15921
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Escolhendo livros e histórias

Nesta proposta, organize estações em que as crianças possam interagir com textos de diferentes gêneros.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leda Barbosa

Escolhendo livros e histórias

Apresente a proposta
Grave um vídeo contando uma história que sua turma goste bastante, usando adereços ou materiais que representam o enredo. Por exemplo: a história “O caso do Bolinho”, utilizando massinha e um pegador de cozinha representando o lobo.

Você pode encontrar essa história cantada aqui, para se inspirar. Compartilhe outras histórias por fotos, para que possam usar em casa, caso não tenham acesso aos livros físicos. Fale o quanto é importante dar continuidade a esse momento em família. Envie o material por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação. Faça o convite: “ouviram a história preferida na escola que acabei de contar, agora me contem: qual é a históroa preferida na sua casa?”

Adaptações necessárias
Convide as famílias a disponibilizar histórias que tenham em casa, junto com outras que você enviar, para que possam continuar interagindo com os livros e narrativas. Dessa forma, poderão escolher acessar os livros físicos que tiverem e também o acervo que você enviar. Outra adaptação possível para ampliar repertório de gênero é o site “Leia para uma criança”.

Sugira às famílias
Oriente as famílias a buscarem um local especial e convidativo para a leitura: um cantinho aconchegante com almofadas ou uma tenda diferente, que podem montar em casa. O importante é que o espaço seja organizado com a criança, a partir do que tiverem disponível em casa, e atenda as preferências dela.

Proponha que a criança escolha, dentre as diversas opções, a história que deseja. Oriente que ela possa interagir durante a leitura. Para tornar esse momento mais divertido, os familiares poderão fazer de conta que são os personagens com alguns elementos representativos e assim ficará mais animado. Esses momentos tendem a fortalecer e unir os laços familiares entre os
envolvidos.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que compartilhem os registros da atividade com você, de modo que possa socializá-los com todo o grupo, para que mais famílias também se sintam estimuladas a participarem. Encaminhe o material por Whatsapp ou pela plataforma que estiverem usando em sua rede. Faça uma apresentação digital usando o Apresentações Google com os títulos preferidos de cada família e exponha da forma que costumam fazer na escola. Desta forma, este material se tornará uma potente ferramenta para despertar memórias afetivas, funcionando como apoio, o que tende a facilitar o processo de convívio escolar na readaptação.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_07UND05

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas