Atividade para impressão - Perfil - LP06_ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando adjetivos no conto A Moça Tecelã
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do adjetivo
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
- Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
- Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
- Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
Esta primeira aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da descoberta de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. As duas aulas seguintes propiciam, respectivamente, exercitar estas regularidades linguísticas e, posteriormente, aplicá-las em atividades discursivas mais complexas.
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1. Ed., 9ª reimpressão. “Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas”; - Cópias do texto “A moça tecelã”.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos encontrem dificuldades em identificar os adjetivos e distingui-los dos substantivos durante a atividade de escuta do texto.
Referências sobre o assunto:
BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. Artigo publicado In.: Revista Entrelaces, V.2, Nº 9 Jan.-Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
COLASANTI, Marina. - A moça tecelã. - 1. Ed., 9ª reimpressão - São Paulo: Global, 2004. “Bordados das Irmãs Dummont, ngela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas”.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura de um conto e que eles devem estar atentos para descobrirem a importância de uma certa classe de palavras para esse gênero de texto.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- O livro sugerido para esta aula traz imagens de bordados, as quais podem ser mostradas aos alunos antes, durante ou após a leitura/escuta do conto. (Obs.: Nos slides, o conto foi dividido em 4 partes, a fim de facilitar a leitura e a interpretação do texto);
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1. Ed. 9ª reimpressão “Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas”. - Peça aos alunos que fechem os olhos e leia para eles a primeira parte do conto (a ideia é tornar mais intensa a experiência de escuta do texto);
- Lembre-se de reservar um cuidado especial à entonação da voz durante a leitura, tendo em vista que o conto “A moça tecelã” é uma narrativa permeada por uma linguagem poética rica em nuances e sutilezas, inclusive em relação ao emprego dos adjetivos antepostos aos substantivos, o que lhes atribui um valor subjetivo fundamental à expressividade do texto, como: em “Delicado traço cor da luz”; “vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava.”;
- Sugira-lhes que imaginem, durante a escuta do texto, as características da personagem (a moça tecelã); as cores das lãs, das linhas (vivas, quentes) e dos fios (cinzentos, dourados); a beleza do jardim, o perfume das flores, o calor do sol, o barulho da chuva, o som do vento etc.;
- Estimule os alunos a descrever, oralmente, a personagem, o jardim, o vilarejo, as sensações táteis, auditivas, olfativas, gustativas etc., por meio de perguntas orais como:
- Como você imagina que seja a moça tecelã?
- Quais as cores usadas pela moça em seus bordados?
- Como você imagina a casa em que ela morava?
- Fale um pouco sobre o jardim, as cores e o cheiro das flores.
- E o vilarejo, como era?
- Qual a aparência e o sabor do peixe que ela teceu?
- Como era o som do vento? E o barulho da chuva?
- Quais as sensações causadas pelo sol, pelo vento e pela chuva?
- Como a moça se sentia de manhã, à tarde e à noite?
- Caso ache necessário e adequado ao tempo estipulado para esta aula, leia para os alunos o perfil biográfico que se encontra disponível em “materiais para impressão” ou no site: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/marina-colasanti-por-elizabeth-serra/ - publicado em 16 de maio de 2017.
Introdução
Orientações:
- O livro sugerido para esta aula traz imagens de bordados, as quais podem ser mostradas aos alunos antes, durante ou após a leitura/escuta do conto. (Obs.: Nos slides, o conto foi dividido em 4 partes, a fim de facilitar a leitura e a interpretação do texto);
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1. Ed. 9ª reimpressão “Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas”. - Peça aos alunos que fechem os olhos e leia para eles a primeira parte do conto (a ideia é tornar mais intensa a experiência de escuta do texto);
- Lembre-se de reservar um cuidado especial à entonação da voz durante a leitura, tendo em vista que o conto “A moça tecelã” é uma narrativa permeada por uma linguagem poética rica em nuances e sutilezas, inclusive em relação ao emprego dos adjetivos antepostos aos substantivos, o que lhes atribui um valor subjetivo fundamental à expressividade do texto, como: em “Delicado traço cor da luz”; “vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava.”;
- Sugira-lhes que imaginem, durante a escuta do texto, as características da personagem (a moça tecelã); as cores das lãs, das linhas (vivas, quentes) e dos fios (cinzentos, dourados); a beleza do jardim, o perfume das flores, o calor do sol, o barulho da chuva, o som do vento etc.;
- Estimule os alunos a descrever, oralmente, a personagem, o jardim, o vilarejo, as sensações táteis, auditivas, olfativas, gustativas etc., por meio de perguntas orais como:
- Como você imagina que seja a moça tecelã?
- Quais as cores usadas pela moça em seus bordados?
- Como você imagina a casa em que ela morava?
- Fale um pouco sobre o jardim, as cores e o cheiro das flores.
- E o vilarejo, como era?
- Qual a aparência e o sabor do peixe que ela teceu?
- Como era o som do vento? E o barulho da chuva?
- Quais as sensações causadas pelo sol, pelo vento e pela chuva?
- Como a moça se sentia de manhã, à tarde e à noite?
- Caso ache necessário e adequado ao tempo estipulado para esta aula, leia para os alunos o perfil biográfico que se encontra disponível em “materiais para impressão” ou no site: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/marina-colasanti-por-elizabeth-serra/ - publicado em 16 de maio de 2017.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia a segunda e a terceira partes do conto para os alunos (se possível, explore as imagens do livro sugerido, com o intuito de enriquecer a experiência de leitura por meio do texto não-verbal);
- Obs.: Lembre-se de reservar um cuidado especial à entonação da voz durante a leitura, tendo em vista que o conto A Moça Tecelã é uma narrativa permeada por uma linguagem poética cheia de nuances e sutilezas, inclusive em relação ao emprego dos adjetivos antepostos aos substantivos, o que lhes atribui um valor subjetivo fundamental à expressividade do texto (“Delicado traço cor da luz”; “vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava.”);
- Registre no quadro os adjetivos empregados pelos alunos para caracterizar alguns dos elementos da narrativa, na introdução da aula. Exs.: sobre a moça: bonita, feia, esforçada, solitária, inteligente etc.; sobre o rapaz: bonito, charmoso, folgado, interesseiro, malvado etc.; sobre a casa: pequena, simples, colorida, grande, feia etc.; sobre o peixe: grande, pequeno, saboroso, delicioso, saudável etc.;
- Procure evidenciar, a partir do registro feito no quadro, algumas relações sintáticas entre esses adjetivos e os seus respectivos substantivos e artigos pois, neste momento, é importante que os alunos comecem a perceber, de maneira intuitiva, que os adjetivos são, essencialmente, os modificadores dos substantivos. Por exemplo:
- A moça era bonita;
- O rapaz era charmoso;
- A casa era linda;
- O palácio ficou maravilhoso etc.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia a segunda e a terceira partes do conto para os alunos (se possível, explore as imagens do livro sugerido, com o intuito de enriquecer a experiência de leitura por meio do texto não-verbal);
- Obs.: Lembre-se de reservar um cuidado especial à entonação da voz durante a leitura, tendo em vista que o conto A Moça Tecelã é uma narrativa permeada por uma linguagem poética cheia de nuances e sutilezas, inclusive em relação ao emprego dos adjetivos antepostos aos substantivos, o que lhes atribui um valor subjetivo fundamental à expressividade do texto (“Delicado traço cor da luz”; “vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava.”);
- Registre no quadro os adjetivos empregados pelos alunos para caracterizar alguns dos elementos da narrativa, na introdução da aula. Exs.: sobre a moça: bonita, feia, esforçada, solitária, inteligente etc.; sobre o rapaz: bonito, charmoso, folgado, interesseiro, malvado etc.; sobre a casa: pequena, simples, colorida, grande, feia etc.; sobre o peixe: grande, pequeno, saboroso, delicioso, saudável etc.;
- Procure evidenciar, a partir do registro feito no quadro, algumas relações sintáticas entre esses adjetivos e os seus respectivos substantivos e artigos pois, neste momento, é importante que os alunos comecem a perceber, de maneira intuitiva, que os adjetivos são, essencialmente, os modificadores dos substantivos. Por exemplo:
- A moça era bonita;
- O rapaz era charmoso;
- A casa era linda;
- O palácio ficou maravilhoso etc.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia a quarta parte do conto para os alunos;
- Leve os) (as) a inferir qual é a função dos adjetivos, estimulando a reflexão linguística por meio das seguintes questões:
- Enquanto vocês ouviam a história de olhos fechados, que palavras os ajudaram a imaginar como eram as personagens e as cenas do conto?
- Qual a função destas palavras no conto?
- Como se chamam as palavras que têm esta função?
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia a quarta parte do conto para os alunos;
- Leve-os a inferir qual é a função dos adjetivos, estimulando a reflexão por meio das seguintes questões:
- Enquanto vocês ouviam a história de olhos fechados, que palavras os ajudaram a imaginar como eram as personagens e as cenas do conto?
- Qual a função destas palavras no conto?
- Como se chamam as palavras que têm esta função?
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Google Forms (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que, nesta aula, vocês estudarão os efeitos de sentido dos usos de palavras que são fundamentais em narrativas poéticas e cheias de detalhes, daquelas que lemos e conseguimos imaginar o cenário, os personagens e até sentir o cheiro das coisas. Leia, então, seguindo as Orientações da Introdução do Plano quanto à entonação, o conto A moça tecelã. Se preferir, peça a seus alunos que acompanhem a leitura da contadora de histórias Fafá, disponível aqui. Nas duas possibilidades, é fundamental que os alunos acompanhem a leitura oralizada com o conto escrito em mãos, que já deve ter sido enviado. Enfatize que eles devem ouvir o conto com os olhos fechados e buscando imaginar todos os detalhes do que está sendo contado. Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar as atividades com orientações por escrito.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos as perguntas sobre como imaginaram a moça, os bordados, a casa, o jardim etc., que estão no slide de Introdução do Plano. Insira a última tarefa: marcar ou destacar quais palavras do texto lhes ajudaram a responder a cada questão. Diga que devem responder individualmente e enviar a resposta por e-mail. Se possível, combine a criação de um Google Doc para que compartilhem suas produções em uma pasta do Google Drive, criada especialmente para essa atividade. Caso não seja possível, combine a entrega da forma que for possível para vocês e marque uma data para a finalização. Acompanhe o trabalho dos alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês, para auxiliar no que precisarem. Após as entregas, leia as respostas e faça um comentário por escrito para dar um feedback a cada aluno, se possível, no próprio documento criado por eles. Faça um compilado das respostas e compartilhe com todos. Você também pode pedir que os alunos visitem as respostas uns dos outros para aprender com os colegas.
Fechamento
Envie, por escrito, as perguntas 2 e 3 do slide do Fechamento, solicitando que eles as respondam no mesmo Google Doc criado anteriormente, se possível, valendo-se do que aprenderam com esse exercício. Faça um apanhado dessas respostas para alinhavar um parágrafo de conclusão por escrito, a ser enviado aos alunos, procurando evidenciar algumas relações sintáticas entre os adjetivos e os seus respectivos substantivos e artigos. Chame a atenção para o fato de os adjetivos modificarem os substantivos. Se houver possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, aproveitando para interagir mais com seus alunos. Nesse caso, siga o roteiro do slide de Fechamento do plano, apresentando as nomenclaturas das classes gramaticais que estão sendo trabalhadas.
Convite às famílias
Marina Colassanti é uma escritora com obras apaixonantes, recheadas de poesia e mistério. Mulher vivaz e muito produtiva, ela tem feito lives durante a quarentena, que divulga através de suas redes sociais e de sua página oficial, disponível aqui. O conto deste Plano vale a pena ser lido em família, pois agrada a qualquer idade, dando margem a inúmeras sensações e interpretações devido à sua carga poética. Estimule que a sua comunidade escolar conheça uma escritora mulher, que abriu caminhos pela literatura nacional e hoje se consolida como uma das mais importantes vozes literárias brasileiras. Sugira que as famílias a acompanhem nas redes sociais. Encoraje as famílias que toparem a proposta da leitura compartilhada do conto a enviar relatos desse momento para o grupo de WhatsApp da turma, com fotos ou vídeos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudio Santana Bispo
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Identificando adjetivos no conto A Moça Tecelã
Finalidade da aula:
- Levantar os conhecimentos prévios das (os) alunas (os) sobre a função e a flexão dos adjetivos;
- Inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A moça tecelã.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
- Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
- Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
- Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
Esta primeira aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da descoberta de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. As duas aulas seguintes propiciam, respectivamente, exercitar estas regularidades linguísticas e, posteriormente, aplicá-las em atividades discursivas mais complexas.
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1. Ed., 9ª reimpressão. “Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas”; - Cópias do texto “A moça tecelã”.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos encontrem dificuldades em identificar os adjetivos e distingui-los dos substantivos durante a atividade de escuta do texto.
Referências sobre o assunto:
BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. Artigo publicado In.: Revista Entrelaces, V.2, Nº 9 Jan.-Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
COLASANTI, Marina. - A moça tecelã. - 1. Ed., 9ª reimpressão - São Paulo: Global, 2004. “Bordados das Irmãs Dummont, ngela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas”.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.