Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejando a elaboração de um texto oral
Finalidade da aula: Planejar a elaboração de uma crônica oral, partindo da retextualização de crônicas escritas.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de gêneros orais / Variação Linguística / Relato oral / Registro formal e informal
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP10, EF35LP11, EF15LP13
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cópias dos textos ‘A última crônica’ e ‘O melhor amigo’, ambos de Fernando Sabino, para todas as duplas e folhas para registro do planejamento de cada dupla.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades dessa prática de linguagem.
Dificuldades antecipadas: Neste momento do estudo, os alunos já tiveram um contato inicial com crônicas orais e as analisaram. Agora, para planejar a sua produção, devem aliar os conhecimentos adquiridos à prática, fazendo uso das características referentes ao gênero e essenciais ao discurso oral. É importante que o professor acompanhe esse processo, a fim de fazer as intervenções necessárias.
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L (org). Avaliação em Língua Portuguesa: Contribuições para a prática pedagógica. 1ed. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2018.
MARINHO, J.H.C.; VAL, M.G.C. Variação linguística e ensino. Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.
Código: LPO5_05SQA11
(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
AULA 04
AULA 12
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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