15941
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto e indireto no reconto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Discurso direto e indireto no reconto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Júlia de Araújo Tenório

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
PowerPoint;
Atividade disponível aqui.

Introdução
Realize a orientação da atividade via áudio, mensagem de texto ou vídeo, e envie aos alunos pelo WhatsApp. Diga a eles que realizarão uma atividade com o texto "O cachorro e a boa menina" e precisarão reescrever um trecho do conto, garantindo o uso do discurso direto e indireto. Para apoiar os alunos na retomada do discurso direto e indireto, sugira que revisem as notas das aulas anteriores ou envie uma síntese do tema com a orientação da atividade.

Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade e oriente-os a reescrever o texto seguindo a proposta de duas reescritas. Para isso, utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Oriente os alunos a ler as reescritas depois de prontas, consultando as notas sobre discurso direto e indireto. Diga que, caso considerem necessário, qualifiquem seus textos. Proponha aos alunos que leiam os trechos para um familiar e gravem um áudio da leitura para compartilhar com os colegas pelo WhatsApp.

Fechamento
Oriente os alunos a colocar em jogo o que aprenderam. Proponham que enviem a você uma mensagem de texto pelo WhatsApp sobre o uso do discurso direto e indireto a partir da consigna: "O que não devemos esquecer?"
Faça um cartaz com as considerações dos alunos, organize em PowerPoint e envie à turma pelo WhatsApp.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem as reescritas com seus familiares em uma roda de leitura.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02SQA09

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas