15920
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Grande ateliê de artes

Nesta proposta, organize espaços e materiais para que as crianças possam fazer livremente produções artísticas.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leda Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade é importante que as crianças estejam habituadas com combinados para uso dos espaços dentro da rotina escolar e com momentos de livre escolha.

Materiais:

Os materiais de artes devem ser providenciados com antecedências. Papel cartão, cartolina, folhas A3, A4, papel pardo, caixas de papelão grandes, tecidos (TNT, algodão, toalhas), rolinhos de papel higiênico, telas para pinturas, caso a escola as tenha. Tintas guaches de cores variadas, colas coloridas, pincéis de diferentes espessuras e em vários formatos, que estejam presentes no acervo da escola. Esponjas cortadas em formatos divertidos. Giz, de cera, lápis de cor, carvão , giz de quadro negro, canetinhas, massinha de cores variadas, argila). Imagens de expressões artísticas locais, pinturas, esculturas, estátuas, desenhos, aquarelas etc.Adapte esses materiais de acordo com a disponibilidade da escola, o importante é a oferta e a experimentação de vários materiais artísticos e em quantidades que garantam a participação de todos. Blocos de encaixe.

Espaços:

Área externa, pátio. Fixe grandes murais de papel pardo em paredes e no chão. Coloque folhas A4 e A3 em mesas, da maneira conhecida pelas crianças para fazer atividades. Prepare os ateliês de artes sempre com um grupo de materiais para serem pintados e os materiais para pintura e um ateliê de massinha e argila no chão ou em mesas, de modo que os pequenos possam escolher e experimentar os materiais que desejarem, bem como as maneiras de fazer pinturas. Disponibilize os materiais de artes de modo que as crianças tenham liberdade para utilizá-los como preferirem, buscando atender às necessidades corporais e gestuais delas.

Tempo sugerido:

Entre 40 minutos a uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Durante as pinturas livres e as explorações artísticas surgem conflitos entre as crianças? De que forma elas buscam resolvê-los?

2. As crianças buscam classificar os materiais utilizados nas pinturas e nas explorações de acordo com determinados atributos (cor, forma, tamanho, etc)? Como elas fazem isso?

3. Como as crianças demonstram compreender as regras básicas de convívio social durante as interações com as pinturas livres no ateliê? Como a organização e o uso dos materiais ajudam as crianças em sua comunicação e no convívio social?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude as crianças de acordo com suas demandas, interesses e necessidades a explorar todos os materiais dos ateliês e a descobrir novas maneiras criativas de pintar, moldar e externalizar por meio da arte seus sentimentos. Organize o espaço dos ateliês com propostas de pinturas em diferentes níveis de modo acessível às crianças, atendendo às amplitudes corporais e gestuais delas.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide o grande grupo para uma roda de conversa sobre artes, esculturas, estátuas, diferentes formas de pintar e sobre os materiais que podem ser usados.

Proponha que as crianças se organizem em duplas ou em pequenos grupos, como desejarem, para que possam fazer uma caminhada de reconhecimento do ateliê de arte. Fique atento às formas de interação e diálogos que as crianças constroem entre si. Observe o que lhes chama atenção e se algumas ideias já surgem ao observar o ateliê e os diversos materiais. Depois, retorne a roda e mostre para o grande grupo imagens de expressões artísticas locais, pinturas, esculturas, estátuas, desenhos, aquarelas etc, conversando com as crianças sobre como a arte pode ajudar a deixar tudo mais divertido. Em seguida, incentive que contem o que pensaram em confeccionar, garantindo espaço de expressão para todas as crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Eita quanto material nós vimos durante essa caminhada, alguém tem ideia do que dá para fazer com todas aquelas tintas? Conte pra gente como você pensou em usar esse material. Você acha que precisará de ajuda?


2

Convide o grande grupo para colocar em prática suas ideias de expressões artísticas, permitindo que as crianças se organizem da maneira que desejarem.

Durante as livres escolhas do brincar artístico, zele pelo espaço do brincar, garantindo o tempo, os materiais, a privacidade e ajudando-as a solucionar conflitos, por meio do auxílio nas interações e brincadeiras. Atue como coparticipante das brincadeiras e das construções artísticas, sempre na perspectiva de proporcionar momentos de livre escolha e de enriquecer o cuidado das crianças com elas mesmas, com os colegas e o espaço de convivência. Caso alguém não demonstre muito interesse pelo ateliê, ou já tenha terminado a produção artística, convide essa criança para brincar e explorar blocos de encaixe e outros brinquedos disposto na sala do grupo.

Possíveis ações das crianças nesse momento: Explorar o ateliê, materiais e formas de expressão, criando outras maneiras ainda mais criativas de fazer arte. Misturar alguns materiais. Usar um tipo de material em vários papéis e de várias formas. Convidar o amigo para criar, brincar e pintar juntos. Imitar alguma forma de pintar do amigo. Utilizar todos os materiais em uma mesma expressão artística.


3

Convide aquelas crianças que já tenham terminado de brincar com os ateliês para te ajudar a avisar os pequenos grupos que o tempo da turma com esses materiais está acabando. Depois de dez minutos avise que a atividade chegou ao fim e que todos poderão ver as artes que foram feitas com os materiais utilizados. Visite todos os pequenos grupos, crianças que preferiram trabalhar individualmente ou em duplase convide-as para apresentarem sua arte para você e para os colegas ajudando-as no compartilhamento de informações de acordo com as demandas. Garanta espaço de fala para todas e atente-se para as formas de comunicação com gestos, olhares e expressões faciais.

Possíveis falas do professor neste momento: O que você fez? Muito legal, estou vendo aqui que você usou muitos materiais, quais? Você gostou de fazer essa arte, por que? Conte pra mim como você fez essa arte! Está muito interessante!

Para finalizar:

Convide o grande grupo para fazer uma exposição das artes perto da sala da turma. Disponibilize um local para acomodar os trabalhos e ajude as crianças nessa organização. Avise ao grande grupo que também é necessário guardar os materiais e organizar o pátio. Informe a próxima atividade. Ao perceber que alguma criança não está ajudando na arrumação, entregue um material na mão dela, peça ajuda para guardá-lo e indique onde ela pode fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo o momento. Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy .

Desdobramentos

Repita esta atividade com outras propostas de expressões artísticas. Você também pode buscar na cultura local a expressão artística mais valorizada e convidar um artista local para realizar uma oficina na escola sobre ela.

Engajando as famílias

Converse com as famílias sobre o ateliê de artes no momento da despedida e incentive cada criança a levar seu responsável para ver a exposição da turma e conhecer o que ela fez no ateliê. Convide os responsáveis para ajudar os pequenos a descobrir em casa uma obra de arte. Peça que enviem-na para a escola no dia seguinte, para que seja compartilhada com o grande grupo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano