Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.
Materiais necessários:
Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.
Dificuldades antecipadas:
É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 28.08.2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
1. Questione seus alunos:
- Qual será o tema da aula?
- Sobre o que irão aprender?
2. Anote as hipóteses no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4 pessoas.
- Peça que observem o título e a imagem (projetada com datashow ou impressa para cada aluno).
- Questione:
- A partir do título qual história será contada?
- Onde passa essa história?
4. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.
Materiais complementares:
Para obter uma cópia deste slide clique aqui.
Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Stanilaw Ponte Preta - Sérgio Marcos Rangel Porto
Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997.
Disponível em https://www.infoescola.com/biografias/stanislaw-ponte-preta/. Acesso em 25.08.2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações para este slide
- Entregue a seus alunos uma cópia do texto parcial “A velha contrabandista”.
- Solicite que façam, individualmente, uma leitura silenciosa.
- Oriente-os para que discutam em cada grupo o que acharam desta parte do texto.
- Questione:
- Gostaram do texto?
- Já o conheciam?
- Gostariam de fazer alguma observação? O que perceberam? - Espera-se que eles percebam o erro na concordância verbal, converse com eles para que cheguem essa conclusão.
- Solicite aos alunos que circulem os verbos que apresentam o problema.
- Em seguida, os grupos devem socializar os resultados e compará-los.
- É essencial que o professor mostre o verbo na frase e questione qual o sujeito e se ele concorda ou não com o verbo.
- Anote as hipóteses no quadro.
Materiais complementares: para imprimir uma cópia desse fragmento de texto, clique aqui
Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
- Entregue para cada aluno uma cópia do fragmento do texto “A velha contrabandista” com texto lacunado.
- Peça que, em grupo, preencham o texto lacunado comparando com o outro. Informe que os verbos utilizados estão corretos, eles precisam fazer a concordância verbal.
- Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
- Confronte a resposta de cada grupo.
Materiais complementares: Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui.
Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997
Disponívem em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio19.htm acesso em 25.08.2018
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete ou entregue uma cópia do texto original completo.
- Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
- Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes. Caso tenham apresentado dificuldades, explore o restante do texto. Destaque algumas frases no quadro levando-os a refletir.
- Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito e escreva essa orientação num cartaz.
- Por fim, peça que leiam até o final e pergunte se ainda há alguma dúvida.
Materiais complementares:
Datashow para projetar o texto original. Caso queira uma cópia do texto completo para imprimir, clique aqui.
Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997
Disponívem em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio19.htm acesso em 25.08.2018