15948
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando adjetivos no conto A Moça Tecelã

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A moça tecelã.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Google Forms (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que, nesta aula, vocês estudarão os efeitos de sentido dos usos de palavras que são fundamentais em narrativas poéticas e cheias de detalhes, daquelas que lemos e conseguimos imaginar o cenário, os personagens e até sentir o cheiro das coisas. Leia, então, seguindo as Orientações da Introdução do Plano quanto à entonação, o conto A moça tecelã. Se preferir, peça a seus alunos que acompanhem a leitura da contadora de histórias Fafá, disponível aqui. Nas duas possibilidades, é fundamental que os alunos acompanhem a leitura oralizada com o conto escrito em mãos, que já deve ter sido enviado. Enfatize que eles devem ouvir o conto com os olhos fechados e buscando imaginar todos os detalhes do que está sendo contado. Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar as atividades com orientações por escrito.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos as perguntas sobre como imaginaram a moça, os bordados, a casa, o jardim etc., que estão no slide de Introdução do Plano. Insira a última tarefa: marcar ou destacar quais palavras do texto lhes ajudaram a responder a cada questão. Diga que devem responder individualmente e enviar a resposta por e-mail. Se possível, combine a criação de um Google Doc para que compartilhem suas produções em uma pasta do Google Drive, criada especialmente para essa atividade. Caso não seja possível, combine a entrega da forma que for possível para vocês e marque uma data para a finalização. Acompanhe o trabalho dos alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês, para auxiliar no que precisarem. Após as entregas, leia as respostas e faça um comentário por escrito para dar um feedback a cada aluno, se possível, no próprio documento criado por eles. Faça um compilado das respostas e compartilhe com todos. Você também pode pedir que os alunos visitem as respostas uns dos outros para aprender com os colegas.

Fechamento
Envie, por escrito, as perguntas 2 e 3 do slide do Fechamento, solicitando que eles as respondam no mesmo Google Doc criado anteriormente, se possível, valendo-se do que aprenderam com esse exercício. Faça um apanhado dessas respostas para alinhavar um parágrafo de conclusão por escrito, a ser enviado aos alunos, procurando evidenciar algumas relações sintáticas entre os adjetivos e os seus respectivos substantivos e artigos. Chame a atenção para o fato de os adjetivos modificarem os substantivos. Se houver possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, aproveitando para interagir mais com seus alunos. Nesse caso, siga o roteiro do slide de Fechamento do plano, apresentando as nomenclaturas das classes gramaticais que estão sendo trabalhadas.

Convite às famílias
Marina Colassanti é uma escritora com obras apaixonantes, recheadas de poesia e mistério. Mulher vivaz e muito produtiva, ela tem feito lives durante a quarentena, que divulga através de suas redes sociais e de sua página oficial, disponível aqui. O conto deste Plano vale a pena ser lido em família, pois agrada a qualquer idade, dando margem a inúmeras sensações e interpretações devido à sua carga poética. Estimule que a sua comunidade escolar conheça uma escritora mulher, que abriu caminhos pela literatura nacional e hoje se consolida como uma das mais importantes vozes literárias brasileiras. Sugira que as famílias a acompanhem nas redes sociais. Encoraje as famílias que toparem a proposta da leitura compartilhada do conto a enviar relatos desse momento para o grupo de WhatsApp da turma, com fotos ou vídeos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10ATS01

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas