Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.
Materiais necessários:
Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.
Dificuldades antecipadas:
É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Questione-os:
- Qual será o tema da aula?
- Sobre o que irão aprender?
2. Anote as hipóteses no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4.
- Entregue a cada aluno uma cópia deste slide ou escreva no quadro o fragmento do texto de Ana Maria Machado.
- Peça aos alunos, individualmente, que sublinhem o sujeito de cada verbo em destaque, usando flechas.
- Explique que no último parágrafo há lacunas sem o verbo, peça que escrevam os verbos que estão faltando.
- Faça a correção coletivamente, onde todos os grupos possam socializar suas análises.
Caso não tenham concluído, por inferência, que os verbos “resolveram, compraram, levaram e puseram” se referem aos filhos da mãe, leve-os a essa conclusão. Todos os questionamentos necessários para uma boa análise do texto estão no arquivo Resolução da Atividade.
- Por fim, leve-os a refletir que eles devem observar que se o sujeito está no plural, o verbo deverá estar no plural, se no singular o verbo também estará no singular.
Professor: Quando trabalhamos concordância verbal podem aparecer muitas dúvidas, pois há vários verbos irregulares, neste caso explique a partir do momento que essas dúvidas surgirem.
Materiais complementares:
Para obter uma cópia deste slide clique aqui
Para obter a resolução da atividade acesse aqui
Caso queira ler o texto
Fonte: Machado, Ana Maria. Mãe com medo de lagartixa disponível em
http://professorarosamsilva.blogspot.com/2014/05/mae-com-medo-de-lagartixa.html acessadp em 06.09.2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
Peça que observem a imagem (projetada com datashow ou impressa para cada aluno).
- Questione:
- Qual o tema do texto que vamos ler?
- Onde passa essa história?
2. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.
Materiais complementares: Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/ acessado em 06.09.2018
Referência:
Fonte: Andrade, Carlos Drummond. Vó caiu na piscina. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mqDPl9UzZhs acessado em 06.09.2018 - 59 segundos - autor: Margaret Ferreira
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
- Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
- Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
- Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
- Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
- Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/ acesso em 06.09.2018
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
- Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
- Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
- Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
- Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
- Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/
Referência:
ANDRADE, Carlos Drummond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
- Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
- Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
- Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
- Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
- Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/
Referência:
Andrade, Carlos Drumond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
- Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
- Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
- Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
- Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
- Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/
Referência:
Andrade, Carlos Drumond de. Vó caiu na piscina. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada grupo uma cópia do texto “Vó caiu na piscina” de Carlos Drummond de Andrade, com texto lacunado (mas reserve uma cópia para cada aluno, pois na hora da correção eles completarão individualmente). Para obter uma cópia clique aqui.
- Oriente seus alunos que neste texto há verbos no presente e no pretérito perfeito, por isso será um grande desafio.
- Tire no dado quem irá iniciar o jogo, que será composto por dois montes de fichas, um com verbos no infinitivo e punitivas, e outro com fichas com o verbo no infinitivo, mas indicando a frase ao qual ele pertence, um tabuleiro e um dado. Para regras do jogo, clique aqui. Tabuleiro e cartas clique aqui.
- Você será o mediador, neste momento deixe os alunos discutirem entre si para preencherem o texto.
- Depois que o jogo terminar, peça que os grupos socializem confrontando as respostas.
- Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolver.
Materiais complementares:
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Carlos Drummond de Andrade https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete ou entregue uma cópia do texto original completo. Para obter uma cópia, clique aqui
- Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
- Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes e que em alguns caso este pode estar omisso, contudo não atrapalha o sentido do texto. Caso tenham apresentado dificuldades, destaque algumas frases no quadro, levando-os a refletir.
- Converse com os alunos e pergunte como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito. Escrever essa orientação num cartaz.
- Por fim, pergunte se ainda há alguma dúvida.
Materiais complementares:
Caso queira uma cópia do slide clique aqui