15946
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto e indireto - Sistematizando o conhecimento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre o uso do discurso direto em crônicas, compreendendo as marcas de oralidade comuns a esse tipo de discurso e a função dos verbos de elocução.

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Cópias da atividade para todos os trios de alunos.

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.

Dificuldades antecipadas: Na aula anterior, foi solicitado aos alunos que reescrevessem um trecho dialogal na forma de discurso indireto. Nesta, o processo é inverso - passar um trecho de discurso indireto para direto - o que exige habilidade com ambas as formas de discurso, bem como com o emprego da pontuação em diálogos e dos verbos de elocução.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título para os alunos e explique brevemente do que irá tratar a aula: Informe-lhes que nesta aula, mais uma vez, analisaremos as situações discursivas em que se utilizam os discursos direto e indireto. Neste momento, já com maior conhecimento acerca de ambas as formas de discursos, os alunos irão dar voz às personagens, transformando trechos originalmente escritos na forma de discurso indireto em discurso direto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em trios e explique que eles trabalharão assim durante toda a aula. Essa configuração possibilita trocas de informações e conhecimentos entre os alunos, permitindo também o engajamento de todos.
  • Leia o questionamento exposto para os alunos e deixe que respondam voluntariamente, expondo suas opiniões acerca da questão detonadora, que tem relação com o assunto abordado pelo texto que lerão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para o passo 1 e 25 minutos para o passo 2
  • Entregue cópias do texto "O diamante", de Luís Fernando Veríssimo, publicado em O Santinho. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 2017.
  • Passo 1: Entregue uma cópia da atividade para cada trio e solicite a um aluno que leia a consigna exposta. Após a leitura do texto e resolução da questão, os grupos deverão ler para os colegas o parágrafo que produziram, a fim de compartilhar as diversas percepções da história.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passo 2: Peça aos alunos que respondam ao restante da atividade, sempre discutindo e elaborando uma resposta coletiva. Durante a realização, acompanhe a produção dos grupos, para observar suas conclusões e dúvidas e, assim, fazer as mediações necessárias.
  • Na socialização das questões, destine uma atenção maior à quarta questão, que solicita a transcrição de um trecho em discurso indireto para direto. Analise coletivamente as diferentes produções, ressaltando a diferença de sentido gerada pela mudança da forma de discurso e a escolha dos verbos de elocução. Se alguma equipe lançar mão de uma variante mais coloquial, com marcas de oralidade presentes, aproveite para explorar também esse aspecto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Leia a orientação do slide 6 e abra espaço para que os grupos exponham suas descobertas. Se houver necessidade, complemente ou analise coletivamente alguma colocação.
  • Explique que na aula seguinte trabalharemos novamente com a análise dos discursos direto e indireto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Cópias da atividade para todos os trios de alunos.

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.

Dificuldades antecipadas: Na aula anterior, foi solicitado aos alunos que reescrevessem um trecho dialogal na forma de discurso indireto. Nesta, o processo é inverso - passar um trecho de discurso indireto para direto - o que exige habilidade com ambas as formas de discurso, bem como com o emprego da pontuação em diálogos e dos verbos de elocução.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título para os alunos e explique brevemente do que irá tratar a aula: Informe-lhes que nesta aula, mais uma vez, analisaremos as situações discursivas em que se utilizam os discursos direto e indireto. Neste momento, já com maior conhecimento acerca de ambas as formas de discursos, os alunos irão dar voz às personagens, transformando trechos originalmente escritos na forma de discurso indireto em discurso direto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em trios e explique que eles trabalharão assim durante toda a aula. Essa configuração possibilita trocas de informações e conhecimentos entre os alunos, permitindo também o engajamento de todos.
  • Leia o questionamento exposto para os alunos e deixe que respondam voluntariamente, expondo suas opiniões acerca da questão detonadora, que tem relação com o assunto abordado pelo texto que lerão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para o passo 1 e 25 minutos para o passo 2
  • Entregue cópias do texto "O diamante", de Luís Fernando Veríssimo, publicado em O Santinho. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 2017.
  • Passo 1: Entregue uma cópia da atividade para cada trio e solicite a um aluno que leia a consigna exposta. Após a leitura do texto e resolução da questão, os grupos deverão ler para os colegas o parágrafo que produziram, a fim de compartilhar as diversas percepções da história.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passo 2: Peça aos alunos que respondam ao restante da atividade, sempre discutindo e elaborando uma resposta coletiva. Durante a realização, acompanhe a produção dos grupos, para observar suas conclusões e dúvidas e, assim, fazer as mediações necessárias.
  • Na socialização das questões, destine uma atenção maior à quarta questão, que solicita a transcrição de um trecho em discurso indireto para direto. Analise coletivamente as diferentes produções, ressaltando a diferença de sentido gerada pela mudança da forma de discurso e a escolha dos verbos de elocução. Se alguma equipe lançar mão de uma variante mais coloquial, com marcas de oralidade presentes, aproveite para explorar também esse aspecto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Leia a orientação do slide 6 e abra espaço para que os grupos exponham suas descobertas. Se houver necessidade, complemente ou analise coletivamente alguma colocação.
  • Explique que na aula seguinte trabalharemos novamente com a análise dos discursos direto e indireto.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano