15943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Relacionando os gêneros Crônica e Cartum

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre estabelecer relações entre os gêneros Crônica e Cartum.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Textos para leitura, disponíveis aquiaqui e aqui.

- Opcionais:
Ferramentas de aula online, como Google Meet, Hangouts e Zoom.

Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto, explicando as atividades para os alunos. Retome as características das crônicas trabalhadas nas aulas anteriores e convide os alunos a seguir aprendendo sobre esse gênero e suas semelhanças e diferenças com outros tipos de texto. Lance aos alunos os questionamentos propostos no slide de Introdução do plano de aula e explique cada questão para que possam refletir sobre elas e tenham condições para respondê-las. Utilize as orientações da Introdução do plano de aula. Proponha aos alunos que gravem e lhe enviem um áudio com as respostas. Você pode circular os áudios entre os alunos através de grupo de WhatsApp e regular possíveis equívocos ou contribuir para que as compreensões sejam ampliadas.

Desenvolvimento
Diga aos alunos que eles lerão cartoons e crônicas. Envie os três textos e faça uma orientação para guiar a atividade. Diga lerão um texto por vez, para responder uma atividade sobre cada um deles. Proponha que analisem o primeiro cartoon e respondam às questões correspondentes, propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Oriente que, do mesmo modo, analisem o segundo cartoon. Depois, proponha que leiam a crônica A bola, de Luis Fernando Verissimo, respondam às questões da atividade e, em seguida, façam uma comparação entre crônica e cartoon na tabela disponível aqui. Caso seja possível, realize uma aula online com os alunos utilizando ferramentas como Google Meet, Hangouts ou Zoom, para socializar as respostas e discutir sobre a comparação entre cartoons e crônicas.

Fechamento
Oriente os alunos a registrar o que aprenderam com a atividade respondendo às seguintes questões: “O que aprendemos sobre cartoons? O que aprendemos sobre a comparação entre cartoons e crônicas?”

Convite às famílias
Que tal propor uma roda de leitura em família? Sugira aos alunos que convidem os familiares para analisar e dialogar sobre os cartoons (isso também pode ser realizado enviando os cartoons pelo WhatsApp). Depois, proponha que leiam a crônica em voz alta para os familiares.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_05SQA05

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas