10192
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Resolvendo problemas com as quatro operações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Resolver problemas com ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA03)  Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA06)  Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha, no máximo, dois algarismos envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Resolver problemas com ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Conceito-chave

Situações-problemas envolvendo ideias do campo aditivo e multiplicativo.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que foi comprado?
  • Quem comprou as figurinhas?
  • Quem vai receber as figurinhas?
  • Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que foi comprado?
  • Quem comprou as figurinhas?
  • Quem vai receber as figurinhas?
  • Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que foi comprado?
  • Quem comprou as figurinhas?
  • Quem vai receber as figurinhas?
  • Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário, apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias resolvendo coletivamente no quadro.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que foi comprado?
  • Quem comprou as figurinhas?
  • Quem vai receber as figurinhas?
  • Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.

Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Crie situações, estimulando-os a perceber que o número de pessoas das famílias que moram no condomínio são diferentes.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • Quem mora nesse condomínio?
  • Pode me explicar o que significa a palavra “casais”?
  • Como são as famílias que moram nesse condomínio?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estrategias.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides x e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Quem vai participar desse churrasco?
  • O que eles vão comer nesse churrasco?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Quais as perguntas do problema?

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA03)  Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA06)  Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha, no máximo, dois algarismos envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Resolver problemas com ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Conceito-chave

Situações-problemas envolvendo ideias do campo aditivo e multiplicativo.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que foi comprado?
  • Quem comprou as figurinhas?
  • Quem vai receber as figurinhas?
  • Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que foi comprado?
  • Quem comprou as figurinhas?
  • Quem vai receber as figurinhas?
  • Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que foi comprado?
  • Quem comprou as figurinhas?
  • Quem vai receber as figurinhas?
  • Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário, apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias resolvendo coletivamente no quadro.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que foi comprado?
  • Quem comprou as figurinhas?
  • Quem vai receber as figurinhas?
  • Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.

Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Crie situações, estimulando-os a perceber que o número de pessoas das famílias que moram no condomínio são diferentes.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • Quem mora nesse condomínio?
  • Pode me explicar o que significa a palavra “casais”?
  • Como são as famílias que moram nesse condomínio?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estrategias.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides x e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Quem vai participar desse churrasco?
  • O que eles vão comer nesse churrasco?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Quais as perguntas do problema?

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano