15915
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincadeiras com leitura de rimas

Nesta atividade, realize a leitura de uma obra em que há brincadeiras com a sonoridade das palavras.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Talita Regina Lopes de Oliveira Marques

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Utilize um livro de rimas para esta proposta. Boas sugestões são os livros Você Troca ou Rima ou combina? Caso queira utilizar outra obra, faça uma pesquisa na biblioteca local ou na internet para verificar o que há disponível.

Busque leituras com as quais os bebês já tenham tido contato anteriormente, se possível.

Organize o ambiente da proposta com alguns objetos ou figuras presentes na história. Faça um mural para colar as figuras (com velcro ou plastificadas) ou pendure-nas com prendedor de roupa.

Materiais:

Você precisará de objetos presentes na história, do livro da história, de figuras impressas com velcro atrás (podem também ser plastificadas), para que possam ser coladas e descoladas do mural previamente montado ou penduradas em um varal com prendedores de roupas.

Espaços:

Organizeos materiais de forma atrativa na sala de referência. Coloque uma sonorização no ambiente se desejar. Escolha um local seguro para montar o mural, delimite o tamanho dele, de forma que fique na altura dos bebês e que eles possam ter autonomia para colocar as figuras nele e depois retirá-las.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Durante a proposta, de que forma os bebês exploram e interagem com a atividade ( materiais impressos e livro)?

Como os bebês imitam as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar?

3. Como os bebês movimentam as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Convide os bebês para realizar a proposta e incentive a participação de todos. Propicie um espaço seguro, esteja disponível perto deles para que tenham acesso ao local organizado e acessível, especialmente os que ainda não se locomovem com autonomia. Narre o que está acontecendo e faça com que seu corpo sirva de suporte para os movimentos deles, bem como para acolhê-los quando o acolhimento se fizer necessário.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Converse com os bebês do grupo todo acerca da proposta que será realizada, ou seja, um momento de leitura com rimas. Inicie fazendo uma roda e cantarolando uma canção para envolver o grupo na proposta. Instigue a curiosidade apresentando o livro que será utilizado e o que vocês vão encontrar ao lê-lo. Faça comentários como: Veja! ….(cara de espanto) que imagem é essa? Quem reconhece? Converse com os bebês sendo recíproco às suas ações e nomeie o que acontece.


2

Nesse momento os bebês estarão próximos a você. Procure variar a entonação de sua voz sempre que contar uma rima. Isso chamará a atenção deles, observe as reações e as possíveis imitações que poderão surgir. É relevante que as ações e situações sejam conversadas com os bebês previamente. Registre, se possível, com fotos ou vídeos e faça pequenas anotações para reflexão posterior.

Possíveis ações das crianças neste momento: O bebê explora o livro, passa as mãos pelas páginas acariciando-as, sentindo as imagens que estão alí. Nesse momento encontra algo familiar, volta seu olhar para o entorno fazendo tentativas de dividir sua descoberta.

Possíveis falas do professor neste momento: Veja! Sim….temos uma parecida aqui (objeto de pelúcia ou confeccionado de forma não estruturada ou algo presente no cotidiano do bebê relacionado com a rima), você troca (mude seu tom de voz para grave) por esse objeto (nomeie e mude seu tom de voz para agudo).


3

Note como acontece a expressão corporal dos bebês ao fazer tentativas de pegar as figuras impressas ou ao manusear o mural de imagens. Atente-se aos pontos de maior interesse e a quais intervenções podem ser feitas, tais como brincar de querer trocar algo, imitar o som do personagem presente no livro etc.


4

Após a exploração, oportunize para as crianças o manuseio do livro no qual está a história rimada. Observe se algum bebê faz tentativas de pegar as figuras também no livro e se ele imita a sua ação ao manuseá-lo como, por exemplo, a forma de virar as páginas ou se passa os dedinhos em cima das frases da história.

Valide iniciativas e descobertas.


Para finalizar:

Com a aproximação da finalização da proposta, converse com os bebês e convide-os para organizar o espaço. Para ajudar na localização temporal, avise-os qual será o próximo acontecimento do dia, garantindo uma predição do que irá acontecer. Informe o quanto é importante organizar o local antes de seguirem para a próxima experiência. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês nesse momento. Use uma música que marque o momento de arrumação com o grupo, por exemplo, Nós vamos guardar, de Fabiana Goddoy. Para quem já finalizou a participação na vivência, deixe disponível uma caixa com os brinquedos preferidos da turma.

Desdobramentos

É muito importante ter a possibilidade de reapresentar essa vivência aos bebês, se possível, em outros ambientes. Una os batuques com materiais de largo alcance às músicas rimadas que já são de conhecimento dos bebês da sua região e também pesquise outras para ampliar o repertório deles.

Outra possibilidade é utilizar o livro e vídeo Assim Assado, da escritora Eva Furnari . Projete o vídeo ou as sequências de imagens do livro (use também celular, tablet, notebook, ou outro recurso audiovisual que tiver disponível em sua escola).

Engajando as famílias

Convide os familiares para acompanhar o mural que foi montado com as observações feitas pelos professores na proposta com os bebês. Apresente os registros feitos de forma atrativa e estética para aguçar a imaginação de todos. Ou envie os relatos para casa no formato de informativos e até mesmo organize-os em um portfólio.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano