15936
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Texto fatiado - Lenda indígena

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Texto fatiado - Lenda indígena

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Capa do livro, disponível aqui;
Texto “As histórias do meu povo”, disponível aqui;
Texto fatiado, disponível aqui; resolução da atividade, disponível aqui, e comentários para o professor, disponíveis aqui;
Respostas de interpretação de texto, disponíveis aqui;
Vídeo de Daniel Munduruku, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial do Google Docs disponível aqui; do Google Apresentações, disponível aqui).

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a imagem da capa do livro que está na introdução do plano. Peça que levantem hipóteses a partir do título e da ilustração: “Sobre o que fala este livro?”. Peça que respondam no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias. Envie o texto que faz parte da introdução deste livro (“As histórias do meu povo”) e, se possível, grave também um áudio com a sua narração. Informe aos estudantes que esse livro tem várias histórias do povo Nambikwara, narradas pelo autor indígena Renê Kithãulu, e que nesta aula irão desenvolver atividades sobre uma delas.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, a imagem do texto da atividade. Proponha os mesmos questionamentos que estão no plano original, de modo que eles possam antecipar algumas informações sobre o que vão ler. Solicite novamente que respondam no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias. Depois, envie o texto fatiado e oriente como os trechos serão colocados na ordem. Caso não consiga entregar a atividade do texto fatiado impressa, você pode pedir que o copiem no caderno na ordem, ou ainda pode criar um arquivo no Google Drive (Docs ou Apresentações), enviando uma cópia a cada um deles. No plano original, você encontra o significado de algumas palavras da língua Nambikwara; compartilhe para facilitar o entendimento do texto. Estipule um prazo para o envio da atividade.
O plano original prevê também perguntas que apoiem a interpretação do texto e um vídeo do autor indígena Daniel Munduruku contando um pouco de seu percurso pessoal como escritor. Avalie se enviará mais essas duas tarefas para serem feitas ou se as realizará coletivamente no fechamento da proposta.

Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam fazer a correção coletiva da primeira atividade. Compartilhe sua tela com o texto fatiado e vá organizando-o junto com os estudantes, controlando as respostas e mediando eventuais equívocos. Siga as orientações do plano original para conduzir a discussão. Para concluir, apresente o quadro que traz uma coluna de descobertas sobre a cultura indígena e outra sobre as narrativas indígenas. Apoie-se nas orientações do plano original para conduzir a discussão e preencher o quadro coletivamente. Solicite que os estudantes copiem o quadro no caderno ou envie o arquivo digital a cada um deles. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível fazer a videochamada, envie o arquivo com o texto fatiado já organizado e peça que os estudantes o comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se. Não deixe de solicitar também que enviem suas descobertas sobre a cultura e as narrativas indígenas. Estipule um prazo para o envio dessas conclusões e organize uma devolutiva geral para a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a ler as histórias e a assistir ao vídeo de Daniel Munduruku junto com as crianças. Assim, podem se entreter e acompanhar as temáticas que estão sendo propostas pelo professor. Se a família conhecer mais histórias das culturas indígenas, pode compartilhar por meio da leitura ou da contação oral.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata 


Código: LPO4_02SQA02

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas