Nesta proposta, organize espaços e materiais para que as crianças possam fazer livremente produções artísticas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leda Barbosa
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
Abordagem didática: Nos momentos de livre escolha, os conflitos tendem a ocorrer com mais frequência, pois nelas, diferentemente das atividades dirigidas – nas quais, em geral, todos estão desenvolvendo a mesma proposta, cada um com seu material –, as crianças devem negociar a divisão de brinquedos e de materiais, além de combinar
sua utilização. Cabe ao professor saber como mediar os conflitos e aproveitar essas situações para conversar e elaborar listas de regras, ajudando os pequenos na conquista de aprendizagens progressivas sobre estar com outros, respeitar, dividir e se adequar a regras básicas de convívio social.
Código: EDI2_07UND04
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes