa, retome o que foi solicitado na atividade e convoque as duplas/trios para apresentarem o que analisaram. À medida que forem apresentando, devem postá-las no Padlet, nos espaços previamente preparados por você. Chame quantas duplas/trios achar necessários para uma troca; não é preciso que todos se apresentem (dependendo do número de estudantes da turma pode ficar cansativo). Depois, você poderá avaliar todas as respostas e deixar devolutivas no próprio Padlet. Durante as apresentações, vá tecendo comentários de acordo com as orientações do plano original.
Na conclusão desta etapa, apresente o slide do fechamento no plano original e as figuras de linguagem de assonância e aliteração. Solicite que anotem a definição desses dois conceitos, para usá-los em outras análises, em outras aulas.
Sugerimos que utilize o que está proposto no desenvolvimento do plano original LPO7_06SQA06 como uma atividade para casa, em que poderão aplicar o que fizeram nesta aula. Adapte as orientações que estão ali para uma atividade, utilize os poemas que estão em material complementar e marque uma data para fazer uma devolutiva síncrona, coletiva, ou use o Padlet para publicar suas devolutivas. É importante também que compartilhe com eles o gabarito para que possam fazer a correção.

Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero Poema. Convide os familiares a acompanhar as etapas desta aula, informando que os alunos devem escolher e ensaiar a fala de um trava-línguas para apresentação na aula. Se algum familiar conhecer um trava-línguas, solicite que compartilhe com a criança seus conhecimentos, informações ou vivências. É interessante também, se possível, gravar o trava-línguas, para que ele mesmo se ouça e vá aperfeiçoando a fala dos sons repetidos.
Conte como essa troca e momentos de estudo compartilhados com a família é motivadora para os estudantes, e incentive-os a compartilhar com a turma e o professor o que aprenderam em família, nos momentos de aula síncrona (em que estão todos juntos, conectados). Além disso, informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros das duplas ou trios, em alguns momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero Poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_06SQA04

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


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