15932
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quem concorda com o verbo? - Concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre concordância verbal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações, atividades, respostas e devolutivas;
Notícia da Introdução do plano, disponível aqui;
Texto lacunado, disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui.

- Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Documento editável e compartilhável para realizar a atividade de texto lacunado no Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a primeira pergunta disparadora deste plano de aula: quem concorda com o verbo? Envie junto a notícia e os questionamentos que estão na Introdução do plano original. A notícia em anexo não está com os verbos destacados  você pode destacá-los antes de enviar ou, se preferir, pode enviar a imagem do texto que está nos slides. Se possível, grave também um áudio lendo o texto, o que dará mais autonomia aos estudantes que ainda não têm uma leitura fluente.
Combine um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Envie uma devolutiva informando que os verbos têm necessidade de concordar com outras palavras para dar sentido ao texto, e que esse será o assunto das próximas atividades.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, os fragmentos modificados da notícia, comentando a necessidade ou não de flexionar o verbo em cada um dos casos. Utilize esses fragmentos para ilustrar a tarefa que você enviará a seguir. Envie o texto com lacunas e oriente o preenchimento de acordo com as orientação do plano original.
Forme duplas se você achar que é possível a troca entre os estudantes por telefone ou mensagem. Estipule um prazo para a finalização dessa atividade.
Para preencher o texto lacunado, você pode criar um arquivo editável no Google Drive e enviar uma cópia a cada aluno. Outra alternativa é que os estudantes listem, no caderno, as palavras na ordem em que aparecem no texto.

Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam fazer a correção coletiva dessa atividade. Compartilhe sua tela com o texto lacunado e vá preenchendo-o junto com os estudantes, controlando as respostas e mediando eventuais equívocos. Utilize as sugestões do plano original para problematizar as respostas.
Caso não seja possível fazer a videochamada, envie o arquivo com o texto completo e peça para que os estudantes o comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se.
Em ambos os casos, questione os estudantes sobre suas descobertas e registre-as em um arquivo que possa compartilhar com todos. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para aqueles que não puderam participar. 

Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode auxiliar na leitura do texto e conversar com os estudantes sobre o que entenderam e qual sua opinião sobre os fatos noticiados. Podem auxiliar também na troca entre os pares e com a professora por meio de videochamadas. Esse movimento favorece a continuidade das aprendizagens e a manutenção dos vínculos de cada aluno com a turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_17ATS01

(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas