15931
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre concordância verbal

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.

Materiais necessários:

Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas:

É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Questione-os:

  • Qual será o tema da aula?
  • Sobre o que irão aprender?

2. Anote as hipóteses no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4.
  • Entregue a cada aluno uma cópia deste slide ou escreva no quadro o fragmento do texto de Ana Maria Machado.
  • Peça aos alunos, individualmente, que sublinhem o sujeito de cada verbo em destaque, usando flechas.
  • Explique que no último parágrafo há lacunas sem o verbo, peça que escrevam os verbos que estão faltando.
  • Faça a correção coletivamente, onde todos os grupos possam socializar suas análises.

Caso não tenham concluído, por inferência, que os verbos “resolveram, compraram, levaram e puseram” se referem aos filhos da mãe, leve-os a essa conclusão. Todos os questionamentos necessários para uma boa análise do texto estão no arquivo Resolução da Atividade.

  • Por fim, leve-os a refletir que eles devem observar que se o sujeito está no plural, o verbo deverá estar no plural, se no singular o verbo também estará no singular.

Professor: Quando trabalhamos concordância verbal podem aparecer muitas dúvidas, pois há vários verbos irregulares, neste caso explique a partir do momento que essas dúvidas surgirem.

Materiais complementares:

Para obter uma cópia deste slide clique aqui

Para obter a resolução da atividade acesse aqui

Caso queira ler o texto

Fonte: Machado, Ana Maria. Mãe com medo de lagartixa disponível em

http://professorarosamsilva.blogspot.com/2014/05/mae-com-medo-de-lagartixa.html acessadp em 06.09.2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

Peça que observem a imagem (projetada com datashow ou impressa para cada aluno).

  • Questione:
  • Qual o tema do texto que vamos ler?
  • Onde passa essa história?

2. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.

Materiais complementares: Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/ acessado em 06.09.2018

Referência:

Fonte: Andrade, Carlos Drummond. Vó caiu na piscina. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mqDPl9UzZhs acessado em 06.09.2018 - 59 segundos - autor: Margaret Ferreira

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/ acesso em 06.09.2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Referência:

ANDRADE, Carlos Drummond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Referência:

Andrade, Carlos Drumond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Referência:

Andrade, Carlos Drumond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue uma cópia do texto original completo. Para obter uma cópia, clique aqui
  • Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
  • Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes e que em alguns caso este pode estar omisso, contudo não atrapalha o sentido do texto. Caso tenham apresentado dificuldades, destaque algumas frases no quadro, levando-os a refletir.
  • Converse com os alunos e pergunte como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito. Escrever essa orientação num cartaz.
  • Por fim, pergunte se ainda há alguma dúvida.

Materiais complementares:

Caso queira uma cópia do slide clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.

Materiais necessários:

Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas:

É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Questione-os:

  • Qual será o tema da aula?
  • Sobre o que irão aprender?

2. Anote as hipóteses no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4.
  • Entregue a cada aluno uma cópia deste slide ou escreva no quadro o fragmento do texto de Ana Maria Machado.
  • Peça aos alunos, individualmente, que sublinhem o sujeito de cada verbo em destaque, usando flechas.
  • Explique que no último parágrafo há lacunas sem o verbo, peça que escrevam os verbos que estão faltando.
  • Faça a correção coletivamente, onde todos os grupos possam socializar suas análises.

Caso não tenham concluído, por inferência, que os verbos “resolveram, compraram, levaram e puseram” se referem aos filhos da mãe, leve-os a essa conclusão. Todos os questionamentos necessários para uma boa análise do texto estão no arquivo Resolução da Atividade.

  • Por fim, leve-os a refletir que eles devem observar que se o sujeito está no plural, o verbo deverá estar no plural, se no singular o verbo também estará no singular.

Professor: Quando trabalhamos concordância verbal podem aparecer muitas dúvidas, pois há vários verbos irregulares, neste caso explique a partir do momento que essas dúvidas surgirem.

Materiais complementares:

Para obter uma cópia deste slide clique aqui

Para obter a resolução da atividade acesse aqui

Caso queira ler o texto

Fonte: Machado, Ana Maria. Mãe com medo de lagartixa disponível em

http://professorarosamsilva.blogspot.com/2014/05/mae-com-medo-de-lagartixa.html acessadp em 06.09.2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

Peça que observem a imagem (projetada com datashow ou impressa para cada aluno).

  • Questione:
  • Qual o tema do texto que vamos ler?
  • Onde passa essa história?

2. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.

Materiais complementares: Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/ acessado em 06.09.2018

Referência:

Fonte: Andrade, Carlos Drummond. Vó caiu na piscina. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mqDPl9UzZhs acessado em 06.09.2018 - 59 segundos - autor: Margaret Ferreira

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/ acesso em 06.09.2018

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Referência:

ANDRADE, Carlos Drummond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Referência:

Andrade, Carlos Drumond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Referência:

Andrade, Carlos Drumond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
  • Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
  • Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
  • Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
  • Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.

Materiais complementares:

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue uma cópia do texto original completo. Para obter uma cópia, clique aqui
  • Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
  • Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes e que em alguns caso este pode estar omisso, contudo não atrapalha o sentido do texto. Caso tenham apresentado dificuldades, destaque algumas frases no quadro, levando-os a refletir.
  • Converse com os alunos e pergunte como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito. Escrever essa orientação num cartaz.
  • Por fim, pergunte se ainda há alguma dúvida.

Materiais complementares:

Caso queira uma cópia do slide clique aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano