15920
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Grande ateliê de artes

Nesta proposta, organize espaços e materiais para que as crianças possam fazer livremente produções artísticas.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leda Barbosa

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade é importante que as crianças estejam habituadas com combinados para uso dos espaços dentro da rotina escolar e com momentos de livre escolha.

Materiais:

Os materiais de artes devem ser providenciados com antecedências. Papel cartão, cartolina, folhas A3, A4, papel pardo, caixas de papelão grandes, tecidos (TNT, algodão, toalhas), rolinhos de papel higiênico, telas para pinturas, caso a escola as tenha. Tintas guaches de cores variadas, colas coloridas, pincéis de diferentes espessuras e em vários formatos, que estejam presentes no acervo da escola. Esponjas cortadas em formatos divertidos. Giz, de cera, lápis de cor, carvão , giz de quadro negro, canetinhas, massinha de cores variadas, argila). Imagens de expressões artísticas locais, pinturas, esculturas, estátuas, desenhos, aquarelas etc.Adapte esses materiais de acordo com a disponibilidade da escola, o importante é a oferta e a experimentação de vários materiais artísticos e em quantidades que garantam a participação de todos. Blocos de encaixe.

Espaços:

Área externa, pátio. Fixe grandes murais de papel pardo em paredes e no chão. Coloque folhas A4 e A3 em mesas, da maneira conhecida pelas crianças para fazer atividades. Prepare os ateliês de artes sempre com um grupo de materiais para serem pintados e os materiais para pintura e um ateliê de massinha e argila no chão ou em mesas, de modo que os pequenos possam escolher e experimentar os materiais que desejarem, bem como as maneiras de fazer pinturas. Disponibilize os materiais de artes de modo que as crianças tenham liberdade para utilizá-los como preferirem, buscando atender às necessidades corporais e gestuais delas.

Tempo sugerido:

Entre 40 minutos a uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Durante as pinturas livres e as explorações artísticas surgem conflitos entre as crianças? De que forma elas buscam resolvê-los?

2. As crianças buscam classificar os materiais utilizados nas pinturas e nas explorações de acordo com determinados atributos (cor, forma, tamanho, etc)? Como elas fazem isso?

3. Como as crianças demonstram compreender as regras básicas de convívio social durante as interações com as pinturas livres no ateliê? Como a organização e o uso dos materiais ajudam as crianças em sua comunicação e no convívio social?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude as crianças de acordo com suas demandas, interesses e necessidades a explorar todos os materiais dos ateliês e a descobrir novas maneiras criativas de pintar, moldar e externalizar por meio da arte seus sentimentos. Organize o espaço dos ateliês com propostas de pinturas em diferentes níveis de modo acessível às crianças, atendendo às amplitudes corporais e gestuais delas.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide o grande grupo para uma roda de conversa sobre artes, esculturas, estátuas, diferentes formas de pintar e sobre os materiais que podem ser usados.

Proponha que as crianças se organizem em duplas ou em pequenos grupos, como desejarem, para que possam fazer uma caminhada de reconhecimento do ateliê de arte. Fique atento às formas de interação e diálogos que as crianças constroem entre si. Observe o que lhes chama atenção e se algumas ideias já surgem ao observar o ateliê e os diversos materiais. Depois, retorne a roda e mostre para o grande grupo imagens de expressões artísticas locais, pinturas, esculturas, estátuas, desenhos, aquarelas etc, conversando com as crianças sobre como a arte pode ajudar a deixar tudo mais divertido. Em seguida, incentive que contem o que pensaram em confeccionar, garantindo espaço de expressão para todas as crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Eita quanto material nós vimos durante essa caminhada, alguém tem ideia do que dá para fazer com todas aquelas tintas? Conte pra gente como você pensou em usar esse material. Você acha que precisará de ajuda?


2

Convide o grande grupo para colocar em prática suas ideias de expressões artísticas, permitindo que as crianças se organizem da maneira que desejarem.

Durante as livres escolhas do brincar artístico, zele pelo espaço do brincar, garantindo o tempo, os materiais, a privacidade e ajudando-as a solucionar conflitos, por meio do auxílio nas interações e brincadeiras. Atue como coparticipante das brincadeiras e das construções artísticas, sempre na perspectiva de proporcionar momentos de livre escolha e de enriquecer o cuidado das crianças com elas mesmas, com os colegas e o espaço de convivência. Caso alguém não demonstre muito interesse pelo ateliê, ou já tenha terminado a produção artística, convide essa criança para brincar e explorar blocos de encaixe e outros brinquedos disposto na sala do grupo.

Possíveis ações das crianças nesse momento: Explorar o ateliê, materiais e formas de expressão, criando outras maneiras ainda mais criativas de fazer arte. Misturar alguns materiais. Usar um tipo de material em vários papéis e de várias formas. Convidar o amigo para criar, brincar e pintar juntos. Imitar alguma forma de pintar do amigo. Utilizar todos os materiais em uma mesma expressão artística.


3

Convide aquelas crianças que já tenham terminado de brincar com os ateliês para te ajudar a avisar os pequenos grupos que o tempo da turma com esses materiais está acabando. Depois de dez minutos avise que a atividade chegou ao fim e que todos poderão ver as artes que foram feitas com os materiais utilizados. Visite todos os pequenos grupos, crianças que preferiram trabalhar individualmente ou em duplase convide-as para apresentarem sua arte para você e para os colegas ajudando-as no compartilhamento de informações de acordo com as demandas. Garanta espaço de fala para todas e atente-se para as formas de comunicação com gestos, olhares e expressões faciais.

Possíveis falas do professor neste momento: O que você fez? Muito legal, estou vendo aqui que você usou muitos materiais, quais? Você gostou de fazer essa arte, por que? Conte pra mim como você fez essa arte! Está muito interessante!

Para finalizar:

Convide o grande grupo para fazer uma exposição das artes perto da sala da turma. Disponibilize um local para acomodar os trabalhos e ajude as crianças nessa organização. Avise ao grande grupo que também é necessário guardar os materiais e organizar o pátio. Informe a próxima atividade. Ao perceber que alguma criança não está ajudando na arrumação, entregue um material na mão dela, peça ajuda para guardá-lo e indique onde ela pode fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo o momento. Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy .

Desdobramentos

Repita esta atividade com outras propostas de expressões artísticas. Você também pode buscar na cultura local a expressão artística mais valorizada e convidar um artista local para realizar uma oficina na escola sobre ela.

Engajando as famílias

Converse com as famílias sobre o ateliê de artes no momento da despedida e incentive cada criança a levar seu responsável para ver a exposição da turma e conhecer o que ela fez no ateliê. Convide os responsáveis para ajudar os pequenos a descobrir em casa uma obra de arte. Peça que enviem-na para a escola no dia seguinte, para que seja compartilhada com o grande grupo.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Escolhendo as brincadeiras

ATIVIDADE 02

Livre escolha e construção

ATIVIDADE 03

Livres escolhas no parque

ATIVIDADE 05

Escolhendo livros e histórias

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Produção de tintas caseiras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com diferentes instrumentos e suportes

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de circuito com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorações e classificações de coleções feitas pelas crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo as brincadeiras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livre escolha e construção

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montagem de circuito

Creche / Educação Infantil / Unidade

Passeio em busca de sons do ambiente

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com sons do ambiente

Creche / Educação Infantil / Unidade

A proposta de um livro de receitas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livres escolhas no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Grande ateliê de artes

Creche / Educação Infantil / Unidade

Fazendo uma receita

Creche / Educação Infantil / Unidade

Coleções a partir de materiais trazidos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com água no tanque de Areia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Misturando diferentes texturas com a água

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Visita ao jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Problemas de contagem no jogo de boliche

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando as Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de circuito com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando vegetais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Utilizando e explorando dados nos jogos de percurso

Creche / Educação Infantil / Unidade

Hábitos antes e depois de comer

Creche / Educação Infantil / Unidade

Plantando na horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo uma horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo as brincadeiras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livre escolha e construção

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de mágica e imitação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolha dos jogos preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com cenários das histórias preferidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livres escolhas no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Grande ateliê de artes

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo livros e histórias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO07 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experiências com caixas, cubos e dados

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com cordas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida com centros de interesse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percursos com tecidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recontando a história com objetos e acessórios

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolha dos jogos preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Produzindo um cenário e vestimentas para brincar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Grande ateliê de artes

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jogando um jogo novo

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann