15949
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estudando funções e flexões do adjetivo no conto A Moça Tecelã

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Estudando funções e flexões do adjetivo no conto A Moça Tecelã

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
  • Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
  • Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Esta segunda aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da exercitação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. A aula seguinte propicia aplicar estas regularidades em atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação, por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC – LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p.137. Dez. 2017).

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª Ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A Moça Tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em "materiais para impressão").
  • Folha de exercícios de reescrita (disponível em "materiais para impressão").

Dificuldades antecipadas: Identificar e distinguir os adjetivos no contexto e estabelecer as relações com os respectivos substantivos.

Referências sobre o assunto:

BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, nº 9, Jan.–Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 3ª. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura e interpretação do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. Na sequência, irão identificar os adjetivos no texto e, por meio de exercícios, compreender as funções e flexões dos adjetivos no conto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Distribua aos alunos as cópias do conto A moça tecelã, de Marina Colasanti;
  • Faça com eles a leitura oral compartilhada do texto;
  • Promova uma rápida interpretação oral do conto, evidenciando alguns elementos narrativos como personagens, espaços, objetos etc. Instigue-os a atribuir características a esses elementos por meio de questões orais como:
  • Quem são as personagens principais do conto?
  • Quais as características dessas personagens?
  • Onde ocorreram os principais acontecimentos?
  • Como eram esses locais?
  • O que a moça fez quando começou a se sentir sozinha?
  • Como o marido dela passou a se comportar depois de casado?
  • O que ela fez ao se sentir frustrada e triste?
  • Caso ache necessário e adequado ao tempo estipulado para esta aula, leia para os alunos o perfil biográfico que se encontra disponível em http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/marina-colasanti-por-elizabeth-serra/ - publicado em 16 de maio de 2017.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas;
  • Cópias do texto A moça tecelã

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Distribua aos alunos as cópias do conto A moça tecelã, de Marina Colasanti;
  • Faça com eles a leitura oral compartilhada do texto;
  • Promova uma rápida interpretação oral do conto, evidenciando alguns elementos narrativos como personagens, espaços, objetos etc. Instigue-os a atribuir características a esses elementos por meio de questões orais como:
  • Quem são as personagens principais do conto?
  • Quais as características dessas personagens?
  • Onde ocorreram os principais acontecimentos?
  • Como eram esses locais?
  • O que a moça fez quando começou a se sentir sozinha?
  • Como o marido dela passou a se comportar depois de casado?
  • O que ela fez ao se sentir frustrada e triste?
  • Caso ache necessário e adequado ao tempo estipulado para esta aula, leia para os alunos o perfil biográfico que se encontra disponível em “materiais para impressão” ou no site: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/marina-colasanti-por-elizabeth-serra/ - publicado em 16 de maio de 2017.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas;
  • Cópias do texto A moça tecelã (disponível em “materiais para impressão”).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
  • Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
  • Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
  • Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
  • Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
  • Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
  • Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
  • Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
  • A torre era alta.
  • A torre era altíssima.
  • A torre era a mais alta de todas.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A moça tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
  • Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
  • Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
  • Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
  • Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
  • Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
  • Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
  • Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
  • Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
  • A torre era alta.
  • A torre era a mais alta de todas.
  • A torre era altíssima.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A moça tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
  • Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
  • Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
  • Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
  • Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
  • Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
  • Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
  • Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
  • Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
  • A torre era alta.
  • A torre era altíssima.
  • A torre era a mais alta de todas.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A moça tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
  • Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
  • Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
  • Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
  • Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
  • Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
  • Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
  • Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
  • Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
  • A torre era alta.
  • A torre era altíssima
  • A torre era a mais alta de todas..

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A moça tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
  • Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula retomando as funções e flexões dos adjetivos, a partir dos registros feitos no quadro (ou na tabela), por meio de perguntas como:
  • Como se chamam essas palavras que você destacou no texto?
  • Qual é a principal função delas nos textos orais e escritos?
  • De que maneira elas se relacionam com os substantivos?
  • Qual a importância dessas palavras no conto A moça tecelã?
  • Cite outros exemplos de como as utilizamos no nosso cotidiano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
  • Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
  • Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Esta segunda aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da exercitação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. A aula seguinte propicia aplicar estas regularidades em atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação, por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC – LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p.137. Dez. 2017).

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª Ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A Moça Tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em "materiais para impressão").
  • Folha de exercícios de reescrita (disponível em "materiais para impressão").

Dificuldades antecipadas: Identificar e distinguir os adjetivos no contexto e estabelecer as relações com os respectivos substantivos.

Referências sobre o assunto:

BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, nº 9, Jan.–Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 3ª. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura e interpretação do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. Na sequência, irão identificar os adjetivos no texto e, por meio de exercícios, compreender as funções e flexões dos adjetivos no conto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Distribua aos alunos as cópias do conto A moça tecelã, de Marina Colasanti;
  • Faça com eles a leitura oral compartilhada do texto;
  • Promova uma rápida interpretação oral do conto, evidenciando alguns elementos narrativos como personagens, espaços, objetos etc. Instigue-os a atribuir características a esses elementos por meio de questões orais como:
  • Quem são as personagens principais do conto?
  • Quais as características dessas personagens?
  • Onde ocorreram os principais acontecimentos?
  • Como eram esses locais?
  • O que a moça fez quando começou a se sentir sozinha?
  • Como o marido dela passou a se comportar depois de casado?
  • O que ela fez ao se sentir frustrada e triste?
  • Caso ache necessário e adequado ao tempo estipulado para esta aula, leia para os alunos o perfil biográfico que se encontra disponível em http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/marina-colasanti-por-elizabeth-serra/ - publicado em 16 de maio de 2017.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas;
  • Cópias do texto A moça tecelã
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Distribua aos alunos as cópias do conto A moça tecelã, de Marina Colasanti;
  • Faça com eles a leitura oral compartilhada do texto;
  • Promova uma rápida interpretação oral do conto, evidenciando alguns elementos narrativos como personagens, espaços, objetos etc. Instigue-os a atribuir características a esses elementos por meio de questões orais como:
  • Quem são as personagens principais do conto?
  • Quais as características dessas personagens?
  • Onde ocorreram os principais acontecimentos?
  • Como eram esses locais?
  • O que a moça fez quando começou a se sentir sozinha?
  • Como o marido dela passou a se comportar depois de casado?
  • O que ela fez ao se sentir frustrada e triste?
  • Caso ache necessário e adequado ao tempo estipulado para esta aula, leia para os alunos o perfil biográfico que se encontra disponível em “materiais para impressão” ou no site: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/marina-colasanti-por-elizabeth-serra/ - publicado em 16 de maio de 2017.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas;
  • Cópias do texto A moça tecelã (disponível em “materiais para impressão”).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
  • Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
  • Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
  • Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
  • Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
  • Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
  • Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
  • Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
  • A torre era alta.
  • A torre era altíssima.
  • A torre era a mais alta de todas.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A moça tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
  • Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
  • Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
  • Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
  • Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
  • Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
  • Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
  • Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
  • Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
  • A torre era alta.
  • A torre era a mais alta de todas.
  • A torre era altíssima.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A moça tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
  • Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
  • Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
  • Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
  • Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
  • Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
  • Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
  • Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
  • Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
  • A torre era alta.
  • A torre era altíssima.
  • A torre era a mais alta de todas.

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A moça tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
  • Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida o texto em 2 partes (conforme sugerido nos slides) a fim de facilitar as atividades propostas para as diferentes etapas da aula.
  • Obs.: Para esta aula, utilizaremos apenas as partes 1 e 2 do texto (conforme apresentadas nos slides); a versão completa do conto encontra-se em “materiais para impressão”.
  • Peça aos alunos que, em duplas, identifiquem e destaquem (utilizando marca-texto colorido) os adjetivos empregados na primeira parte do texto. Em um segundo momento, oriente-os a dar destaque também aos substantivos, determinando as respectivas cores a serem utilizadas, por exemplo: substantivos: rosa; adjetivos, verde.
  • Obs.: A disposição em duplas, nesta etapa da aula, visa otimizar o trabalho colaborativo por meio da interação e troca de informações entre os alunos, a fim de facilitar a localização e o destaque dos adjetivos no texto.
  • Registre no quadro (ou use uma tabela, se achar necessário) os adjetivos destacados na etapa anterior, de modo a evidenciar as relações entre eles e os seus respectivos substantivos (flexões de número e gênero), por exemplo: “Linha clara, para começar o dia.”, ou: “Depois, lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora…”.
  • Complemente a atividade pedindo aos alunos que preencham a tabela com outros adjetivos diferentes daqueles empregados no texto. Por exemplo: “E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila" (despreocupada, calma, relaxada, feliz, descansada etc.).
  • Aproveite o exercício para chamar a atenção dos alunos às flexões de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino) dos adjetivos em relação aos substantivos modificados por eles.
  • Também é importante levar os alunos a perceberem os diferentes efeitos de sentido causados pelo emprego dos graus do adjetivo, quando usados para atribuir igualdade, superioridade ou inferioridade (grau comparativo), ou ainda para destacar o grau mais alto de uma qualidade atribuída a um determinado ser (grau superlativo). Trabalhe, por meio de exercícios de reescrita, algumas aplicações dos graus do adjetivo (superlativo relativo e absoluto, por exemplo), de modo que possam perceber essa gradação que vai do nível mais baixo ao mais alto:
  • A torre era alta.
  • A torre era altíssima
  • A torre era a mais alta de todas..

Materiais necessários:

  • Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1ª ed., 9ª reimpressão. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
  • Cópias do texto A moça tecelã.
  • Marcadores de texto coloridos.
  • Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em “materiais para impressão”).
  • Exercício de reescrita (disponível em “materiais para impressão”).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula retomando as funções e flexões dos adjetivos, a partir dos registros feitos no quadro (ou na tabela), por meio de perguntas como:
  • Como se chamam essas palavras que você destacou no texto?
  • Qual é a principal função delas nos textos orais e escritos?
  • De que maneira elas se relacionam com os substantivos?
  • Qual a importância dessas palavras no conto A moça tecelã?
  • Cite outros exemplos de como as utilizamos no nosso cotidiano.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano