Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.
Materiais necessários: Cópia de trechos da entrevista com Whindersson Nunes em REVISTA TRIP.
LACOMBE, Milly. Você não conhece Whindersson Nunes?. Revista Trip. 2017. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui>. Acesso em: 23 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário das entrevistas e o uso da concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Informe aos alunos que eles estudarão a concordância verbal padrão e não-padrão na entrevista de Whindersson Nunes.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Apresente a foto de Whindersson Nunes.
- Pergunte aos alunos quem é a pessoa da fotografia, se eles sabem o que ele faz, se eles assistem os vídeos dele.
- Em seguida, fale um pouco da biografia dele.
- Informe aos alunos que eles terão acesso a trechos de uma entrevista de Whindersson Nunes;
- Comunique também que haverá lacunas nessa entrevista que devem ser preenchidas por verbos, realizando a concordância verbal padrão.
Materiais complementares:
Clique aqui para ler sobre a biografia do youtuber.
Clique aqui para ver a entrevista completa on-line: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
Introdução
Orientações:
- Apresente a foto de Whindersson Nunes.
- Pergunte aos alunos quem é a pessoa da fotografia, se eles sabem o que ele faz, se eles assistem os vídeos dele.
- Em seguida, fale um pouco da biografia dele.
- Informe aos alunos que eles terão acesso a trechos de uma entrevista de Whindersson Nunes;
- Comunique também que haverá lacunas nessa entrevista que devem ser preenchidas por verbos, realizando a concordância verbal padrão.
Materiais complementares:
Clique aqui para ler sobre a biografia do youtuber.
Clique aqui para ver a entrevista completa on-line: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
- Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
- Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
- Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
- Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
- Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
- Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
- Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
- Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
- Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
- Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
- Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
- Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
- Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
- Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
- Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
- Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
- Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
- Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
- Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
- Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
- Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
- Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
- Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
- Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
- Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
- Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
- Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:
a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.
b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.
c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.
d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.
- Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
- Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
- Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.
Materiais complementares: Data show e computador.
Para cópia da entrevista, clique aqui.
Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
- Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
- A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
- Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.
c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.
Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.
- Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
- Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.
Fechamento
Orientações:
- Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
- Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
- A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
- Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.
c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.
Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.
- Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
- Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.
Fechamento
Orientações:
- Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
- Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
- A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
- Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.
c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.
Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.
- Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
- Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.