15926
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Imagem poética em poemas visuais e concretos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre imagem poética em poemas concretos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Grazielle Tavares
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Imagem poética em poemas visuais e concretos

Finalidade da aula: Identificar com autonomia o sentido do poema, utilizando a relação entre os recursos sonoros e gráficos.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Poemas concretos e visuais.

Objeto(s) do conhecimento: Escrita autônoma

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP27.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica

Materiais necessários:  

Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Disco de cartolina com o poema colado. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Poema impresso, disponível aqui.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessário.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S.  BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê.  Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 03 de outubro de 2018

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.


Código: LPO3_04SQA07

(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas