Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Amaral
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Concordância verbal: quem vem agora?
Finalidade da aula: Localizar em notícias e lides o uso adequado da concordância verbal.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP06
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero Notícia.
Materiais necessários: Notícia (Jornal Joca), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, data show e folha de atividade.
Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de Sistematização é retomar conceitos já conhecidos dos alunos, dando ênfase ao objeto de estudo. Assim, é importante que já conheçam as classes gramaticais, sujeito e verbo para a realização das atividades propostas.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112 p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em: 2 nov. 2018.
Código: LPO4_17ATS02
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes