Atividade para impressão - Texto Brasil do Samba...qui!
Plano de Aula
Plano de aula: Anotação de informações principais de um texto expositivo
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Cópias dos textos de divulgação científica para leitura, régua, lápis ou caneta marca-texto. Para esta atividade, sugerimos o texto “Brasil do samba...qui!”, de SILVA, E. P., ARRUDA, T. A. e DUARTE, M. R. Disponível em <http://chc.org.br/brasil-do-samba-qui/> Acesso em 10 de agosto de 2018.
Informações sobre o gênero:
A anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação da vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a anotação sempre faz referência a um outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou multissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.
Dificuldades antecipadas:
Ao tomar notas durante a leitura no próprio texto, os alunos do 6o ano poderão apresentar dificuldades em identificar as informações principais e localizá-las no texto, usando grifos, sublinhados e circulados. Também podem apresentar dificuldade em anotar comentários nas margens do texto, produzindo explicações de termos e sínteses de ideias principais.
Referências sobre o assunto:
WINKEL, Sophia, NICOLIELO, B. REVISTA NOVA ESCOLA “A turma vai saber como tomar notas” Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2078/a-turma-vai-saber-como-tomar-notas> Acesso em 01 de setembro de 2018.
MORAES, Eliana Melo Machado. “Anotação em aula: da cópia à anotação” Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829> Acesso em 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos a finalidade da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios para uma atividade de leitura compartilhada de uma notícia de divulgação científica, seleção das ideias principais do texto. O trabalho em grupos pequenos pode ajudar os alunos a compreender e a selecionar as informações.
- Distribua uma cópia impressa do material de leitura para cada aluno. Todos os alunos deverão fazer anotações no material impresso, que é individual, a partir da leitura e troca de ideias em duplas ou trios.
- Apresente aos alunos a fonte do texto: o nome da revista, “Ciência Hoje das Crianças” e o público alvo da publicação, para prepará-los para a leitura de um texto de divulgação científica escrito para crianças.
- Apresente o título do texto que será lido na aula: “Brasil do Samba...qui! Pergunte aos alunos: Você sabe por que os sambaquis são considerados guardiões da história? Mostre aos alunos a legenda da imagem para que eles façam inferências sobre a leitura.
Material complementar:
Acesse o Texto para impressão - LPO6_06SQA02
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos leiam em duplas ou trios a notícia de divulgação científica. Você também poderá ler a introdução do texto junto com os alunos, em voz alta.
- Explique aos alunos que o objetivo da leitura é identificar e localizar as informações principais do texto usando estratégias de anotação: grifar, sublinhar, circular trechos, escrever nas margens dos parágrafos. Explique que o material grifado poderá ser retomado em aula posterior, para estudo e pesquisa sobre o tema.
- Oriente-os a fazer uma leitura atenta do texto. Oriente-os a anotar, nas margens, usando comentários com sínteses, explicações, palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.
Material complementar:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Oriente os alunos a identificar, localizar e grifar, sublinhar ou circular as informações principais do texto.
- Caso os alunos tenham dificuldade em selecionar as informações relevantes do texto, incentive os alunos a encontrar o tema de cada parágrafo. Pergunte aos alunos qual é a informação nova apresentada no parágrafo. Oriente-os a anotar, nas margens, comentários, sínteses, explicações ou palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Oriente os alunos a identificar, localizar e grifar, sublinhar ou circular as informações principais do texto.
- Caso os alunos tenham dificuldade em selecionar as informações relevantes do texto, incentive os alunos a encontrar o tema de cada parágrafo. Pergunte aos alunos qual é a informação nova apresentada no parágrafo. Oriente-os a anotar, nas margens, comentários, sínteses, explicações ou palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça uma conversa coletiva para que os alunos comparem as informações selecionadas durante a leitura.
- Peça que os grupos compartilhem com outros grupos as anotações feitas durante a leitura (grifos, sublinhados, circulados, comentários nas margens) para comparar as informações selecionadas. Pergunte aos alunos: "quais informações você grifou, sublinhou ou circulou? Vocês selecionaram as mesmas informações? Por que você selecionou estas e não outras informações? A estratégia de fazer anotações no texto durante a leitura pode ajudar a compreender as ideias do texto?".
- Oriente os alunos a guardar o material impresso grifado nesta aula, pois ele pode ser usado para sintetizar as informações principais do texto usando anotações em esquemas visuais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para a sua turma pedindo que leiam o texto Brasil do Samba...qui, disponível aqui. Oriente-os a anotar, nas margens, comentários, sínteses, explicações ou palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos. Duas sugestões de como os alunos podem realizar essa atividade: 1. imprimir a folha e fazer as anotações à mão para depois fotografar e enviar (seria o ideal para se apropriar melhor das condições de produção do gênero); 2. converter o texto em imagem (basta printar) e escrever, marcar, circular sobre a imagem com recursos básicos de edição no celular ou computador. Estabeleça um prazo de entrega via WhatsApp ou e-mail. Acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês.
Desenvolvimento
Após todos terem feito e compartilhado suas anotações, peça que se organizem de três em três para compararem suas anotações e responderem às seguintes questões: 1. Quais informações cada um grifou, sublinhou ou circulou?; 2. Vocês selecionaram as mesmas informações?; 3. Por que vocês selecionaram essas e não outras informações?; 4. A estratégia de fazer anotações no texto durante a leitura pode ajudar a compreender as ideias do texto?
Estabeleça um prazo para que os grupos compartilhem suas respostas por WhatsApp ou e-mail.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções dos trios para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a ler o texto disponível no plano e conversar sobre o que é Sambaqui, relatando se já conheceram algum ou se sabem se há Sambaquis em sua cidade, estado ou região, e onde se localizam. Proponha que pesquisem sobre o assunto e compartilhem o que descobriram.