15928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre concordância verbal

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.

Materiais necessários:

Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas:

É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 28.08.2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

1. Questione seus alunos:

  • Qual será o tema da aula?
  • Sobre o que irão aprender?

2. Anote as hipóteses no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4 pessoas.
  • Peça que observem o título e a imagem (projetada com datashow ou impressa para cada aluno).
  • Questione:
  • A partir do título qual história será contada?
  • Onde passa essa história?

4. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.

Materiais complementares:

Para obter uma cópia deste slide clique aqui.

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Stanilaw Ponte Preta - Sérgio Marcos Rangel Porto

Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997.

Disponível em https://www.infoescola.com/biografias/stanislaw-ponte-preta/. Acesso em 25.08.2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações para este slide

  • Entregue a seus alunos uma cópia do texto parcial “A velha contrabandista”.
  • Solicite que façam, individualmente, uma leitura silenciosa.
  • Oriente-os para que discutam em cada grupo o que acharam desta parte do texto.
  • Questione:
  • Gostaram do texto?
  • Já o conheciam?
  • Gostariam de fazer alguma observação? O que perceberam? - Espera-se que eles percebam o erro na concordância verbal, converse com eles para que cheguem essa conclusão.
  • Solicite aos alunos que circulem os verbos que apresentam o problema.
  • Em seguida, os grupos devem socializar os resultados e compará-los.
  • É essencial que o professor mostre o verbo na frase e questione qual o sujeito e se ele concorda ou não com o verbo.
  • Anote as hipóteses no quadro.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia desse fragmento de texto, clique aqui

Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia do fragmento do texto “A velha contrabandista” com texto lacunado.
  • Peça que, em grupo, preencham o texto lacunado comparando com o outro. Informe que os verbos utilizados estão corretos, eles precisam fazer a concordância verbal.
  • Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
  • Confronte a resposta de cada grupo.

Materiais complementares: Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui.

Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997

Disponívem em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio19.htm acesso em 25.08.2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue uma cópia do texto original completo.
  • Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
  • Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes. Caso tenham apresentado dificuldades, explore o restante do texto. Destaque algumas frases no quadro levando-os a refletir.
  • Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito e escreva essa orientação num cartaz.
  • Por fim, peça que leiam até o final e pergunte se ainda há alguma dúvida.

Materiais complementares:

Datashow para projetar o texto original. Caso queira uma cópia do texto completo para imprimir, clique aqui.

Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997

Disponívem em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio19.htm acesso em 25.08.2018

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.

Materiais necessários:

Cartolina, canetas coloridas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas:

É interessante que os alunos já tenham vivenciado alguma reflexão acerca das classes gramaticais sujeito e verbo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 28.08.2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

1. Questione seus alunos:

  • Qual será o tema da aula?
  • Sobre o que irão aprender?

2. Anote as hipóteses no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 3 ou 4 pessoas.
  • Peça que observem o título e a imagem (projetada com datashow ou impressa para cada aluno).
  • Questione:
  • A partir do título qual história será contada?
  • Onde passa essa história?

4. Anote as hipóteses no quadro para depois confrontá-las.

Materiais complementares:

Para obter uma cópia deste slide clique aqui.

Como atividade complementar, poderá fazer a leitura da biografia do autor Stanilaw Ponte Preta - Sérgio Marcos Rangel Porto

Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997.

Disponível em https://www.infoescola.com/biografias/stanislaw-ponte-preta/. Acesso em 25.08.2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações para este slide

  • Entregue a seus alunos uma cópia do texto parcial “A velha contrabandista”.
  • Solicite que façam, individualmente, uma leitura silenciosa.
  • Oriente-os para que discutam em cada grupo o que acharam desta parte do texto.
  • Questione:
  • Gostaram do texto?
  • Já o conheciam?
  • Gostariam de fazer alguma observação? O que perceberam? - Espera-se que eles percebam o erro na concordância verbal, converse com eles para que cheguem essa conclusão.
  • Solicite aos alunos que circulem os verbos que apresentam o problema.
  • Em seguida, os grupos devem socializar os resultados e compará-los.
  • É essencial que o professor mostre o verbo na frase e questione qual o sujeito e se ele concorda ou não com o verbo.
  • Anote as hipóteses no quadro.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia desse fragmento de texto, clique aqui

Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia do fragmento do texto “A velha contrabandista” com texto lacunado.
  • Peça que, em grupo, preencham o texto lacunado comparando com o outro. Informe que os verbos utilizados estão corretos, eles precisam fazer a concordância verbal.
  • Circule pela sala de modo a ajudá-los no desafio.
  • Confronte a resposta de cada grupo.

Materiais complementares: Para acessar um cópia desta atividade, clique aqui.

Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997

Disponívem em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio19.htm acesso em 25.08.2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue uma cópia do texto original completo.
  • Confronte as respostas dos alunos com o texto original.
  • Verifique com os alunos se conseguiram compreender que o verbo concorda com o substantivo e/ou com os pronomes. Caso tenham apresentado dificuldades, explore o restante do texto. Destaque algumas frases no quadro levando-os a refletir.
  • Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito e escreva essa orientação num cartaz.
  • Por fim, peça que leiam até o final e pergunte se ainda há alguma dúvida.

Materiais complementares:

Datashow para projetar o texto original. Caso queira uma cópia do texto completo para imprimir, clique aqui.

Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. A velha contrabandista. In: PRETA, Stanislaw Ponte. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997

Disponívem em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio19.htm acesso em 25.08.2018

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano