15943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Relacionando os gêneros Crônica e Cartum

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre estabelecer relações entre os gêneros Crônica e Cartum.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Relacionando os gêneros Crônica e Cartum

Finalidade da aula: - Ler texto do gênero Cartum, reconhecendo as marcas de humor e crítica social e relacionando as linguagens verbal e não verbal.- Estabelecer relações entre os gêneros Crônica e Cartum.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Crônica

Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de narrativas

Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.  

 

Materiais necessários: - Projetor para exibição dos cartuns.

                                             (Caso a escola não conte com esse aparelho, os cartuns podem ser impressos em tamanho grande)

                                           - Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo para todos os alunos

                                           - Cópias da atividade de interpretação escrita para todos os alunos

                                           - Pincel para quadro

 

Informações sobre o gênero: A palavra cartum é uma forma aportuguesada da americana cartoon, que diz respeito a um desenho engraçado. O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.    

 

Dificuldades antecipadas: Embora a presença de imagem geralmente seja um facilitador para a compreensão dos textos, visto que pode complementar o que nele é informado, a interpretação de textos não verbais ou de linguagem mista requer estratégias de leitura mais refinadas. Compreender as informações transmitidas por meio da imagem e relacioná-la à mensagem verbal são ações que podem exigir mediação do professor.


Código: LPO5_05SQA05

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas