15930
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre concordância verbal

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.

Materiais necessários:

Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas:

É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Questione-os:

  • Qual será o tema da aula?
  • Sobre o que irão aprender?

2. Anote as hipóteses no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Entregue a cada aluno uma cópia deste slide ou passe o fragmento do texto de Luís Fernando Veríssimo no quadro.
  • Peça aos alunos que circulem os verbos do fragmento do texto de vermelho e sublinhem de azul o sujeito ao qual o verbo está ligado.
  • Faça a correção coletivamente, onde todos os grupos possam socializar suas análises.
  • Por fim, leve-os a refletir que eles devem observar que se o sujeito está no plural, o verbo deverá estar no plural, se no singular o verbo também estará no singular.

Professor: Quando trabalhamos concordância verbal podem aparecer muitas dúvidas, pois há vários verbos irregulares, neste caso explique a partir do momento que as dúvidas surgirem.

Materiais complementares:

Para obter uma cópia deste slide clique aqui

Para obter a resolução da atividade clique aqui

Fonte: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

O Homem trocado, autor Luís Fernando Veríssimo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4.

Peça que observem a imagem (projetada com data show ou impressa para cada aluno).

2. Questione:

  • Qual o tema do texto que vamos ler?
  • Onde passa essa história?

3. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.

Materiais complementares:

Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Luís Fernando Veríssimo - Disponível em https://www.ebiografia.com/luis_fernando_verissimo/ 28.08.2018

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

https://www.youtube.com/watch?v=Ok5x0OUBfKg 28.08.2018 - 59 segundos - Clélia Jovana Oliveira medeiros

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
  • Esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem coletivamente com os alunos. Contudo, você será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
  • A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
  • Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
  • Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
  • Professor, esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem e coletivamente com os alunos. Contudo o professor será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
  • A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
  • Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
  • Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
  • Professor, esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem e coletivamente com os alunos. Contudo o professor será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
  • A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
  • Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
  • Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue uma cópia do texto original completo. Para obter uma cópia, clique aqui
  • Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
  • Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes. Caso tenham apresentado dificuldades, destaque algumas frases no quadro, levando-os a refletir.
  • Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito. Escreva essa orientação num cartaz.
  • Por fim, pergunte se ainda há alguma dúvida.

Materiais complementares:

Caso queira uma cópia do slide clique aqui

Você também poderá passar o interessante vídeo da série Orto e Grafia sobre concordância verbal - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NBkwwQ4rx4g acesso em 28.08.2018 - sem falar que o tema é o mesmo: bola. Inclusive, há outros vídeos com o mesmo tema deste mesmo canal: VídeosEducativos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.

Materiais necessários:

Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas:

É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Questione-os:

  • Qual será o tema da aula?
  • Sobre o que irão aprender?

2. Anote as hipóteses no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Entregue a cada aluno uma cópia deste slide ou passe o fragmento do texto de Luís Fernando Veríssimo no quadro.
  • Peça aos alunos que circulem os verbos do fragmento do texto de vermelho e sublinhem de azul o sujeito ao qual o verbo está ligado.
  • Faça a correção coletivamente, onde todos os grupos possam socializar suas análises.
  • Por fim, leve-os a refletir que eles devem observar que se o sujeito está no plural, o verbo deverá estar no plural, se no singular o verbo também estará no singular.

Professor: Quando trabalhamos concordância verbal podem aparecer muitas dúvidas, pois há vários verbos irregulares, neste caso explique a partir do momento que as dúvidas surgirem.

Materiais complementares:

Para obter uma cópia deste slide clique aqui

Para obter a resolução da atividade clique aqui

Fonte: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

O Homem trocado, autor Luís Fernando Veríssimo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4.

Peça que observem a imagem (projetada com data show ou impressa para cada aluno).

2. Questione:

  • Qual o tema do texto que vamos ler?
  • Onde passa essa história?

3. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.

Materiais complementares:

Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Luís Fernando Veríssimo - Disponível em https://www.ebiografia.com/luis_fernando_verissimo/ 28.08.2018

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

https://www.youtube.com/watch?v=Ok5x0OUBfKg 28.08.2018 - 59 segundos - Clélia Jovana Oliveira medeiros

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
  • Esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem coletivamente com os alunos. Contudo, você será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
  • A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
  • Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
  • Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
  • Professor, esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem e coletivamente com os alunos. Contudo o professor será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
  • A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
  • Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
  • Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia do texto “A bola” com texto lacunado.
  • Professor, esta atividade tem um certo nível de dificuldade, então será necessário fazer a modelagem e coletivamente com os alunos. Contudo o professor será apenas mediador e escriba. Faça com eles o diálogo — Como é que ___________? - _____________________.
  • A partir daí, peça aos alunos que continuem sem você, em grupos.
  • Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
  • Depois que os alunos terminarem esta parte da tarefa, peça que os grupos socializem, confrontando as respostas. Anote no quadro os verbos de cada grupo, questione os demais grupos para saber se eles acham que o texto dos colegas estão fazendo sentido.
  • Pergunte aos alunos qual a maior dificuldade e reflita com a classe qual a melhor maneira de resolvê-la.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto, clique aqui.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_ana_alice_domingues_dos_santos.pdf página 25 - acesso em 28.08.2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue uma cópia do texto original completo. Para obter uma cópia, clique aqui
  • Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
  • Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes. Caso tenham apresentado dificuldades, destaque algumas frases no quadro, levando-os a refletir.
  • Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito. Escreva essa orientação num cartaz.
  • Por fim, pergunte se ainda há alguma dúvida.

Materiais complementares:

Caso queira uma cópia do slide clique aqui

Você também poderá passar o interessante vídeo da série Orto e Grafia sobre concordância verbal - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NBkwwQ4rx4g acesso em 28.08.2018 - sem falar que o tema é o mesmo: bola. Inclusive, há outros vídeos com o mesmo tema deste mesmo canal: VídeosEducativos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano