15937
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Andréia Martins
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé
Finalidade da aula: Entender lenda indígena refletindo como o outro vê, lê o mundo e conta suas histórias. Identificar diferentes vozes em um mesmo texto e substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Lendas indígenas
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Formação do leitor literário/ Leitura multissemiótica
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF35LP06, EF35LP22
Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO4_02SQA03

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas