Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de Problemas de disposição retangular
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas: disposição retangular e combinações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Objetivos específicos
Resolver com estratégias pessoais situação-problema com ideia de disposição retangular.
Conceito-chave
Situações-problemas de disposição retangular.
Conhecimento prévios
Tabuada.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
- Data show (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver com estratégias pessoais situação-problema com ideia de disposição retangular.
Tabela de Resumo.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar a Retomada da Aula.
Discuta com a turma: Questione:
- Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
- Pelo título da aula, como ela será?
- O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
- Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
- O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?
Retomada (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Retomar conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes disposições de organizar 12 copos em uma bandeja. Projete a imagem usando um Datashow em sua sala ou desenhe os copos no quadro. Socialize as ideias dos alunos no quadro. Essa é uma atividade oral.
Discuta com a turma:
- Vocês organizam as coisas em colunas e fileiras em casa? O quê?
- Vocês já viram alguém organizando alguma coisa em fileiras e colunas? O quê? Onde?
- Há algum momento na escola que vocês ficam em fileiras e colunas? Quais são esses momentos?
Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.
Retomada (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes disposições de organizar 12 copos em uma bandeja. Projete a imagem usando um Datashow em sua sala ou desenhe os copos no quadro. Socialize as ideias dos alunos no quadro. Oriente os alunos que a disposição retangular auxilia nos cálculos, e que a visualização desta disposição dos objetos facilita no entendimento das diferentes multiplicações, como por exemplo: 2 x 12 = 24 ou 3 x 4 = 24. Essa é uma atividade oral.
Discuta com a turma:
- Vocês organizam as coisas em colunas e fileiras em casa? O quê?
- Vocês já viram alguém organizando alguma coisa em fileiras e colunas? O quê? Onde?
- Há algum momento na escola que vocês ficam em fileiras e colunas? Quais são esses momentos?
Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.
Atividade Principal (slide 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.
Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrarem as respostas da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para que discutam suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em outras formas de resolverem a situação além da que encontraram. Motive-os a usarem cálculo mental e exercitarem as seus conhecimentos sobre os fatos básicos, como as tabuadas. Disponibilize aos alunos materiais manipulativos (caixas de fósforos vazias, palitos, tampinhas plásticas etc.) para que a partir da representação dos dados do problema, possam pensar sobre ele e visualizem suas hipóteses de resolução, unindo as ideias abstratas e suas representações com materiais manipulativos. Estimule-os a socializarem suas ideias com a turma e fazerem comentários justificando suas hipóteses e as apresentadas por seus colegas.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:
- Como podemos descobrir a quantidade de bilhetes que ainda tem para vender no “Cineplay”?
- Você é capaz de descobrir mais de um jeito de resolver a situação?
- Sabe me dizer quantas pessoas cabem nesse cinema?
- Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?
Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel De Soluções (slides de 6 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Painel De Soluções (slides de 6 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Painel De Soluções (slides de 6 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Painel De Soluções (slides de 6 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula.
Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo, desenho, esquemas, adição de parcelas iguais, subtrações sucessivas, etc? Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que vocês acham sobre esta operação como resolução desse problema?
Atividade de Raio X
Atividade: Situação problema – Disposição retangular
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos encontrem diferentes formas prática para solucionar a situação-problema.
Orientações: Solicite que, as crianças individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, circule pela sala e verifique se as crianças compreenderam a ideia de disposição retangular e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Nesta atividade as crianças trabalharão com a ideia de disposição retangular, na qual temos o produto final e a incógnita é uma das parcelas. Há a necessidade de levarmos a criança perceber que já temos o número de coluna e vamos ter que determinar o número de fileiras. Você pode representar essa ideia no quadro para as crianças observarem a relação entre as 3 colunas e quantidade de crianças que serão necessárias em cada fileira. As crianças podem resolver por contagem, distribuindo um a um nas colunas até chegarem no número 12, desenhar essa ideia, resolver por subtrações sucessivas de quantidades iguais (-3), pela adição de parcelas iguais: 4+ 4 + 4 = 12 ou pela divisão 12 : 3 = 4. Mas, não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelas crianças para encontrarem o resultado do desafio proposto. Leve o aluno a perceber que o número de alunos em cada coluna é o mesmo número de fileiras.
Discuta com a turma:
- Quantos alunos tem em cada coluna?
- Quantas fileiras foram formadas?
- Como você chegou ao resultado?
- Explique para mim o que você pensou?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_09NUM05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Jogo: Jogo da multiplicação
Jogo: A vista
Jogo: Tabuada da multiplicação com dominó
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolução de problemas de multiplicação utilizando a disposição retangular. Os problemas de configuração retangular referem-se à organização de elementos em fileiras e colunas. O segundo plano desta sequência trabalhou também com a disposição retangular de uma forma mais simples. Esse problema é um pouco mais complexo e, portanto, recomendamos que você proponha primeiramente o do plano anterior. Os alunos precisam ter acesso pelo menos à ilustração da sala do cinema atividade principal. A parte escrita do slide pode ser enviada por um áudio ou em forma de texto. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide ou o desenho da sala de cinema para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, lembrando que a parte mais importante é configuração da sala do cinema. Eles também devem copiar a situação no caderno. É importante que eles desenhem a sala para perceber a configuração retangular do outdoor. Se for possível, você pode pedir que eles utilizem papel quadriculado para pintar as cadeiras e sua disposição na sala do cinema. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos ou por escrito. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções com os colegas. Se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível. Peça que os alunos expliquem como pensaram para realizar a atividade, quais estratégias usaram. A impressão e entrega da atividade para os alunos deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
É importante expor o painel de soluções, pois mostra, através de desenhos ou de cálculos, como resolver o problema. Você pode tirar um print dos slides. Envie o print pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.
Sistematização
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de desafios e de compartilhamento de estratégias de resolução utilizando situações do dia a dia. Podem também incentivar os alunos a jogarem os jogos que foram indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Objetivos específicos
Resolver com estratégias pessoais situação-problema com ideia de disposição retangular.
Conceito-chave
Situações-problemas de disposição retangular.
Conhecimento prévios
Tabuada.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
- Data show (opcional).