15919
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Adaptação: saída com atividade de livre escolha

Na despedida dos primeiros dias de aula, organize cantos para que as crianças brinquem com massinha, cestos de tesouros e outros brinquedos.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Converse com os pais antes do início das atividades escolares sobre a adaptação das crianças. Esse primeiro contato é essencial para serem esclarecidas possíveis dúvidas, feito combinados etc. É importante colher informações sobre a criança, seus gostos, sua rotina, suas preferências e outros interesses. Peça às famíliasquetragam consigo alguns objetos dos pequenos. Avise que a atividade será realizada próximo ao horário de saída e que a família poderá chegar mais cedo para participar da proposta, caso a presença dos pais já não seja necessária. A atividade deve contar com um outro professor para te apoiar.

Materiais:

Separe recipientes de palha (um para cada três ou quatro crianças) que cumpram a função de acomodar os objetos, como uma caixa de papelão, peneiras ou uma bacia plástica e monte algunscestos dos tesouros com objetos diversos de uso cotidiano (sugestões de como organizar os cestos estão disponíveis aqui, entre as páginas 71 e 77). Esses objetos podem ser: talheres, fitas, esponja, bucha vegetal, escova de dente, escova de cabelo, pente, peneirinhas de suco, frutas, conchas, pincéis, cascas de árvores, pulseiras, canecas, panelas, chocalhos, plumas, cintos etc. Providencie massinha de modelar, que podem ser de receitas caseiras, e saquinhos nos quais as crianças possam levar a massinha para casa. Celular para registro fotográfico. Alguns brinquedos de uso pessoal das crianças. Tapete e mesinhas.

Espaços:

Realize a atividade de preferência na sala das crianças, se for espaçosa. A proposta pode ser feita também em um outro espaço, como o pátio interno, desde que permita às crianças se movimentar com liberdade, explorando bem os materiais e participando ativamente dos momentos de interação. Prepare cantos organizados assim: um canto com Cestos do Tesouros (cada cesto contendo objetos diferentes) sobre alguns tapetes, um canto com massinhas caseiras sobre uma mesinha (que serão colocadas dentro de saquinhos ao final da proposta) e um canto com brinquedos de uso pessoal das crianças.

Tempo sugerido:

Entre 40 minutos e uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais são as formas de interação entre as crianças e delas com você? Como se expressam? Como se manifestam?

2. De que forma as crianças falam sobre seus brinquedos e objetos preferidos? Como mostram o que é delas? Como comunicam suas preferências, opiniões e suas intenções? Formulam explicações no momento de suas escolhas?

3. Como as crianças expressam independência ou não, na escolha dos cantos? Elas compartilham interesses, objetos e os espaços com seus pares?Demonstram segurança e tranquilidades? Como?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Procure ouvir e perceber as preferências das crianças. Dessa forma, verbalize o que é manifestado por elas. Oportunize que conflitos sejam resolvidos, negociados e que a opinião do outro seja considerada. Possibilite que cada uma se envolva na proposta e respeite o tempo de todas. Tente perceber os interesses de cada uma, para que, a partir daí, você possa garantir diversas formas de exploração.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Próximo ao momento de saída, reúna as crianças em roda. No grande grupo apresente os cantos com cestos de objetos, com a massinha e com os brinquedos das crianças. Diga que depois de brincar nos espaços de livre escolha elas poderão levar para casa um saquinho de massinha. Observe a reação dos pequenos. Alguns podem demonstrar medo, ainda se agarrar ao familiar (se ainda for o caso), indicando que não querem participar. Outros podem bater palminhas, já se levantar, correr em direção aos cantos, indicando que estão animados, curiosos e já indicando avanço naadaptação. Demonstre entusiasmo e respeite se alguma criança preferir não participar da proposta. No entanto, sempre que possível, aproveite para incentivar a participação de todos e para orientar os familiares a irem se afastando conforme o envolvimento das crianças aumente.


2

As crianças podem escolher a qual canto se direcionar. Dê sugestões, mas sempre valide as iniciativas delasa. Observe como se comportam diante dos cestos, objetos e massinhas. Deixe que interajam, como desejarem, nesse momento. Caso alguma criança, já tenha livremente se direcionado aos espaços preparados, estimule as outras a fazer o mesmo. Se não, convide-as para conhecer esses espaços, comunicando a elas o que há neles e ampliando suas possibilidades. Amplie as possibilidades delas de acordo com as ações e expressões de cada uma. Nesse momento, aproveite para ir registrando as interações e as explorações da turma.


3

Deixe que as crianças escolham a qual espaço preferem ir, o que querem pegar, fazer, experimentar. Fique atento a como se organizam e às suas preferências por determinado material. Verifique se alguma criança convida outra para alguma brincadeira, se há ajuda entre elas. Incentive familiares que ainda estão por perto a brincar junto com as crianças nos cantos. Perceba se gostam dos barulhos que fazem, se pedem ajuda, se compartilham objetos, se criam novas brincadeiras. Fique perto mas não interfira dizendo o que as crianças têm que fazer ou como devem usar os objetos do cesto e as massinhas, pois os pequenos dão seus próprios significados aos objetos explorados. A partir das ações das crianças, conduza as conversas, medie possíveis conflitos, oportunize experiências e a criatividade dos pequenos. Se alguma brincadeira for iniciada, se envolva, interagindo o máximo possível.Se alguma criança estiver mais insegura você e a família pode brincar junto com ela. Continue registrando as interações para usar o material posteriormente.

Possíveis falas do professor neste momento: Você gostou desse cesto? Olha! O que você acha que ele está fazendo com aquele objeto? Que barulho legal, faz esse! O que você acha desse aqui? Quer experimentar? Veja como ela está brincando com aquele...! Vamos escolher algo para você?


4

Perceba se as crianças se dirigem mais a um espaço ou a outro, formando pequenos grupos. Respeite as iniciativas. Observe se elas trocam de cestos ou de objetos ou de cantos e sugira, a partir da sua observação,que explorem-nos cada vez com mais autonomia. A partir das ações das crianças, incentive que elas tentem descobrir o que tem nos outros cantos. Estimule a capacidade imaginativa e criativa das crianças, como por exemplo, quando atribuem usos diferentes aos mais diversos objetos contidos nos cestos. Nos casos das menores, ajude-as, verbalizando suas diferentes linguagens. Dê tempo para que todas explorem os objetos. Perceba se algum familiar pode se afastar e oriente-o.

Possíveis falas do professor neste momento: Temos outros cestos. O que será que tem naquele outro cesto? Vamos descobrir? Quer pegar algum objeto do outro cesto? O que acha desse aqui? Vejam! Se alguma criança chorar ou se frustrar, incentive uma outra criança maior a brincar com ela, mas sempre respeitando a vontade de cada uma.

Possíveis falas ou ações da criança neste momento: Uma criança pode observar uma outra criança brincando ou imitando com algum objeto de outro cesto e decide fazer o mesmo. Uma outra criança pode pedir ou apontar para um coleguinha, manifestando o desejo de usar o brinquedo ou outro objeto que ele está usando.


5

Continue observando como os grupos se direcionam aos materiais, se as crianças têm preferências, se usam mais uns do que outros, se fazem e como fazem uso deles. Observe se elas se divertem, se gostam desse momento, se brincam com os materiais, com os próprios brinquedos ou com os dos colegas. Direcione-se a cada grupo, tentando perceber como eles exploram e sugira que compartilhem suas ideias. Dê sugestões, se forem necessárias, a partir de ações e escolhas dos grupos. Avise que logo a atividade chegará ao fim e que as crianças poderão levar um pedaço de massinha para casa.


Para finalizar:

Com a chegada dos pais, comunique, às crianças que terão mais algum tempinho para explorar, trocar e experimentar todos os objetos. Deixe as famílias à vontade para participar e brincar junto das crianças por mais um tempo, de acordo com a disponibilidade de cada uma.A medida que cada uma vá se despedindo, sugira que recolha um saquinho com massinha para levar pra casa. Após um tempo, caso ainda tenham crianças envolvidas com os cestos, não se preocupe.Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação. (Uma sugestão é Nós Vamos Guardar, de Fabiana Goddoy) Deixe as crianças à vontade, interagindo com seus familiares e peça a ajuda delas para colocar o que ainda for necessário no lugar.

Desdobramentos

Repita essa atividade muitas vezes. Dessa forma você amplia o contato com as crianças, de modo que elas tenham um momento prazeroso de saída e queiram voltar à escola, promovendo interação entre elas e com os materiais, a fim de estabelecer relações de intimidade e confiança. É interessante também que, à medida que atividade for repetida sejam, incluídos novos objetos do cotidiano no Cesto do Tesouro, que podem ser trazidos pelas crianças.

Engajando as famílias

Comunique o trabalho com os cestos dos tesouros e peça às famílias que, junto com as crianças, escolham algum objeto para enviar à escola e montar o Cesto do Tesouro da turma. Monte um mural na porta da sala com fotos dos objetos escolhidos (ou dos próprios cestos) pelas crianças, para ser compartilhado com as famílias. Aproveite o mural e também compartilhe os registros feitos durante a atividade.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Adaptação: conhecendo o espaço da sala

ATIVIDADE 02

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

ATIVIDADE 03

Adaptação: conhecendo a escola

ATIVIDADE 04

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EF01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Decidindo a leitura do dia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontrando objetos escondidos pelo espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Diferenças entre bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Representando graficamente as preferências das crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

O cuidado e o faz de conta: Banho de bonecos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montando um Álbum de Expressões da Turma

Creche / Educação Infantil / Unidade

Resolução de problemas com a receita de cajuzinhos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chamada como estratégia de leitura para crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registrando, conhecendo e contando com dados

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com os dados coloridos durante a “Corrida dos Cones”

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com a história dos Três Porquinhos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Trabalhando as palavras estáveis dos momentos da rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meu nome, minha identidade

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recorte e colagem de Henri Matisse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo vida e obra de Henri Matisse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodada de caretas da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo uma horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pesquisa sobre cirandas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Etiquetando espaços

Creche / Educação Infantil / Unidade

A proposta de um livro de receitas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construindo uma coleção com objetos do parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

O desenho e o corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jogo de memória com desenhos autorais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolha das receitas que vão para o livro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: saída com atividade de livre escolha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com a história a partir de um cenário

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experiências com esponjas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Produção de um minijardim com as famílias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO03 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Narração de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Resolvendo problemas de contagem das crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de faz de conta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras e contagem com uma parlenda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontro de contações de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de circuito com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida durante a adaptação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando a refeição

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção de Nanás

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida com centros de interesse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com bolas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Plantando na horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recontando a história com objetos e acessórios

Creche / Educação Infantil / Unidade

Oficina de artes inspiradas em Niki e Matisse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livre escolha e construção

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo o espaço da sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construindo uma coleção com objetos do parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando o boiar e o afundar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com cenários das histórias preferidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: saída com atividade de livre escolha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Coleções a partir de materiais trazidos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Contagem e registro a partir de coleções

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experiências com esponjas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exposição de coleções feitas pelas crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Misturando diferentes texturas com a água

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EF05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Narração de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de outras culturas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Revisitando histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pertences pessoais: Reconhecimento e cuidado

Creche / Educação Infantil / Unidade

História com teatro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montando um Álbum de Expressões da Turma

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontro de contações de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com uma história musicada

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando personagens em uma história de repetição

Creche / Educação Infantil / Unidade

As danças e as culturas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo o cardápio da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chegando na escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando a volta pra casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção de barquinho de gelo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a ciranda Coco de roda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Ampliação de repertório: os jogos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: saída com atividade de livre escolha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experiências com esponjas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann