Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Texto para leitura, disponível aqui.
- Opcionais:
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma orientação da atividade através de áudio, vídeo ou mensagem de texto e envie aos alunos pelo WhatsApp. Fale para os alunos que eles lerão crônicas e analisarão a forma como a fala dos personagens é apresentada nos textos em discurso direto e indireto. Aproveite para retomar esses conceitos e trazer alguns exemplos para ajudar os alunos com a atividade. Diga que eles conhecerão outra crônica de Luis Fernando Verissimo, intitulada O diamante. Apresente a consigna proposta no slide de Introdução e proponha que reflitam sobre ela.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo lendo o texto em voz alta. Oriente-os a ouvir com atenção a leitura, acompanhando com o texto, caso seja possível. Envie o texto e a atividade aos alunos e oriente que respondam a atividade. Oriente com clareza, explicando cada questão para que os alunos tenham condições de realizar a proposta com autonomia. Dê maior ênfase na questão 4, ajudando os alunos com exemplos de discurso direto. Proponha que tirem fotos dos trechos reescritos na atividade e enviem a você. Crie um painel em PowerPoint com os trechos reescritos por eles e o envie à turma para que conheçam a produção dos colegas.
Fechamento
Proponha aos alunos que compartilhem com os colegas algo que aprenderam na atividade, enviando no grupo de WhatsApp. Outra opção é organizar um mural virtual colaborativo no Padlet, com o título: na aula de hoje aprendi que...
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares a conhecer mais uma crônica de Luis Fernando Verissimo e ler o texto O diamante.
Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos
Código: LPO5_05SQA08
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
AULA 04
AULA 12
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes