15911
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Arte com tintas caseiras, massas e melecas

Nesta atividade, as crianças irão brincar com diversos materiais elaborados por elas com ingredientes naturais e comestíveis.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

Apresente a proposta
Selecione fotos de crianças fazendo arte com tintas caseiras, massinha e melecas. Voê pode encontrar boas ideias de receitas na internet (disponível aqui). Verifique se a equipe da sua escola tem registros de momentos como esses para que você compartilhe junto, o que será ainda mais significativo para os bebês. De forma animada, aproveite para convidar: “Que tal descobrir juntos novas formas de explorar tintas caseiras, massas e melecas em casa?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
De acordo com o contexto familiar, oriente que realizem essa proposta da forma como for possível, respeitando as recomendações para esse momento. Por exemplo: poderão usar as 3 ou somente 2 opções se não houver como fazer a meleca com amido, e poderão aproveitar a massinha feita em outro dia e que ficou guardada na geladeira. Quanto aos materiais, poderão adaptá-los também e usar uma garrafa PET como rolinho, pintura em caixa de papelão e uma brocha feita com ramos ou galhos amarrados e higienizados. Oriente que usem suportes amplos para que os bebês possam descobrir a riqueza do uso de suas mãos e do corpo como um todo. Enquanto estão envolvidos na atividade, oriente que uma pessoa tire fotos dos momentos marcantes para enviar depois. É fundamental que o bebê seja acompanhado durante toda atividade para garantir sua segurança.

Sugira às famílias
Convide os familiares a permitir que o bebê escolha o que vai usar e possa explorar livremente. Oriente que envolvam o bebê nas diversas investigações de acordo com a situação no local. Por exemplo: pegar um pote e esmagar a massinha, depois colocar tinta sobre o pote e misturar, percebendo que mudou de cor e deixou marcas no papelão que estava no chão. Sugira que os familiares observem e ajudem a nomear as ações, reações e transformações. Para animar ainda mais, podem brincar de esconder/achar a impressão das mãos e dos pés que fizeram no suporte com a tinta caseira. Esses momentos irão deixar a rotina mais leve e unir a família de forma prazerosa.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar as fotos dos momentos de descoberta que essa atividade gerou. Reúna todas em uma apresentação digital, para a qual você pode usar o Apresentações Google (disponível aqui), e compartilhe com as famílias para que se sintam estimuladas a participar também. Quando o período de isolamento social terminar, reveja as imagens com os bebês e disponibilize o álbum para toda comunidade escolar da forma como sua escola costuma fazer isso. Você poderá ainda propor uma exposição interativa em que as famílias sejam convidadas a experimentar essa vivência novamente, agora na escola e com a comunidade escolar. Ao evocar memórias afetivas de casa, esse material se tornará um potente recurso, fazendo conexão direta com um momento na escola, apoiando o processo de retomada do convívio escolar e firmando, de forma concreta, a parceria família-escola.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_16UND05

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas