Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar os alunos a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar a dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.
Materiais necessários: Cópias impressas do conto “A loja de malas”, de Ray Bradbury. Recursos recomendados: computador e data show.
Dificuldades antecipadas: Dúvidas quanto à transitividade de alguns verbos em contextos específicos.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf>
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2). Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf
FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Inicie a aula indagando a turma a respeito de viagens pelo espaço e a colonização de outros planetas: Teriam coragem de viajar pelo espaço? Gostariam de morar em outros planetas? Neste momento a turma deve se manifestar livremente, expondo e justificando suas posições.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Retome a pergunta inicial e, em seguida, pergunte aos alunos com qual resposta acima mais se identificam.
- Deixe que a turma se manifeste livremente. O objetivo da pergunta inicial, além de iniciar a troca de ideias entre alunos, é aproximar a turma da crônica que será debatida a seguir.
- Após as respostas, anuncie que a turma lerá um texto retirado do livro As crônicas marcianas, de Ray Bradbury. Informe a turma que, no livro em questão, os humanos habitam o planeta Marte e convivem com marcianos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Apresente o texto de Ray Bradbury, “A loja de malas”, que integra o volume As crônicas marcianas, de 1950. Observe que diversos complementos verbais e modificadores foram acrescentados a esta versão. A fim de facilitar a visualização, tanto os complementos e modificadores acrescentados quanto alguns que já estavam no texto original foram destacados. É recomendável que a turma tenha em mãos uma cópia impressa da crônica a fim de que cada aluno possa interagir individualmente com o texto.
- Solicite a leitura silenciosa do texto a fim de que os alunos possam experienciar individualmente o estranhamento causado pela repetição de complementos.
- Indague os alunos a respeito de suas impressões de leitura. Utilize perguntas que instiguem tomadas de posição, tais como: Há algo errado com o texto?
O quê? Neste momento é importante que a turma perceba que os problemas do texto estão ligados ao excesso e à repetição de informações. - O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Materiais complementares: Você pode encontrar a versão do texto para impressão aqui.
"As crônicas marcianas", de Ray Bradbury. Editora Globo (2006)
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o texto de Ray Bradbury, “A loja de malas”, que integra o volume As crônicas marcianas, de 1950. Observe que diversos complementos verbais e modificadores foram acrescentados a esta versão. A fim de facilitar a visualização, tanto os complementos e modificadores acrescentados quanto alguns que já estavam no texto original foram destacados. É recomendável que a turma tenha em mãos uma cópia impressa da crônica a fim de que cada aluno possa interagir individualmente com o texto.
- Solicite a leitura silenciosa do texto a fim de que a os alunos possam experienciar individualmente o estranhamento causado pela repetição de complementos.
- Indague os alunos a respeito de suas impressões de leitura. Utilize perguntas que instiguem tomadas de posição, tais como: Há algo errado com o texto?
O quê? Neste momento é importante que a turma perceba que os problemas do texto estão ligados ao excesso e à repetição de informações. - O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o texto de Ray Bradbury, “A loja de malas”, que integra o volume As crônicas marcianas, de 1950. Observe que diversos complementos verbais e modificadores foram acrescentados a esta versão. A fim de facilitar a visualização, tanto os complementos e modificadores acrescentados quanto alguns que já estavam no texto original foram destacados. É recomendável que a turma tenha em mãos uma cópia impressa da crônica a fim de que cada aluno possa interagir individualmente com o texto.
- Solicite a leitura silenciosa do texto a fim de que a os alunos e alunas possam experienciar individualmente o estranhamento causado pela repetição de complementos.
- Indague os alunos a respeito de suas impressões de leitura. Utilize perguntas que instiguem tomadas de posição, tais como: Há algo errado com o texto?
O quê? Neste momento é importante que a turma perceba que os problemas do texto estão ligados ao excesso e à repetição de informações. - O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o texto de Ray Bradbury, “A loja de malas”, que integra o volume As crônicas marcianas, de 1950. Observe que diversos complementos verbais e modificadores foram acrescentados a esta versão. A fim de facilitar a visualização, tanto os complementos e modificadores acrescentados quanto alguns que já estavam no texto original foram destacados. É recomendável que a turma tenha em mãos uma cópia impressa da crônica a fim de que cada aluno possa interagir individualmente com o texto.
- Solicite a leitura silenciosa do texto a fim de que os alunos possam experienciar individualmente o estranhamento causado pela repetição de complementos.
- Indague os alunos a respeito de suas impressões de leitura. Utilize perguntas que instiguem tomadas de posição, tais como: Há algo errado com o texto?
O quê? Nesse momento é importante que a turma perceba que os problemas do texto estão ligados ao excesso e à repetição de informações. - O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a discussão inicial, peça à turma que, em duplas, suprima ou mantenha os complementos e modificadores destacados no texto. Indique também a necessidade de classificar os verbos enquanto transitivos ou intransitivos, de acordo com as escolhas em questão. Enfatize que a classificação deve levar em conta o contexto em que o verbo é utilizado. O trabalho em duplas tem por objetivo estimular a troca de ideias entre alunos em relação a suas possíveis decisões estilísticas, incentivando a criação de justificativas para os usos escolhidos.
- Solicite a leitura das soluções encontradas pela turma. Não é preciso que cada dupla leia todas as respostas, mas permita que todos os alunos se posicionem ao menos uma vez. No quadro, anote os verbos citados e as classificações indicadas pela turma (sempre que houver variação de classificações, anote ambas as possibilidades).
- Caso alguma dupla compreenda o modificador de um verbo intransitivo enquanto complemento, leve a turma a perceber a diferença entre complementos necessários e modificadores circunstanciais, isto é, palavras ou expressões não exigidas pelos verbos que expressam circunstâncias diversas, como tempo, modo e lugar (a confusão pode ocorrer com verbos intransitivos, como “morrer”). Para isso, retome exemplos do texto lido, tais como: “Estava para estourar uma guerra” e “Quando a primeira bomba cair na América” Leve a turma a perceber que, no primeiro exemplo, a expressão “uma guerra” complementa o sentido do verbo “estourar” e sua omissão comprometeria a completude da informação transmitida. No segundo caso, ao contrário, a expressão “na América” atribui uma circunstância de lugar ao verbo “cair”, mas sua omissão não tornaria a informação incompleta, e sim menos específica.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 15 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma a versão original do texto. Observe que os verbos classificados pela turma foram destacados a fim de facilitar a visualização.
- Instigue os alunos a comparar suas soluções com aquelas encontradas pelo autor do texto.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Materiais complementares: Você pode encontrar a versão original do texto para impressão aqui.
"As crônicas marcianas", de Ray Bradbury. Editora Globo (2006)
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma a versão original do texto. Observe que os verbos classificados pela turma foram destacados a fim de facilitar a visualização.
- Instigue os alunos a comparar suas soluções com aquelas encontradas pelo autor do texto.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma a versão original do texto. Observe que os verbos classificados pela turma foram destacados a fim de facilitar a visualização.
- Instigue os alunos a comparar suas soluções com aquelas encontradas pelo autor do texto.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma a versão original do texto. Observe que os verbos classificados pela turma foram destacados a fim de facilitar a visualização.
- Instigue os alunos a comparar suas soluções com aquelas encontradas pelo autor do texto.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Após a comparação, proponha à turma a pergunta que está no slide acima.
- Anote no quadro as hipóteses levantadas pela turma.
- Verifique se a turma percebeu a variação da transitividade enquanto fenômeno ligado não apenas à sintaxe e à semântica do verbo mas também a suas funções pragmáticas em contextos textuais específicos. Para isso, retorne ao terceiro slide deste plano e pergunte à turma por que as respostas apresentadas foram plenamente compreendidas.
- Auxilie a turma a compreender que os verbos e a locução verbal presentes no slide, ainda que tipicamente transitivos em exemplos descontextualizados, adquirem caráter intransitivo quando postos em relação à pergunta inicial da aula, isto é, em Contexto.