Texto para impressão - Fragmento de crônica
Fragmento de crônica
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.
Materiais necessários:
Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.
Dificuldades antecipadas:
É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Questione-os:
2. Anote as hipóteses no quadro.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Caso não tenham concluído, por inferência, que os verbos “resolveram, compraram, levaram e puseram” se referem aos filhos da mãe, leve-os a essa conclusão. Todos os questionamentos necessários para uma boa análise do texto estão no arquivo Resolução da Atividade.
Professor: Quando trabalhamos concordância verbal podem aparecer muitas dúvidas, pois há vários verbos irregulares, neste caso explique a partir do momento que essas dúvidas surgirem.
Materiais complementares:
Para obter uma cópia deste slide clique aqui
Para obter a resolução da atividade acesse aqui
Caso queira ler o texto
Fonte: Machado, Ana Maria. Mãe com medo de lagartixa disponível em
http://professorarosamsilva.blogspot.com/2014/05/mae-com-medo-de-lagartixa.html acessadp em 06.09.2018
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
Peça que observem a imagem (projetada com datashow ou impressa para cada aluno).
2. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.
Materiais complementares: Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/ acessado em 06.09.2018
Referência:
Fonte: Andrade, Carlos Drummond. Vó caiu na piscina. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mqDPl9UzZhs acessado em 06.09.2018 - 59 segundos - autor: Margaret Ferreira
Orientações:
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/ acesso em 06.09.2018
Orientações:
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/
Referência:
ANDRADE, Carlos Drummond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005.
Orientações:
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/
Referência:
Andrade, Carlos Drumond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005
Orientações:
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/
Referência:
Andrade, Carlos Drumond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005
Orientações:
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Caso queira uma cópia do slide clique aqui
Texto para impressão - Fragmento de crônica
Fragmento de crônica
Resolução da atividade - Fragmento de texto
Fragmento de texto
Atividade para impressão - imagem
imagem
Atividade para impressão - Texto lacunado
Texto lacunado
Atividade para impressão - Regra do jogo
Regra do jogo
Atividade para impressão - Jogo da Concordância Tabuleiro
Jogo da Concordância Tabuleiro
Atividade para impressão - Conclusões da turma
Conclusões da turma
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações, atividades, respostas e devolutivas;
Texto lacunado da Introdução, disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui;
Texto “Vó caiu na piscina” lacunado, disponível aqui;
Jogo da concordância: regras, disponíveis aqui, e tabuleiros e cartas, disponíveis aqui.
- Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o convite para os estudantes jogarem com os colegas ou com a família o “Jogo da concordância”. Diga que, antes de explicar as regras do jogo, você gostaria de ver se eles já estão conseguindo fazer a concordância correta entre sujeito e verbo. Para isso, envie o trecho do texto lacunado que está no slide de Introdução do plano original e siga as orientações para fazer a explicação para a turma.
Estipule um prazo para o envio das respostas e organize uma devolutiva discutindo cada trecho do texto, assim como foi feito na resolução da atividade. Você pode gravar um vídeo para os alunos usando a ferramenta Loom, o que daria a possibilidade de preencher o texto lacunado enquanto narra as justificativas para as respostas.
Desenvolvimento
Avalie, de acordo com as possibilidades de acesso aos materiais e de interação entre os estudantes, qual a melhor forma de propor o “Jogo da concordância”. Uma opção é imprimir ou replicar manualmente o tabuleiro e as cartas, pegar um dado que se tenha em casa e jogar com a família ou com um colega por meio de videochamada.
Outra opção é criar um arquivo no Google Jamboard, sendo o fundo da tela o tabuleiro e as notas, as cartas. Nesse caso, os estudantes abririam o mesmo arquivo para jogar juntos (você precisaria criar um arquivo para cada dupla e compartilhar o link). A cada rodada, eles jogariam o dado e elegeriam uma carta de acordo com a casa em que caíssem (não seria possível pegar as cartas na sorte, então, nesse caso, você poderia eliminar as cartas punitivas).
Adapte as regras do jogo à situação que achar mais possível de realizar e envie os outros materiais necessários: texto lacunado, tabuleiro e cartas (disponíveis em Recursos indicados).
Combine com os estudantes um prazo para o envio do texto com as lacunas preenchidas e um relato de como foi jogar esse jogo.
Fechamento
Combine uma videochamada para compartilhar a experiência dos grupos e peça que os alunos leiam como ficou o texto completo. Aproveite para ajustar eventuais equívocos. Conclua seguindo as orientações do plano original. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar. Caso não seja possível realizar a videochamada, compile o material enviado pelos alunos e organize uma devolutiva para toda a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar da montagem do jogo e jogar junto com os estudantes. Para realizar esse plano de aula, será especialmente importante a presença de adultos para auxiliar na realização das propostas e na troca entre os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Rita Cintra
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: CONCORDÂNCIA VERBAL
Finalidade da aula: Utilizar e refletir sobre a concordância verbal construindo o sentido do texto.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP06
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.
Materiais necessários:
Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.
Dificuldades antecipadas:
É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: