Atividade para impressão - Biografia Whindersson Nunes
Biografia Whindersson Nunes
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variação linguística - Concordância verbal no português padrão e não padrão
Por: Caroline Costa Silva
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.
Materiais necessários: Cópia de trechos da entrevista com Whindersson Nunes em REVISTA TRIP.
LACOMBE, Milly. Você não conhece Whindersson Nunes?. Revista Trip. 2017. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui>. Acesso em: 23 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário das entrevistas e o uso da concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Clique aqui para ler sobre a biografia do youtuber.
Clique aqui para ver a entrevista completa on-line: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
Orientações:
Materiais complementares:
Clique aqui para ler sobre a biografia do youtuber.
Clique aqui para ver a entrevista completa on-line: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Orientações:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Orientações:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Orientações:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Orientações:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.
Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.
Orientações:
c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.
Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.
Orientações:
c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.
Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui); Slide Carnival (tutorial disponível aqui).
Tema
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que eles estudarão a concordância verbal padrão e não padrão em uma entrevista de Whindersson Nunes.
Introdução
Encaminhe ao grupo da turma no WhatsApp a foto de Whindersson Nunes. Pergunte aos alunos quem é a pessoa da fotografia, se eles sabem o que ele faz, se assistem a seus vídeos. Aguarde o retorno de alguns alunos. Em seguida, encaminhe-lhes a biografia de Whindersson Nunes. A entrevista encaminhada terá algumas lacunas para que os discentes as preencham, realizando a concordância verbal padrão. A entrevista com o youtuber está disponível aqui.
Desenvolvimento
Divida a turma em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade (a discussão ocorrerá em subgrupos, pelo WhatsApp, através de chamadas de vídeo, áudio ou troca de mensagens). Encaminhe-lhes os trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal. Informe que a entrevista não está completa, mas podem acessá-la na íntegra no link disponível aqui. Dê um tempo para que realizem a atividade e, em seguida, encaminhe-lhes também as seguintes perguntas: a) Onde você encontra o gênero entrevista?; b) Quem costuma produzir esses textos?; c) Qual é objetivo desses textos?; d) Para quem são produzidos esses textos? Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram. Em seguida, questione quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas. Compartilhe com os grupos uma apresentação com a entrevista na íntegra e uma breve discussão sobre possíveis escolhas do entrevistado. A cópia da entrevista está disponível aqui; a entrevista com lacunas está disponível aqui; a resolução da atividade está disponível aqui. Observação: a apresentação final poderá ser feita em Slides Carnival ou PowerPoint narrado (veja em Recursos Opcionais).
Fechamento
Compartilhe com a turma o vídeo do youtuberdisponível aqui e peça que assistam até o 1min21. Em seguida, solicite que respondam em seus cadernos às seguintes questões: a entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não padrão? Justifique sua resposta. Vocês acreditam que, por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista? No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique. Ao final, destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide (veja no plano original), demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a conhecer a figura de Whindersson Nunes e sua trajetória, desde as paródias até os dias atuais, com letras e músicas próprias.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Caroline Costa Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista
Finalidade da aula: Trabalhar com verbos, a fim de reconhecer o uso da concordância padrão e não-padrão da Língua Portuguesa no gênero entrevista.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação Linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP55 / EF08LP04
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.
Materiais necessários: Cópia de trechos da entrevista com Whindersson Nunes em REVISTA TRIP.
LACOMBE, Milly. Você não conhece Whindersson Nunes?. Revista Trip. 2017. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui>. Acesso em: 23 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário das entrevistas e o uso da concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: