15905
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre concordância verbal entrevistas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.

Materiais necessários: Cópia de trechos da entrevista com Whindersson Nunes em REVISTA TRIP.

LACOMBE, Milly. Você não conhece Whindersson Nunes?. Revista Trip. 2017. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui>. Acesso em: 23 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário das entrevistas e o uso da concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Informe aos alunos que eles estudarão a concordância verbal padrão e não-padrão na entrevista de Whindersson Nunes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente a foto de Whindersson Nunes.
  • Pergunte aos alunos quem é a pessoa da fotografia, se eles sabem o que ele faz, se eles assistem os vídeos dele.
  • Em seguida, fale um pouco da biografia dele.
  • Informe aos alunos que eles terão acesso a trechos de uma entrevista de Whindersson Nunes;
  • Comunique também que haverá lacunas nessa entrevista que devem ser preenchidas por verbos, realizando a concordância verbal padrão.

Materiais complementares:

Clique aqui para ler sobre a biografia do youtuber.

Clique aqui para ver a entrevista completa on-line: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a foto de Whindersson Nunes.
  • Pergunte aos alunos quem é a pessoa da fotografia, se eles sabem o que ele faz, se eles assistem os vídeos dele.
  • Em seguida, fale um pouco da biografia dele.
  • Informe aos alunos que eles terão acesso a trechos de uma entrevista de Whindersson Nunes;
  • Comunique também que haverá lacunas nessa entrevista que devem ser preenchidas por verbos, realizando a concordância verbal padrão.

Materiais complementares:

Clique aqui para ler sobre a biografia do youtuber.

Clique aqui para ver a entrevista completa on-line: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
  • Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
  • A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
  • Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.

c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.

Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.

  • Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
  • Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
  • Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
  • A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
  • Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.

c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.

Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.

  • Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
  • Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
  • Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
  • A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
  • Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.

c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.

Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.

  • Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
  • Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.

Materiais necessários: Cópia de trechos da entrevista com Whindersson Nunes em REVISTA TRIP.

LACOMBE, Milly. Você não conhece Whindersson Nunes?. Revista Trip. 2017. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui>. Acesso em: 23 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário das entrevistas e o uso da concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Informe aos alunos que eles estudarão a concordância verbal padrão e não-padrão na entrevista de Whindersson Nunes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente a foto de Whindersson Nunes.
  • Pergunte aos alunos quem é a pessoa da fotografia, se eles sabem o que ele faz, se eles assistem os vídeos dele.
  • Em seguida, fale um pouco da biografia dele.
  • Informe aos alunos que eles terão acesso a trechos de uma entrevista de Whindersson Nunes;
  • Comunique também que haverá lacunas nessa entrevista que devem ser preenchidas por verbos, realizando a concordância verbal padrão.

Materiais complementares:

Clique aqui para ler sobre a biografia do youtuber.

Clique aqui para ver a entrevista completa on-line: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a foto de Whindersson Nunes.
  • Pergunte aos alunos quem é a pessoa da fotografia, se eles sabem o que ele faz, se eles assistem os vídeos dele.
  • Em seguida, fale um pouco da biografia dele.
  • Informe aos alunos que eles terão acesso a trechos de uma entrevista de Whindersson Nunes;
  • Comunique também que haverá lacunas nessa entrevista que devem ser preenchidas por verbos, realizando a concordância verbal padrão.

Materiais complementares:

Clique aqui para ler sobre a biografia do youtuber.

Clique aqui para ver a entrevista completa on-line: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos para que os alunos discutam as estratégias a serem utilizadas para a realização da atividade;
  • Entregue as cópias de trechos da entrevista de Whindersson Nunes com lacunas para os alunos preencherem com os verbos, fazendo a concordância verbal.
  • Informe a eles que a entrevista não está completa, mas que eles podem acessá-la completa através do link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui
  • Após os alunos preencherem os espaços em branco, faça as seguintes perguntas:

a) Onde você encontra o gênero entrevista? R: Na internet, em livros, em revistas.

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Jornalistas.

c) Qual é objetivo desses textos? R:Informar a sociedade sobre algum tema ou sobre alguma personalidade.

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para as pessoas que gostam de ler sobre o youtuber, bem como para pessoas que gostam de ler sobre celebridades.

  • Solicite aos grupos que leiam o texto da forma como completaram;
  • Em seguida, questione aos grupos quais foram as estratégias utilizadas para o preenchimento das lacunas;
  • Projete a entrevista na íntegra e discuta as escolhas do entrevistado. Caso não tenha datashow, entregue cópias da entrevista.

Materiais complementares: Data show e computador.

Para cópia da entrevista, clique aqui.

Para acessar a entrevista com lacunas, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
  • Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
  • A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
  • Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.

c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.

Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.

  • Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
  • Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
  • Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
  • A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
  • Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.

c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.

Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.

  • Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
  • Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passe o vídeo do youtuber, a seguir, até o minuto 1 e 21 segundos: https://www.youtube.com/watch?v=IaMawm2BWPc
  • Em seguida, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões lançadas no data show. Caso não tenha data show, escreve-as no quadro.
  • A entrevista segue a concordância padrão ou a concordância não-padrão ? Justifique sua resposta. R: A entrevista segue a concordância padrão. Por exemplo no trecho “ TRIP: Conta um pouco da sua infância. Brincava na rua, era uma coisa mais simples? Whindersson: É, sempre foi mais simples. Minha mãe e meu pai sempre foram muito “tem que andar na linha”, sabe? Então eu brincava ali dentro do limite. Meus pais nunca me privaram de brincar, de correr, de me sujar e tal, mas também se passasse do limite... Aí levava uns tapas em casa”.
  • Vocês acreditam que por ser uma revista de circulação nacional, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão na entrevista ? R: Sim, provavelmente, ele monitora a sua fala por ser uma revista de circulação nacional.

c) No vídeo, o youtuber se preocupou em fazer a concordância verbal padrão? Justifique.

Não. Não há uma preocupação e nem uma necessidade comunicativa para o youtuber fazer a concordância verbal padrão.

  • Passe para os grupos, o vídeo no 1 minuto e 17 segundos ao 1 minuto e 20 segundos e mostre a primeira resposta da entrevista e explore a orações “ Onde vocês mora” e a oração “Meus pais nunca me privaram de brincar”.
  • Discuta as respostas dos alunos e destaque o uso da concordância verbal na entrevista e no vídeo através do último slide, demonstrando que a situação comunicativa influencia na escolha da concordância verbal.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP55 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano