Atividade para impressão - Exercício de reescrita - LP06_10ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Estudando funções e flexões do adjetivo no conto A Moça Tecelã
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do adjetivo
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
- Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
- Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
- Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
Esta segunda aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da exercitação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. A aula seguinte propicia aplicar estas regularidades em atividades discursivas mais complexas.
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação, por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC – LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p.137. Dez. 2017).
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª Ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas. - Cópias do texto A Moça Tecelã.
- Marcadores de texto coloridos.
- Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em "materiais para impressão").
- Folha de exercícios de reescrita (disponível em "materiais para impressão").
Dificuldades antecipadas: Identificar e distinguir os adjetivos no contexto e estabelecer as relações com os respectivos substantivos.
Referências sobre o assunto:
BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, nº 9, Jan.–Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 3ª. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura e interpretação do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. Na sequência, irão identificar os adjetivos no texto e, por meio de exercícios, compreender as funções e flexões dos adjetivos no conto.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Distribua aos alunos as cópias do conto A moça tecelã, de Marina Colasanti;
- Faça com eles a leitura oral compartilhada do texto;
- Promova uma rápida interpretação oral do conto, evidenciando alguns elementos narrativos como personagens, espaços, objetos etc. Instigue-os a atribuir características a esses elementos por meio de questões orais como:
- Quem são as personagens principais do conto?
- Quais as características dessas personagens?
- Onde ocorreram os principais acontecimentos?
- Como eram esses locais?
- O que a moça fez quando começou a se sentir sozinha?
- Como o marido dela passou a se comportar depois de casado?
- O que ela fez ao se sentir frustrada e triste?
- Caso ache necessário e adequado ao tempo estipulado para esta aula, leia para os alunos o perfil biográfico que se encontra disponível em http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/marina-colasanti-por-elizabeth-serra/ - publicado em 16 de maio de 2017.
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas; - Cópias do texto A moça tecelã
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Distribua aos alunos as cópias do conto A moça tecelã, de Marina Colasanti;
- Faça com eles a leitura oral compartilhada do texto;
- Promova uma rápida interpretação oral do conto, evidenciando alguns elementos narrativos como personagens, espaços, objetos etc. Instigue-os a atribuir características a esses elementos por meio de questões orais como:
- Quem são as personagens principais do conto?
- Quais as características dessas personagens?
- Onde ocorreram os principais acontecimentos?
- Como eram esses locais?
- O que a moça fez quando começou a se sentir sozinha?
- Como o marido dela passou a se comportar depois de casado?
- O que ela fez ao se sentir frustrada e triste?
- Caso ache necessário e adequado ao tempo estipulado para esta aula, leia para os alunos o perfil biográfico que se encontra disponível em “materiais para impressão” ou no site: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/marina-colasanti-por-elizabeth-serra/ - publicado em 16 de maio de 2017.
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas; - Cópias do texto A moça tecelã (disponível em “materiais para impressão”).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
- Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
- Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
- Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
- Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
- Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
- Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
- Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
- A torre era alta.
- A torre era altíssima.
- A torre era a mais alta de todas.
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas. - Cópias do texto A moça tecelã.
- Marcadores de texto coloridos.
- Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
- Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
- Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
- Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
- Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
- Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
- Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
- Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
- Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
- A torre era alta.
- A torre era a mais alta de todas.
- A torre era altíssima.
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas. - Cópias do texto A moça tecelã.
- Marcadores de texto coloridos.
- Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
- Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
- Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
- Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
- Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
- Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
- Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
- Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
- Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
- A torre era alta.
- A torre era altíssima.
- A torre era a mais alta de todas.
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas. - Cópias do texto A moça tecelã.
- Marcadores de texto coloridos.
- Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
- Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
- Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
- Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
- Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
- Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
- Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
- Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
- Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
- A torre era alta.
- A torre era altíssima
- A torre era a mais alta de todas..
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas. - Cópias do texto A moça tecelã.
- Marcadores de texto coloridos.
- Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
- Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Conclua a aula retomando as funções e flexões dos adjetivos, a partir dos registros feitos no quadro (ou na tabela), por meio de perguntas como:
- Como se chamam essas palavras que você destacou no texto?
- Qual é a principal função delas nos textos orais e escritos?
- De que maneira elas se relacionam com os substantivos?
- Qual a importância dessas palavras no conto A moça tecelã?
- Cite outros exemplos de como as utilizamos no nosso cotidiano.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Google Forms (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que, nesta aula, vocês estudarão os efeitos de sentido dos usos de palavras que são fundamentais em narrativas poéticas e cheias de detalhes, daquelas que lemos e conseguimos imaginar o cenário, os personagens e até sentir o cheiro das coisas. Leia, então, seguindo as Orientações da Introdução do Plano quanto à entonação, o conto A moça tecelã. Se preferir, peça a seus alunos que acompanhem a leitura da contadora de histórias Fafá, disponível aqui. Nas duas possibilidades, é fundamental que os alunos acompanhem a leitura oralizada com o conto escrito em mãos, que já deve ter sido enviado. Enfatize que eles devem ouvir o conto com os olhos fechados e buscando imaginar todos os detalhes do que está sendo contado. Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar as atividades com orientações por escrito.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos as perguntas sobre como imaginaram a moça, os bordados, a casa, o jardim etc., que estão no slide de Introdução do Plano. Insira a última tarefa: marcar ou destacar quais palavras do texto lhes ajudaram a responder a cada questão. Diga que devem responder individualmente e enviar a resposta por e-mail. Se possível, combine a criação de um Google Doc para que compartilhem suas produções em uma pasta do Google Drive, criada especialmente para essa atividade. Caso não seja possível, combine a entrega da forma que for possível para vocês e marque uma data para a finalização. Acompanhe o trabalho dos alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês, para auxiliar no que precisarem. Após as entregas, leia as respostas e faça um comentário por escrito para dar um feedback a cada aluno, se possível, no próprio documento criado por eles. Faça um compilado das respostas e compartilhe com todos. Você também pode pedir que os alunos visitem as respostas uns dos outros para aprender com os colegas.
Fechamento
Envie, por escrito, as perguntas 2 e 3 do slide do Fechamento, solicitando que eles as respondam no mesmo Google Doc criado anteriormente, se possível, valendo-se do que aprenderam com esse exercício. Faça um apanhado dessas respostas para alinhavar um parágrafo de conclusão por escrito, a ser enviado aos alunos, procurando evidenciar algumas relações sintáticas entre os adjetivos e os seus respectivos substantivos e artigos. Chame a atenção para o fato de os adjetivos modificarem os substantivos. Se houver possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, aproveitando para interagir mais com seus alunos. Nesse caso, siga o roteiro do slide de Fechamento do plano, apresentando as nomenclaturas das classes gramaticais que estão sendo trabalhadas.
Convite às famílias
Marina Colassanti é uma escritora com obras apaixonantes, recheadas de poesia e mistério. Mulher vivaz e muito produtiva, ela tem feito lives durante a quarentena, que divulga através de suas redes sociais e de sua página oficial, disponível aqui. O conto deste Plano vale a pena ser lido em família, pois agrada a qualquer idade, dando margem a inúmeras sensações e interpretações devido à sua carga poética. Estimule que a sua comunidade escolar conheça uma escritora mulher, que abriu caminhos pela literatura nacional e hoje se consolida como uma das mais importantes vozes literárias brasileiras. Sugira que as famílias a acompanhem nas redes sociais. Encoraje as famílias que toparem a proposta da leitura compartilhada do conto a enviar relatos desse momento para o grupo de WhatsApp da turma, com fotos ou vídeos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudio Santana Bispo
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Estudando funções e flexões do adjetivo no conto A Moça Tecelã
Finalidade da aula:
- Identificar os adjetivos no texto escrito, evidenciando sua função e as flexões de gênero e número, a partir do registro das regularidades linguísticas observadas.
- Compreender e exercitar alguns mecanismos de flexões dos adjetivos.
Ano:6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF06LP04
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
- Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
- Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
- Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
Esta segunda aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da exercitação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. A aula seguinte propicia aplicar estas regularidades em atividades discursivas mais complexas.
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação, por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC – LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p.137. Dez. 2017).
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª Ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas. - Cópias do texto A Moça Tecelã.
- Marcadores de texto coloridos.
- Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em "materiais para impressão").
- Folha de exercícios de reescrita (disponível em "materiais para impressão").
Dificuldades antecipadas: Identificar e distinguir os adjetivos no contexto e estabelecer as relações com os respectivos substantivos.
Referências sobre o assunto:
BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, nº 9, Jan.–Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 3ª. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.