15937
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade; 
Capa do livro e imagens de grafismo, disponíveis aqui;
Texto “O SehaypóriI”, disponível aqui
Texto “A história dos cachorros”, disponível aqui, e exercícios disponíveis aqui;
Quadro de descobertas, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial do Google Docs disponível aqui; do Google Jamboard, disponível aqui).

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, as imagens de grafismo que estão na introdução do plano original. Apresente os questionamentos sugeridos no slide e peça que os estudantes respondam no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias. Complete as ideias e informe sobre a existência de um livro sagrado do povo Saterê Mawé que contém os mitos e as histórias dessa cultura em forma de grafismos. Envie o texto “O Sehaypóri” e, se possível, grave também um áudio com a sua narração.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, o texto “A história dos cachorros” e os exercícios sugeridos no plano original. No final do texto, eles encontram o significado de algumas palavras na língua dos Saterê Mawé; complete informando que buscou no dicionário outras palavras que aparecem no texto e que encontrou “carieiros”, que é uma espécie de formiga, e “maniçoba” que é uma planta da qual se extrai borracha (isso pode facilitar o entendimento do texto). Caso não consiga entregar o texto e os exercícios impressos, você pode criar um arquivo no Google Drive (Docs ou Jamboard) para que os estudantes possam grifar o texto e responder às questões. Estipule um prazo para término e envio da atividade.

Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada, para socializarem as respostas da atividade. Baseie-se nas orientações do plano original para discutir cada uma das questões. Aproveite para explicar alguns conteúdos que podem não estar claros sobre uso de pontuação, discurso direto e indireto, e uso de pronomes ou sinônimos para evitar repetições. Para concluir, apresente o quadro de fechamento, intitulado “Nossas descobertas”. Compartilhe sua tela e preencha-o junto com os estudantes. Solicite que copiem o quadro no caderno ou envie o arquivo digital a cada um deles. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível fazer a videochamada, envie um áudio comentando cada uma das questões, estimulando os estudantes a refletirem sobre a construção do texto. Não deixe de solicitar também que enviem suas descobertas sobre o povo Saterê Mawé e sobre o gênero lendas indígenas. Estipule um prazo para o envio dessas conclusões e organize uma devolutiva geral para a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a ler as histórias e apreciar os grafismos do povo Saterê Mawé junto com as crianças. Desse modo, podem se entreter e acompanhar as temáticas que estão sendo propostas pelo professor. Se a família conhecer mais histórias das culturas indígenas, pode compartilhar por meio da leitura ou da contação oral.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_02SQA03

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas