15909
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O gênero Resumo de textos da área de Ciências da Natureza e sua organização para garantir a coerência e progressão temática

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre resumo de textos científicos

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto informativo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Texto impressos, computador, data show. Textos a serem utilizados neste plano:

FARIA, F.; TAVASSI, A.M.C. Sanguessugas!!!!. Revista Ciência Hoje Criança, 2016. Disponível em: . Acesso em 24 nov. 2018.

ROCHA, L. C. S. Por que o nariz do cão é gelado? Revista Ciência Hoje Criança, 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 nov.2018.

Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das idéias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das idéias do autor, utilizando palavras que possam parafrasear as idéias do autor;
d) respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados;

e) empregar linguagem clara e objetiva, optando por palavras e expressões curtas;
f) dar preferência à forma impessoal da linguagem;
g) usar uma seqüência corrente de enunciados na ordem direta e que estejam interligados;
h) ser precedido de referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo”.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov.2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de reconhecer os principais temas e as palavras-chave, que devem ser selecionadas para elaborar o resumo. Em geral, os alunos acreditam que o resumo é um texto curto e não conseguem selecionar o que é mais importante, quais são os aspectos essenciais que devem se manter na síntese realizada por eles.

Referências sobre o assunto:

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.

LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.

MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Provoque os alunos com a pergunta e faça a escuta atenta das reações e das respostas. É possível que alguns alunos digam que sim, que podemos copiar partes mais importantes do texto original e montar o resumo a partir delas. Outros poderão dizer que não, que não se deve copiar o texto original, e sim, escrever com outras palavras a mesma coisa. Não dê respostas prontas, apenas faça a mediação da discussão e deixe-os falar.
  • Anote as hipóteses no quadro ou em um cartaz, pois no fechamento da aula elas serão retomadas.
  • Explique aos alunos que vocês vão estudar alguns recursos utilizados no gênero, fazendo a comparação entre dois resumos e seus textos originais. Saliente que os textos são da Área de Ciências da Natureza.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos organizem-se em duplas, para que discutam os textos que irão receber.
  • Distribua aos alunos os dois textos originais disponíveis em links nos “Materiais Complementares” e os seus respectivos resumos.
  • Peça que os alunos identifiquem primeiro quais textos são resumos e quais são textos originais. Aproveite para identificar como está a predição de leitura de seus alunos (para saber mais sobre esse conceito, clique aqui), ou seja: antes de ler o texto propriamente dito, o leitor deve ser capaz de identificar, através de uma leitura rápida de alguns sinais e elementos linguísticos, paralinguísticos e extralinguísticos, pistas que o levem a compreender alguns aspectos do texto mesmo antes de ler. Assim, espera-se que os alunos identifiquem rapidamente quais são os textos originais (mais longos, com imagens, organizados em parágrafos, fonte original) dos resumos (mais curtos, sem imagens). Também espera-se que percebam rapidamente qual texto corresponde a qual resumo.
  • Depois, peça para que eles façam a leitura silenciosa da seguinte forma: primeiro o texto original, depois o seu respectivo resumo, prestando atenção em como o resumo está organizado.

Materiais complementares:

Para acessar o texto original “Sanguessugas!!!!”, vá para o link http://chc.org.br/acervo/sanguessugas

Para acessar o resumo do texto “Sanguessugas!!!!”, clique aqui.

Para acessar o texto original “Por que o nariz do cão é gelado?” vá para o link http://chc.org.br/acervo/por-que-o-nariz-do-cachorro-e-gelado/

Para acessar o resumo do texto “Por que o nariz do cão é gelado?” clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos, ainda em duplas, conversem sobre as possíveis respostas a essas perguntas e entrem em consenso, anotando, de forma rápida e sem preocupação em entregar, as suas conclusões para cada uma. Avise-os que irão dizer as respostas oralmente, então, não é necessário preocupar-se com o “capricho” estético nas respostas por escrito, já que serão somente anotações como apoio às suas falas na discussão que acontecerá depois.
  • Com relação às possíveis respostas, acesse o gabarito com explicações bem detalhadas aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os alunos, ainda em duplas, conversem sobre as possíveis respostas a essas perguntas e entrem em consenso, anotando, de forma rápida e sem preocupação em entregar, as suas conclusões para cada uma. Avise-os que irão dizer as respostas oralmente, então, não é necessário preocupar-se com o “capricho” estético nas respostas por escrito, já que serão somente anotações como apoio às suas falas na discussão que acontecerá depois.
  • Com relação às possíveis respostas, acesse o gabarito com explicações bem detalhadas aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após dar um tempo de cerca de 15 minutos para os estudantes anotarem suas respostas, abra a discussão. Agora, os alunos deverão falar o que discutiram e a que conclusões chegaram na comparação dos textos. Aproveite este momento para aprofundar a discussão e mostrar os aspectos já colocados nas orientações anteriores sobre as possíveis respostas: enriqueça as respostas de seus alunos com as observações apontadas ali, mas não deixe de valorizar o que eles descobriram.
  • Ao chegar na discussão oral das respostas 5 e 6, diga que o nome que se dá a este processo de “dizer o mesmo com outras palavras” é paráfrase, um recurso muito necessário para fazer resumos, já que precisamos manter a essência do significado do que estamos resumindo, mas de uma forma mais curta e objetiva. Observe que nem sempre a paráfrase serve para resumir: ela pode ser até maior do que a frase original, mas não no caso das paráfrases que veremos no gênero resumo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre os alunos da pergunta do Tema da aula e leia as hipóteses levantadas por eles no início desta aula. Verifique quais hipóteses, na opinião deles, corresponderam às expectativas ou não, após o que estudaram comparando os resumos e os textos originais. Espera-se que eles concluam que resumir não é copiar e que existem diversos recursos que podemos usar para resumir um texto, como por exemplo a paráfrase, a organização por ideias centrais (como no caso do texto sobre as Sanguessugas, onde vivem, como se alimentam etc); referir-se ao texto original e deixar claro que é um resumo baseado em outro texto escrito por outra pessoa também é importante, pois o texto original pode e deve ser a primeira fonte de informação sobre o assunto que está sendo estudado. O resumo é somente um apoio para estudos, pesquisas, apresentações orais, exposições. Faça a ressalva de que um resumo pode ter, sim, trechos de cópia, porém, quando for extremamente essencial colocar, por exemplo, uma citação literal do autor do texto original. Neste caso, a frase deve vir entre aspas, deixando claro que é a cópia do que o autor original falou, e não as palavras do autor do resumo.
  • Finalize a aula anotando no quadro ou no cartaz da pergunta “Resumir é copiar?” as conclusões dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto informativo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Texto impressos, computador, data show. Textos a serem utilizados neste plano:

FARIA, F.; TAVASSI, A.M.C. Sanguessugas!!!!. Revista Ciência Hoje Criança, 2016. Disponível em: . Acesso em 24 nov. 2018.

ROCHA, L. C. S. Por que o nariz do cão é gelado? Revista Ciência Hoje Criança, 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 nov.2018.

Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das idéias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das idéias do autor, utilizando palavras que possam parafrasear as idéias do autor;
d) respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados;

e) empregar linguagem clara e objetiva, optando por palavras e expressões curtas;
f) dar preferência à forma impessoal da linguagem;
g) usar uma seqüência corrente de enunciados na ordem direta e que estejam interligados;
h) ser precedido de referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo”.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov.2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de reconhecer os principais temas e as palavras-chave, que devem ser selecionadas para elaborar o resumo. Em geral, os alunos acreditam que o resumo é um texto curto e não conseguem selecionar o que é mais importante, quais são os aspectos essenciais que devem se manter na síntese realizada por eles.

Referências sobre o assunto:

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.

LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.

MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Provoque os alunos com a pergunta e faça a escuta atenta das reações e das respostas. É possível que alguns alunos digam que sim, que podemos copiar partes mais importantes do texto original e montar o resumo a partir delas. Outros poderão dizer que não, que não se deve copiar o texto original, e sim, escrever com outras palavras a mesma coisa. Não dê respostas prontas, apenas faça a mediação da discussão e deixe-os falar.
  • Anote as hipóteses no quadro ou em um cartaz, pois no fechamento da aula elas serão retomadas.
  • Explique aos alunos que vocês vão estudar alguns recursos utilizados no gênero, fazendo a comparação entre dois resumos e seus textos originais. Saliente que os textos são da Área de Ciências da Natureza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos organizem-se em duplas, para que discutam os textos que irão receber.
  • Distribua aos alunos os dois textos originais disponíveis em links nos “Materiais Complementares” e os seus respectivos resumos.
  • Peça que os alunos identifiquem primeiro quais textos são resumos e quais são textos originais. Aproveite para identificar como está a predição de leitura de seus alunos (para saber mais sobre esse conceito, clique aqui), ou seja: antes de ler o texto propriamente dito, o leitor deve ser capaz de identificar, através de uma leitura rápida de alguns sinais e elementos linguísticos, paralinguísticos e extralinguísticos, pistas que o levem a compreender alguns aspectos do texto mesmo antes de ler. Assim, espera-se que os alunos identifiquem rapidamente quais são os textos originais (mais longos, com imagens, organizados em parágrafos, fonte original) dos resumos (mais curtos, sem imagens). Também espera-se que percebam rapidamente qual texto corresponde a qual resumo.
  • Depois, peça para que eles façam a leitura silenciosa da seguinte forma: primeiro o texto original, depois o seu respectivo resumo, prestando atenção em como o resumo está organizado.

Materiais complementares:

Para acessar o texto original “Sanguessugas!!!!”, vá para o link http://chc.org.br/acervo/sanguessugas

Para acessar o resumo do texto “Sanguessugas!!!!”, clique aqui.

Para acessar o texto original “Por que o nariz do cão é gelado?” vá para o link http://chc.org.br/acervo/por-que-o-nariz-do-cachorro-e-gelado/

Para acessar o resumo do texto “Por que o nariz do cão é gelado?” clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos, ainda em duplas, conversem sobre as possíveis respostas a essas perguntas e entrem em consenso, anotando, de forma rápida e sem preocupação em entregar, as suas conclusões para cada uma. Avise-os que irão dizer as respostas oralmente, então, não é necessário preocupar-se com o “capricho” estético nas respostas por escrito, já que serão somente anotações como apoio às suas falas na discussão que acontecerá depois.
  • Com relação às possíveis respostas, acesse o gabarito com explicações bem detalhadas aqui.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os alunos, ainda em duplas, conversem sobre as possíveis respostas a essas perguntas e entrem em consenso, anotando, de forma rápida e sem preocupação em entregar, as suas conclusões para cada uma. Avise-os que irão dizer as respostas oralmente, então, não é necessário preocupar-se com o “capricho” estético nas respostas por escrito, já que serão somente anotações como apoio às suas falas na discussão que acontecerá depois.
  • Com relação às possíveis respostas, acesse o gabarito com explicações bem detalhadas aqui.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após dar um tempo de cerca de 15 minutos para os estudantes anotarem suas respostas, abra a discussão. Agora, os alunos deverão falar o que discutiram e a que conclusões chegaram na comparação dos textos. Aproveite este momento para aprofundar a discussão e mostrar os aspectos já colocados nas orientações anteriores sobre as possíveis respostas: enriqueça as respostas de seus alunos com as observações apontadas ali, mas não deixe de valorizar o que eles descobriram.
  • Ao chegar na discussão oral das respostas 5 e 6, diga que o nome que se dá a este processo de “dizer o mesmo com outras palavras” é paráfrase, um recurso muito necessário para fazer resumos, já que precisamos manter a essência do significado do que estamos resumindo, mas de uma forma mais curta e objetiva. Observe que nem sempre a paráfrase serve para resumir: ela pode ser até maior do que a frase original, mas não no caso das paráfrases que veremos no gênero resumo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre os alunos da pergunta do Tema da aula e leia as hipóteses levantadas por eles no início desta aula. Verifique quais hipóteses, na opinião deles, corresponderam às expectativas ou não, após o que estudaram comparando os resumos e os textos originais. Espera-se que eles concluam que resumir não é copiar e que existem diversos recursos que podemos usar para resumir um texto, como por exemplo a paráfrase, a organização por ideias centrais (como no caso do texto sobre as Sanguessugas, onde vivem, como se alimentam etc); referir-se ao texto original e deixar claro que é um resumo baseado em outro texto escrito por outra pessoa também é importante, pois o texto original pode e deve ser a primeira fonte de informação sobre o assunto que está sendo estudado. O resumo é somente um apoio para estudos, pesquisas, apresentações orais, exposições. Faça a ressalva de que um resumo pode ter, sim, trechos de cópia, porém, quando for extremamente essencial colocar, por exemplo, uma citação literal do autor do texto original. Neste caso, a frase deve vir entre aspas, deixando claro que é a cópia do que o autor original falou, e não as palavras do autor do resumo.
  • Finalize a aula anotando no quadro ou no cartaz da pergunta “Resumir é copiar?” as conclusões dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano