15938
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características do discurso direto - Pontuação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Características do discurso direto - Pontuação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e atividades, e troca de mensagens com os estudantes;
Texto “Pneu Furado” sem pontuação, disponível aqui
Texto “Pneu Furado” com pontuação, disponível aqui;
Parte do texto “Sfot poc”, disponível aqui, e ficha para análise, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Biografia de Luis Fernando Verissimo, disponível aqui;
Texto “Sfot poc” completo, disponível aqui.

Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, para lerem a crônica “Pneu furado”, de Luis Fernando Verissimo. Envie uma versão do texto sem pontuação e peça que comentem, por mensagem no grupo da turma, se tiveram algum estranhamento na leitura. Se a resposta for positiva, comente que a pontuação apoia a organização textual e auxilia na construção de sentido. Envie, então, o texto com pontuação e pergunte se a leitura ficou melhor (mais compreensível e mais divertida).

Desenvolvimento
Diga aos estudantes que eles continuarão estudando a pontuação por meio de crônicas. Envie uma parte do texto “Sfot poc”, do mesmo autor, e uma ficha para análise. Oriente que a respondam no caderno (e, se possível, lhe enviem uma foto quando terminarem) ou em um arquivo digital. Estipule um prazo para o término dessa atividade e combine uma videochamada para socialização dos resultados. Utilize as orientações do plano original para apoiar a discussão com os estudantes. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para aqueles que não puderam participar. Caso não seja possível fazer a videochamada, analise as respostas e elabore uma devolutiva para a turma.

Fechamento
Se estiverem em uma videochamada, aproveite para concluir a aula coletivamente. Pergunte à turma: “Qual a importância dos sinais de pontuação no diálogo (dois pontos e travessão) e dos verbos de enunciação?” Solicite que anotem suas descobertas no caderno. Caso não estejam em uma videochamada, envie a mesma pergunta e oriente que insiram suas respostas no grupo da turma, de forma que todos possam compartilhar suas ideias. Faça mediações sempre que necessário.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a ler as crônicas junto com as crianças. Crônicas são textos leves e, no caso destes planos, divertidos. Vale a pena reservar um tempo para ter esse momento prazeroso de leitura em família. Se gostarem, podem buscar mais informações e outras crônicas de Luis Fernando Verissimo.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_03SQA07

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas