Apresente a proposta
Grave um breve vídeo dirigindo-se aos bebês com a leitura de uma história com rimas que eles já tenham tido contato na escola. Instigue o interesse deles pelas ilustrações. Se tiver fotos de momentos como esse na escola, lendo história para eles, envie-as junto, o que será ainda mais significativo. Encerre com um convite: “Que tal uma brincadeira divertida aí em casa com essa história?” Explique para as famílias que essa é uma atividade sobre leitura e brincadeiras com rimas, envolvendo a sonoridade das palavras. Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
De acordo com o contexto familiar, se não tiverem o livro físico em casa, envie, da forma como for possível, fotos do livro para que façam a leitura. Selecione também partes com as imagens que fazem referência às palavras para brincar com rimas. Oriente que imprimam ou usem digitalmente, no celular ou em outro dispositivo que tiverem para acessar juntos. Caso não tenha um título com rimas para indicar, use uma das sugestões do plano, inclusive a versão digital de “Assim Assado” (disponível aqui).
Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê na organização do espaço que deverá conter as imagens que fazem referência às rimas do livro. Nesse momento, sugira que falem as rimas para favorecer a associação de ideias. Depois, podem assistir novamente ao vídeo que você gravou, instigando o bebê a associar as imagens e rimas da leitura pausada às imagens correspondentes. Se for um bebê maior, poderá buscá-las e trazê-las. Um bebê menor precisará de auxílio na locomoção. Oriente que estejam atentos aos gestos e reações, pois, por meio deles, os bebês sinalizam qual elemento escolheu. Por exemplo: sorrindo, mexendo as mãozinhas, dentre outras. Explique que, depois desse momento exploratório em que se divertiram ao descobrir os elementos da história com rimas, um dos familiares pode reler a história toda, da forma que puder, seja no livro físico ou via dispositivo digital, permitindo que o bebê interaja com os elementos novamente se assim desejar, e fazendo associação de pensamentos e ideias. Desta forma, esse se tornará mais um momento valioso de interação familiar, aproximando e estreitando os elos de carinho e confiança.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a realizar o registro, comentando como foi a vivência em família. Você poderá reuni-los numa apresentação digital e compartilhá-la com as demais famílias para que se sintam estimuladas a participar também. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com as imagens comentadas da atividade em família e exponha-o na escola. Assim, esse material se tornará um valioso recurso ao evocar memórias afetivas de casa, fazendo conexão com a escola e apoiando o processo de retomada do convívio escolar.