15931
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre concordância verbal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações, atividades, respostas e devolutivas;
Texto lacunado da Introdução, disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui
Texto “Vó caiu na piscina” lacunado, disponível aqui;
Jogo da concordância: regras, disponíveis aqui, e tabuleiros e cartas, disponíveis aqui.

- Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o convite para os estudantes jogarem com os colegas ou com a família o “Jogo da concordância”. Diga que, antes de explicar as regras do jogo, você gostaria de ver se eles já estão conseguindo fazer a concordância correta entre sujeito e verbo. Para isso, envie o trecho do texto lacunado que está no slide de Introdução do plano original e siga as orientações para fazer a explicação para a turma.

Estipule um prazo para o envio das respostas e organize uma devolutiva discutindo cada trecho do texto, assim como foi feito na resolução da atividade. Você pode gravar um vídeo para os alunos usando a ferramenta Loom, o que daria a possibilidade de preencher o texto lacunado enquanto narra as justificativas para as respostas.

Desenvolvimento
Avalie, de acordo com as possibilidades de acesso aos materiais e de interação entre os estudantes, qual a melhor forma de propor o “Jogo da concordância”. Uma opção é imprimir ou replicar manualmente o tabuleiro e as cartas, pegar um dado que se tenha em casa e jogar com a família ou com um colega por meio de videochamada.

Outra opção é criar um arquivo no Google Jamboard, sendo o fundo da tela o tabuleiro e as notas, as cartas. Nesse caso, os estudantes abririam o mesmo arquivo para jogar juntos (você precisaria criar um arquivo para cada dupla e compartilhar o link). A cada rodada, eles jogariam o dado e elegeriam uma carta de acordo com a casa em que caíssem (não seria possível pegar as cartas na sorte, então, nesse caso, você poderia eliminar as cartas punitivas).
Adapte as regras do jogo à situação que achar mais possível de realizar e envie os outros materiais necessários: texto lacunado, tabuleiro e cartas (disponíveis em Recursos indicados).

Combine com os estudantes um prazo para o envio do texto com as lacunas preenchidas e um relato de como foi jogar esse jogo.

Fechamento
Combine uma videochamada para compartilhar a experiência dos grupos e peça que os alunos leiam como ficou o texto completo. Aproveite para ajustar eventuais equívocos. Conclua seguindo as orientações do plano original. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar. Caso não seja possível realizar a videochamada, compile o material enviado pelos alunos e organize uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar da montagem do jogo e jogar junto com os estudantes. Para realizar esse plano de aula, será especialmente importante a presença de adultos para auxiliar na realização das propostas e na troca entre os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_08ATS03

(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas