15901
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Anotação de informações principais de um texto expositivo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Anotação de informações principais de um texto expositivo

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Cópias dos textos de divulgação científica para leitura, régua, lápis ou caneta marca-texto. Para esta atividade, sugerimos o texto “Brasil do samba...qui!”, de SILVA, E. P., ARRUDA, T. A. e DUARTE, M. R. Disponível em <http://chc.org.br/brasil-do-samba-qui/> Acesso em 10 de agosto de 2018.

Informações sobre o gênero:

A anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação da vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a anotação sempre faz referência a um outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou multissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Ao tomar notas durante a leitura no próprio texto, os alunos do 6o ano poderão apresentar dificuldades em identificar as informações principais e localizá-las no texto, usando grifos, sublinhados e circulados. Também podem apresentar dificuldade em anotar comentários nas margens do texto, produzindo explicações de termos e sínteses de ideias principais.

Referências sobre o assunto:

WINKEL, Sophia, NICOLIELO, B. REVISTA NOVA ESCOLA “A turma vai saber como tomar notas” Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2078/a-turma-vai-saber-como-tomar-notas> Acesso em 01 de setembro de 2018.

MORAES, Eliana Melo Machado. “Anotação em aula: da cópia à anotação” Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829> Acesso em 25 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a finalidade da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma atividade de leitura compartilhada de uma notícia de divulgação científica, seleção das ideias principais do texto. O trabalho em grupos pequenos pode ajudar os alunos a compreender e a selecionar as informações.
  • Distribua uma cópia impressa do material de leitura para cada aluno. Todos os alunos deverão fazer anotações no material impresso, que é individual, a partir da leitura e troca de ideias em duplas ou trios.
  • Apresente aos alunos a fonte do texto: o nome da revista, “Ciência Hoje das Crianças” e o público alvo da publicação, para prepará-los para a leitura de um texto de divulgação científica escrito para crianças.
  • Apresente o título do texto que será lido na aula: “Brasil do Samba...qui! Pergunte aos alunos: Você sabe por que os sambaquis são considerados guardiões da história? Mostre aos alunos a legenda da imagem para que eles façam inferências sobre a leitura.

Material complementar:

Acesse o Texto para impressão - LPO6_06SQA02

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam em duplas ou trios a notícia de divulgação científica. Você também poderá ler a introdução do texto junto com os alunos, em voz alta.
  • Explique aos alunos que o objetivo da leitura é identificar e localizar as informações principais do texto usando estratégias de anotação: grifar, sublinhar, circular trechos, escrever nas margens dos parágrafos. Explique que o material grifado poderá ser retomado em aula posterior, para estudo e pesquisa sobre o tema.
  • Oriente-os a fazer uma leitura atenta do texto. Oriente-os a anotar, nas margens, usando comentários com sínteses, explicações, palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.

Material complementar:

Acesse a Resolução da atividade - LPO6_06SQA02

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Oriente os alunos a identificar, localizar e grifar, sublinhar ou circular as informações principais do texto.
  • Caso os alunos tenham dificuldade em selecionar as informações relevantes do texto, incentive os alunos a encontrar o tema de cada parágrafo. Pergunte aos alunos qual é a informação nova apresentada no parágrafo. Oriente-os a anotar, nas margens, comentários, sínteses, explicações ou palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Oriente os alunos a identificar, localizar e grifar, sublinhar ou circular as informações principais do texto.
  • Caso os alunos tenham dificuldade em selecionar as informações relevantes do texto, incentive os alunos a encontrar o tema de cada parágrafo. Pergunte aos alunos qual é a informação nova apresentada no parágrafo. Oriente-os a anotar, nas margens, comentários, sínteses, explicações ou palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça uma conversa coletiva para que os alunos comparem as informações selecionadas durante a leitura.
  • Peça que os grupos compartilhem com outros grupos as anotações feitas durante a leitura (grifos, sublinhados, circulados, comentários nas margens) para comparar as informações selecionadas. Pergunte aos alunos: "quais informações você grifou, sublinhou ou circulou? Vocês selecionaram as mesmas informações? Por que você selecionou estas e não outras informações? A estratégia de fazer anotações no texto durante a leitura pode ajudar a compreender as ideias do texto?".
  • Oriente os alunos a guardar o material impresso grifado nesta aula, pois ele pode ser usado para sintetizar as informações principais do texto usando anotações em esquemas visuais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Cópias dos textos de divulgação científica para leitura, régua, lápis ou caneta marca-texto. Para esta atividade, sugerimos o texto “Brasil do samba...qui!”, de SILVA, E. P., ARRUDA, T. A. e DUARTE, M. R. Disponível em <http://chc.org.br/brasil-do-samba-qui/> Acesso em 10 de agosto de 2018.

Informações sobre o gênero:

A anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação da vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a anotação sempre faz referência a um outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou multissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Ao tomar notas durante a leitura no próprio texto, os alunos do 6o ano poderão apresentar dificuldades em identificar as informações principais e localizá-las no texto, usando grifos, sublinhados e circulados. Também podem apresentar dificuldade em anotar comentários nas margens do texto, produzindo explicações de termos e sínteses de ideias principais.

Referências sobre o assunto:

WINKEL, Sophia, NICOLIELO, B. REVISTA NOVA ESCOLA “A turma vai saber como tomar notas” Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2078/a-turma-vai-saber-como-tomar-notas> Acesso em 01 de setembro de 2018.

MORAES, Eliana Melo Machado. “Anotação em aula: da cópia à anotação” Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829> Acesso em 25 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a finalidade da aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma atividade de leitura compartilhada de uma notícia de divulgação científica, seleção das ideias principais do texto. O trabalho em grupos pequenos pode ajudar os alunos a compreender e a selecionar as informações.
  • Distribua uma cópia impressa do material de leitura para cada aluno. Todos os alunos deverão fazer anotações no material impresso, que é individual, a partir da leitura e troca de ideias em duplas ou trios.
  • Apresente aos alunos a fonte do texto: o nome da revista, “Ciência Hoje das Crianças” e o público alvo da publicação, para prepará-los para a leitura de um texto de divulgação científica escrito para crianças.
  • Apresente o título do texto que será lido na aula: “Brasil do Samba...qui! Pergunte aos alunos: Você sabe por que os sambaquis são considerados guardiões da história? Mostre aos alunos a legenda da imagem para que eles façam inferências sobre a leitura.

Material complementar:

Acesse o Texto para impressão - LPO6_06SQA02

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam em duplas ou trios a notícia de divulgação científica. Você também poderá ler a introdução do texto junto com os alunos, em voz alta.
  • Explique aos alunos que o objetivo da leitura é identificar e localizar as informações principais do texto usando estratégias de anotação: grifar, sublinhar, circular trechos, escrever nas margens dos parágrafos. Explique que o material grifado poderá ser retomado em aula posterior, para estudo e pesquisa sobre o tema.
  • Oriente-os a fazer uma leitura atenta do texto. Oriente-os a anotar, nas margens, usando comentários com sínteses, explicações, palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.

Material complementar:

Acesse a Resolução da atividade - LPO6_06SQA02

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Oriente os alunos a identificar, localizar e grifar, sublinhar ou circular as informações principais do texto.
  • Caso os alunos tenham dificuldade em selecionar as informações relevantes do texto, incentive os alunos a encontrar o tema de cada parágrafo. Pergunte aos alunos qual é a informação nova apresentada no parágrafo. Oriente-os a anotar, nas margens, comentários, sínteses, explicações ou palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Oriente os alunos a identificar, localizar e grifar, sublinhar ou circular as informações principais do texto.
  • Caso os alunos tenham dificuldade em selecionar as informações relevantes do texto, incentive os alunos a encontrar o tema de cada parágrafo. Pergunte aos alunos qual é a informação nova apresentada no parágrafo. Oriente-os a anotar, nas margens, comentários, sínteses, explicações ou palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça uma conversa coletiva para que os alunos comparem as informações selecionadas durante a leitura.
  • Peça que os grupos compartilhem com outros grupos as anotações feitas durante a leitura (grifos, sublinhados, circulados, comentários nas margens) para comparar as informações selecionadas. Pergunte aos alunos: "quais informações você grifou, sublinhou ou circulou? Vocês selecionaram as mesmas informações? Por que você selecionou estas e não outras informações? A estratégia de fazer anotações no texto durante a leitura pode ajudar a compreender as ideias do texto?".
  • Oriente os alunos a guardar o material impresso grifado nesta aula, pois ele pode ser usado para sintetizar as informações principais do texto usando anotações em esquemas visuais.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano