15935
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Conhecendo as lendas indígenas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Conhecendo as lendas indígenas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Enigma disponível aqui;
Lendas disponíveis aqui;
Fotos disponíveis aqui;
Vídeo “Quando a pena do índio escreve”, disponível aqui.

- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, os três enigmas que estão na introdução do plano original. Não diga antecipadamente que se tratam de personagens da cultura indígena, deixe que eles façam essa relação; se não conseguirem, apoie-os. Envie, então, mais dois questionamentos: “Em que tipo de texto esses personagens costumam a aparecer? O que mais vocês sabem sobre esse tipo de texto?”. Peça que respondam no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias e hipóteses sobre a cultura indígena e suas histórias.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, as imagens e questionamentos que estão no plano original. Ao longo desta sequência didática, será importante desconstruir a visão estereotipada que os estudantes podem ter das culturas indígenas, por isso será importante, a todo momento, trazer a ideia de que são culturas diversas (e não só uma), que se atualizam (não estão paradas no tempo) e que mais recentemente revelam autores indígenas escrevendo suas próprias narrativas (antes escritas apenas por pessoas de fora de suas culturas). Envie as três lendas indígenas que constam neste plano e questione se eles acham que essas histórias foram escritas por indígenas. Siga pedindo que eles respondam no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias e hipóteses. Outra opção é criar um mural virtual no Padlet (tutorial disponível aqui); lá também é possível postar as imagens, textos e questionamentos, e solicitar que os estudantes respondam por escrito. Ao final, revele que essas histórias não foram escritas por autores indígenas, apesar de narrarem três histórias muito conhecidas de sua cultura. As lendas correspondem aos três enigmas da introdução da aula.

Fechamento
Para concluir, envie aos estudantes as perguntas que estão no fechamento do plano original. Apoie-se nas orientações do plano para enviar uma devolutiva à turma toda. Para aumentar o repertório deles sobre a temática, envie também o vídeo “Quando a pena do índio escreve”, que traz uma entrevista com o autor indígena Daniel Munduruku (o vídeo é longo, por isso indique que assistam apenas aos 5 primeiros minutos).

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a ler as histórias e a assistir ao vídeo do fechamento junto com as crianças. Assim, podem se entreter e acompanhar as temáticas que estão sendo propostas pelo professor. Se a família conhecer mais histórias das culturas indígenas, pode compartilhar por meio da leitura ou da contação oral.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_02SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas