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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando o uso dos pronomes “tu” e “você”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Exercitando o uso dos pronomes “tu” e “você”

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

 

Sobre este plano select-down

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a exercitação do uso dos pronomes “tu” e “você” com a concordância verbal e o reconhecimento do uso formal e informal da linguagem, através de trechos musicais e dos HQs.

Materiais necessários: Cópia dos trechos musicais, dos HQs e das perguntas apresentadas neste material. Arquivo para impressão disponível neste plano de aula.

Dificuldades antecipadas: A troca dos pronomes “tu” e “você” com relação à concordância verbal, segundo a norma-padrão.

Atenção, professor: De acordo com Cunha e Cintra (2007), em quase todo o território brasileiro, o tu, pronome pessoal do caso reto usado para representar a 2ª pessoa gramatical, foi substituído pelo você, empregado como forma de intimidade, com o verbo empregado na 3ª pessoa do singular. No entanto, assim como acontece no Português europeu, há regiões em que o tu é o pronome usado em situações informais e, nesses casos, o verbo também é empregado na 3ª pessoa do singular. Trata-se da variação linguística, tema abordado neste plano de aula. É preciso mostrar aos alunos que a língua varia conforme os usos que fazemos dela.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro, São Paulo, Parábola, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

”VOCÊ” vc “TU” - Quando e onde usá-los”, Lí Santos, disponível em http://lisantoss-portuguese.blogspot.com/2016/06/voce-vs-tu-quando-e-onde-usa-los.html. Acesso em 05 de setembro 2018.

Emprego do pronome pessoal do caso reto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto “tu” e o pronome de tratamento “você” e questione sobre exemplos de uso e em quais situações costuma-se usá-los.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes dessa aula.

Introdução select-down

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Professor, organize a sala em duplas e explique que farão a análise de músicas e HQs brasileiros. Essa configuração ajudará na troca de ideias entre os alunos;
  • Retome com os alunos o conceito de do pronome pessoal “tu” e do pronome de tratamento “você” e quando são utilizados (tu se refere à segunda pessoa do discurso, ou seja, com quem falamos. Você é um pronome de tratamento e, usualmente, também se refere à pessoa com quem falamos).
  • Questione os alunos sobre o uso do “tu” e em quais regiões costuma ser utilizado. Solicite exemplos de uso. (O tu é normalmente usado em situações muito formais, obedecendo às regras da Gramática Normativa, com o verbo empregado em segunda pessoa, e, em regiões do Brasil como o Rio Grande do Sul, em situações mais informais, com o verbo empregado em terceira pessoa)
  • Pergunte sobre a concordância verbal utilizada com esse pronome e como ficaria a frase caso utilizássemos o pronome “você”. (Gramaticalmente, não haveria alterações na frase, porque o verbo já está em terceira pessoa e isso indica uma situação informal).
  • Atente-se de que para a realização dessa atividade é necessário o conhecimento do pronome pessoal. Por isso, recomenda-se retomar o conteúdo caso os alunos não se lembrem dessa classe gramatical.
  • Se preferir, forneça aos alunos o material impresso para que possam acompanhar a leitura e realizar os exercícios.
  • Caso considere interessante, você poderá realizar a audição da música pelo link https://www.letras.mus.br/lucas-lucco/i-loveando-tu-part-mc-kekel/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos a tirinha do Genuíno, um dos personagens da turma do Xaxado e solicite que identifiquem à qual região do Brasil a fala do personagem corresponde. Chame a atenção para que observem o chapéu, as roupas, as sandálias e os termos típicos como “vixe” e “disgrama”, que por serem típicos de uma determinada região ( a região Nordeste) colaboraram para o reconhecimento do uso desse pronome em outros estados. Lembre-se de que o foco da aula é o uso do pronome “tu” e a concordância verbal. Essa observação é apenas para que alunos de estados que não utilizem o “tu” reconheçam o uso do pronome em outras regiões. O uso dessas expressões também ajudará o aluno a evidenciar a variação linguística regional (típica da região Nordeste) e social (relativa a pessoas que têm menos acesso à escolaridade) utilizada pelo personagem Genuíno.
  • Peça para que identifiquem o verbo utilizado com o pronome “tu” e expliquem a concordância entre verbo e pronome, apontando o uso correto.
  • Pergunte se os alunos conhecem alguma outra região na qual o “tu” é utilizado e peça para que façam o registro. Caso não conheçam, cite o caso da cidade de Santos, litoral paulista, que usa o “tu”, assim como a Região Sul.
  • Pergunte também aos alunos sobre qual registro de linguagem utilizamos para conversar com uma cartomante, se utilizamos o registro formal ou informal e peça para que justifiquem. Lembre os alunos de que, em uma situação de informalidade , utiliza-se mais comumente o registro informal da língua, seja na modalidade oral ou escrita.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Professor, solicite aos alunos que identifiquem a quem os pronomes “Tu” e “você” se refere.
  • Questione os alunos sobre o uso do pronome “você” no trecho 2 e peça que expliquem se atende à norma padrão ou à oralidade.
  • Assim que perceberem a irregularidade solicite aos alunos a escrita do verso de modo que atenda o que propõe a norma padrão. Atente-se de que poderão ocorrer respostas diferentes e também aceitáveis.

Referências:

ANAVITÓRIA, Nós. Forasteiro Empreendimentos Artisticos Ltda, Universal Music International, 2016. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/anavitoria/nos/#album:anavitria-2016> Acesso em 15 nov. 2018

Desenvolvimento select-down

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Orientações:

  • Apresente aos alunos um trecho do Hino Nacional Brasileiro, informe de que o hino foi escrito em 1909 por Joaquim Osório Duque Estrada. Solicite aos alunos que identifiquem a quem o hino se dirige e a qual pessoa do discurso se refere. Com base nisso, solicite que expliquem se o verbo e o os pronomes estão em acordo ou desacordo com a norma padrão. Retome com a turma em quais regiões utiliza-se o “tu” e se a conjugação com o verbo atende a norma padrão.
  • Leve os alunos a perceberem que se trata do Hino Nacional brasileiro, ou seja, um símbolo de representatividade da pátria e que por isso exige que sua letra faça uso da linguagem formal. Explique aos alunos que a informalidade e os traços de oralidade em música dependem do estilo musical e da época.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua aos alunos esta tabela e solicite que a completem com os pronomes do caso reto, e com os pronomes oblíquos que identificaram no texto ao lado.
  • Solicite aos alunos que identifiquem, conforme o registro que realizaram, o emprego do verbo correspondente às pessoas do discurso que encontraram.
  • Peça aos alunos que atentem às concordâncias do pronome “tu” e que registrem o que perceberam com relação ao pronome “você” e o uso da expressão “a gente”.
  • Solicite aos alunos que identifiquem e registrem na tabela os verbos utilizados com os pronomes “tu” e “você”.
  • Questione sobre quais regiões utilizam esses pronomes. Questione também sobre a alteração dos verbos em relação aos pronomes.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a exercitação do uso dos pronomes “tu” e “você” com a concordância verbal e o reconhecimento do uso formal e informal da linguagem, através de trechos musicais e dos HQs.

Materiais necessários: Cópia dos trechos musicais, dos HQs e das perguntas apresentadas neste material. Arquivo para impressão disponível neste plano de aula.

Dificuldades antecipadas: A troca dos pronomes “tu” e “você” com relação à concordância verbal, segundo a norma-padrão.

Atenção, professor: De acordo com Cunha e Cintra (2007), em quase todo o território brasileiro, o tu, pronome pessoal do caso reto usado para representar a 2ª pessoa gramatical, foi substituído pelo você, empregado como forma de intimidade, com o verbo empregado na 3ª pessoa do singular. No entanto, assim como acontece no Português europeu, há regiões em que o tu é o pronome usado em situações informais e, nesses casos, o verbo também é empregado na 3ª pessoa do singular. Trata-se da variação linguística, tema abordado neste plano de aula. É preciso mostrar aos alunos que a língua varia conforme os usos que fazemos dela.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro, São Paulo, Parábola, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

”VOCÊ” vc “TU” - Quando e onde usá-los”, Lí Santos, disponível em http://lisantoss-portuguese.blogspot.com/2016/06/voce-vs-tu-quando-e-onde-usa-los.html. Acesso em 05 de setembro 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto “tu” e o pronome de tratamento “você” e questione sobre exemplos de uso e em quais situações costuma-se usá-los.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Professor, organize a sala em duplas e explique que farão a análise de músicas e HQs brasileiros. Essa configuração ajudará na troca de ideias entre os alunos;
  • Retome com os alunos o conceito de do pronome pessoal “tu” e do pronome de tratamento “você” e quando são utilizados (tu se refere à segunda pessoa do discurso, ou seja, com quem falamos. Você é um pronome de tratamento e, usualmente, também se refere à pessoa com quem falamos).
  • Questione os alunos sobre o uso do “tu” e em quais regiões costuma ser utilizado. Solicite exemplos de uso. (O tu é normalmente usado em situações muito formais, obedecendo às regras da Gramática Normativa, com o verbo empregado em segunda pessoa, e, em regiões do Brasil como o Rio Grande do Sul, em situações mais informais, com o verbo empregado em terceira pessoa)
  • Pergunte sobre a concordância verbal utilizada com esse pronome e como ficaria a frase caso utilizássemos o pronome “você”. (Gramaticalmente, não haveria alterações na frase, porque o verbo já está em terceira pessoa e isso indica uma situação informal).
  • Atente-se de que para a realização dessa atividade é necessário o conhecimento do pronome pessoal. Por isso, recomenda-se retomar o conteúdo caso os alunos não se lembrem dessa classe gramatical.
  • Se preferir, forneça aos alunos o material impresso para que possam acompanhar a leitura e realizar os exercícios.
  • Caso considere interessante, você poderá realizar a audição da música pelo link https://www.letras.mus.br/lucas-lucco/i-loveando-tu-part-mc-kekel/

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos a tirinha do Genuíno, um dos personagens da turma do Xaxado e solicite que identifiquem à qual região do Brasil a fala do personagem corresponde. Chame a atenção para que observem o chapéu, as roupas, as sandálias e os termos típicos como “vixe” e “disgrama”, que por serem típicos de uma determinada região ( a região Nordeste) colaboraram para o reconhecimento do uso desse pronome em outros estados. Lembre-se de que o foco da aula é o uso do pronome “tu” e a concordância verbal. Essa observação é apenas para que alunos de estados que não utilizem o “tu” reconheçam o uso do pronome em outras regiões. O uso dessas expressões também ajudará o aluno a evidenciar a variação linguística regional (típica da região Nordeste) e social (relativa a pessoas que têm menos acesso à escolaridade) utilizada pelo personagem Genuíno.
  • Peça para que identifiquem o verbo utilizado com o pronome “tu” e expliquem a concordância entre verbo e pronome, apontando o uso correto.
  • Pergunte se os alunos conhecem alguma outra região na qual o “tu” é utilizado e peça para que façam o registro. Caso não conheçam, cite o caso da cidade de Santos, litoral paulista, que usa o “tu”, assim como a Região Sul.
  • Pergunte também aos alunos sobre qual registro de linguagem utilizamos para conversar com uma cartomante, se utilizamos o registro formal ou informal e peça para que justifiquem. Lembre os alunos de que, em uma situação de informalidade , utiliza-se mais comumente o registro informal da língua, seja na modalidade oral ou escrita.
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Orientações:

  • Professor, solicite aos alunos que identifiquem a quem os pronomes “Tu” e “você” se refere.
  • Questione os alunos sobre o uso do pronome “você” no trecho 2 e peça que expliquem se atende à norma padrão ou à oralidade.
  • Assim que perceberem a irregularidade solicite aos alunos a escrita do verso de modo que atenda o que propõe a norma padrão. Atente-se de que poderão ocorrer respostas diferentes e também aceitáveis.

Referências:

ANAVITÓRIA, Nós. Forasteiro Empreendimentos Artisticos Ltda, Universal Music International, 2016. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/anavitoria/nos/#album:anavitria-2016> Acesso em 15 nov. 2018

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Orientações:

  • Apresente aos alunos um trecho do Hino Nacional Brasileiro, informe de que o hino foi escrito em 1909 por Joaquim Osório Duque Estrada. Solicite aos alunos que identifiquem a quem o hino se dirige e a qual pessoa do discurso se refere. Com base nisso, solicite que expliquem se o verbo e o os pronomes estão em acordo ou desacordo com a norma padrão. Retome com a turma em quais regiões utiliza-se o “tu” e se a conjugação com o verbo atende a norma padrão.
  • Leve os alunos a perceberem que se trata do Hino Nacional brasileiro, ou seja, um símbolo de representatividade da pátria e que por isso exige que sua letra faça uso da linguagem formal. Explique aos alunos que a informalidade e os traços de oralidade em música dependem do estilo musical e da época.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua aos alunos esta tabela e solicite que a completem com os pronomes do caso reto, e com os pronomes oblíquos que identificaram no texto ao lado.
  • Solicite aos alunos que identifiquem, conforme o registro que realizaram, o emprego do verbo correspondente às pessoas do discurso que encontraram.
  • Peça aos alunos que atentem às concordâncias do pronome “tu” e que registrem o que perceberam com relação ao pronome “você” e o uso da expressão “a gente”.
  • Solicite aos alunos que identifiquem e registrem na tabela os verbos utilizados com os pronomes “tu” e “você”.
  • Questione sobre quais regiões utilizam esses pronomes. Questione também sobre a alteração dos verbos em relação aos pronomes.
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