15914
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincadeiras com músicas de tradição oral

Nesta proposta, as crianças exploram o uso de instrumentos para batucar canções já conhecidas por eles.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Talita Regina Lopes de Oliveira Marques

Apresente a proposta
Faça um pequeno vídeo demonstrando, de forma bem animada, brincadeiras simples, que envolvem músicas de tradição oral, como, por exemplo, “Janela, janelinha”, “Cadê o toucinho que estava aqui?” e “Serra, serra, serrador”. Se não tiver criança em casa, pode usar um boneco ou bicho de pelúcia para demonstrar a brincadeira com você. Explique que essas músicas podem relembrar a infância dos familiares e que o corpo funciona como um brinquedo, aproximando as pessoas e estreitando os laços afetivos nesse momento em que estão em casa. Finalize com o convite: “Que tal fazer essas brincadeiras em casa, com os familiares, de forma divertida?” Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que sua rede está utilizando.

Adaptações necessárias
Convide as famílias a realizar as brincadeiras de forma interativa, podendo usar o corpo como brinquedo. Poderão assistir ao vídeo pelo celular, mas oriente que não fiquem olhando a imagem no momento, e sim que direcionem a atenção para a interação, apenas ouvindo e brincando. Sugira que um familiar faça registros por foto ou vídeo enquanto os outros brincam com o bebê.

Sugira às famílias
Convide os familiares a posicionarem o bebê de forma que ele participe ativamente, explorando gestos e interagindo com os presentes. É recomendado que estejam atentos, pois o bebê manifestará seus interesses e preferências. Por exemplo: ele poderá indicar com o dedo que quer fazer “Janela, janelinha” no familiar também. Nesse sentido, oriente que validem suas iniciativas e nomeiem ações e reações. Por se tratarem de músicas de tradição, pode ser que os familiares revivam lembranças afetivas da época de suas infâncias. Nesse ambiente especial, certamente novas memórias afetivas serão produzidas durante uma vivência leve e prazerosa.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a compartilhar os registros desse momento, de forma que você possa agrupá-los num álbum da turma: “Brincadeiras com músicas de tradição oral em casa”. Socialize-o com todas as famílias usando o Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Envie-o pela plataforma que sua rede está utilizando para se comunicar. Ao compartilhar, a tendência é que mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Isso fortalece a conexão família-escola através do senso de pertencimento, que favorece a reinserção no ambiente escolar quando o isolamento social terminar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_20UND04

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas