15940
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elementos da narrativa de um conto popular afro-brasileiro

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Elementos da narrativa de um conto popular afro-brasileiro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Júlia de Araújo Tenório

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário:
Texto para leitura, disponível aqui.

- Opcionais:
Cartaz ou computador;
Videoaula disponível aqui.

Introdução
Pelo WhatsApp, envie um áudio, vídeo ou mensagem de texto aos alunos orientando sobre a atividade. Aproveite para relembrar os elementos do conto trabalhados na aula anterior. Caso não esteja usando o plano em sequência, explicite para os alunos os elementos de um conto. Caso for enviar as orientações por vídeo, utilize a tabela da aula anterior, mostrando os elementos na tela do computador ou em um cartaz. Diga aos alunos que, na atividade que irão realizar, eles aprenderão sobre o ponto de vista do narrador. Explique o que é o narrador e diga que o ponto de vista depende de que lugar o narrador conta a história: se de dentro dela, em primeira pessoa, ou de fora da história, como um narrador em terceira pessoa. Outra opção é enviar uma videoaula sobre a narração em primeira e terceira pessoa, para que os alunos aprofundem esse conhecimento. Sugestão disponível aqui.

Desenvolvimento
Envie aos alunos os textos para a leitura. São dois trechos de textos diferentes: um com narrador em primeira pessoa e outro com narrador em terceira pessoa. Oriente os alunos a ler os dois trechos e grifar todas as palavras e expressões que aparecem em primeira e terceira pessoa, como voz do narrador. Diga para que classifiquem cada texto como “narrador em primeira pessoa: aquele participa da história” e “narrador em terceira pessoa: aquele que conta, mas não participa da história”. Envie aos alunos um áudio contando para eles qual dos textos tem narrador em primeira pessoa e qual está em terceira pessoa, lendo trechos que confirmem o ponto de vista do narrador, para que os alunos os comparem com suas respostas.

Fechamento
Oriente os alunos a registrar o que aprenderam sobre o ponto de vista do narrador, anotando uma síntese sobre narrador em primeira pessoa e outra sobre o narrador em terceira pessoa.

Convite às famílias
Sugira que os alunos dialoguem com suas famílias sobre alguns contos populares que conhecem e façam uma roda de contação de histórias. Sugira que analisem, então, qual o ponto de vista do narrador em cada uma delas.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02SQA05

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas