Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.
Materiais necessários:
Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.
Dificuldades antecipadas:
É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Questione-os:
- Qual será o tema da aula?
- Sobre o que irão aprender?
2. Anote as hipóteses no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Entregue a cada aluno uma cópia deste slide ou passe o fragmento do texto de Luís Fernando Veríssimo no quadro.
- Peça aos alunos que circulem os verbos do fragmento do texto de vermelho e sublinhem de azul o sujeito ao qual o verbo está ligado.
- Faça a correção coletivamente, onde todos os grupos possam socializar suas análises.
- Por fim, leve-os a refletir que eles devem observar que se o sujeito está no plural, o verbo deverá estar no plural, se no singular o verbo também estará no singular.
Professor: Quando trabalhamos concordância verbal podem aparecer muitas dúvidas, pois há vários verbos irregulares, neste caso explique a partir do momento que as dúvidas surgirem.
Materiais complementares:
Para obter uma cópia deste slide clique aqui
Para obter a resolução da atividade clique aqui
Fonte: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
O Homem trocado, autor Luís Fernando Veríssimo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4.
Peça que observem a imagem (projetada com data show ou impressa para cada aluno).
2. Questione:
- Qual o tema do texto que vamos ler?
- Onde passa essa história?
3. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.
Materiais complementares:
Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Luís Fernando Veríssimo - Disponível em https://www.ebiografia.com/luis_fernando_verissimo/ 28.08.2018
Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
https://www.youtube.com/watch?v=Ok5x0OUBfKg 28.08.2018 - 59 segundos - Clélia Jovana Oliveira medeiros
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
- Esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem coletivamente com os alunos. Contudo, você será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
- A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
- Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
- Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
- Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.
Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.
Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
- Professor, esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem e coletivamente com os alunos. Contudo o professor será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
- A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
- Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
- Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
- Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.
Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.
Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
- Professor, esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem e coletivamente com os alunos. Contudo o professor será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
- A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
- Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
- Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
- Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.
Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.
Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete ou entregue uma cópia do texto original completo. Para obter uma cópia, clique aqui
- Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
- Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes. Caso tenham apresentado dificuldades, destaque algumas frases no quadro, levando-os a refletir.
- Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito. Escreva essa orientação num cartaz.
- Por fim, pergunte se ainda há alguma dúvida.
Materiais complementares:
Caso queira uma cópia do slide clique aqui
Você também poderá passar o interessante vídeo da série Orto e Grafia sobre concordância verbal - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NBkwwQ4rx4g acesso em 28.08.2018 - sem falar que o tema é o mesmo: bola. Inclusive, há outros vídeos com o mesmo tema deste mesmo canal: VídeosEducativos.