15946
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto e indireto - Sistematizando o conhecimento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre o uso do discurso direto em crônicas, compreendendo as marcas de oralidade comuns a esse tipo de discurso e a função dos verbos de elocução.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Discurso direto e indireto - Sistematizando o conhecimento

Finalidade da aula: Sistematizar o uso do discurso direto em crônicas, compreendendo as marcas de oralidade comuns a esse tipo de  discurso e a função dos verbos de elocução.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: CrônicaObjeto(s) do conhecimento: Discurso direto e indireto

Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP30

 

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.  

 

Materiais necessários: Cópias da atividade para todos os trios de alunos.

 

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.

 

Dificuldades antecipadas: Na aula anterior, foi solicitado aos alunos que reescrevessem um trecho dialogal na forma de discurso indireto. Nesta, o processo é inverso - passar um trecho de discurso indireto para direto - o que exige habilidade com ambas as formas de discurso, bem como com o emprego da pontuação em diálogos e dos verbos de elocução.

 

Referências sobre o assunto:

Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.


Código: LPO5_05SQA08

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas