Nesta proposta, organize estações em que as crianças possam interagir com textos de diferentes gêneros.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leda Barbosa
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
Abordagem didática: Nos momentos de livre escolha, os conflitos tendem a ocorrer com mais frequência, pois, diferentemente das atividades dirigidas – nas quais, em geral, todos estão desenvolvendo a mesma proposta, cada um com seu material –, as crianças devem negociar a divisão de brinquedos e materiais e combinar
sua utilização. Cabe ao professor saber como mediar os conflitos e aproveitar essas situações para conversar e elaborar listas de regras, ajudando os pequenos na conquista de aprendizagens progressivas sobre estar com outros, respeitar, dividir e se adequar a regras básicas de convívio social.
Código: EDI2_07UND05
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes