Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Caroline Costa Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista
Finalidade da aula: Trabalhar com verbos, a fim de reconhecer o uso da concordância padrão e não-padrão da Língua Portuguesa no gênero entrevista.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação Linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP55 / EF08LP04
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.
Materiais necessários: Cópia de trechos da entrevista com Whindersson Nunes em REVISTA TRIP.
LACOMBE, Milly. Você não conhece Whindersson Nunes?. Revista Trip. 2017. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui>. Acesso em: 23 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário das entrevistas e o uso da concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Código: LPO8_02ATS03
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes