15899
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A coesão dando o sentido...

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre A coesão dando o sentido...

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Atividades disponíveis aqui e aqui.

Introdução
Oriente os alunos sobre a atividade, enviando um áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo WhatsApp. Envie o texto da atividade “fatiado”: não se esqueça de alterar a ordem dos trechos ou enviá-los separadamente. Solicite que os alunos leiam os trechos e organizem o texto na ordem que considerarem mais adequada.

Leia o texto em voz alta para os alunos, por meio de áudio ou vídeo, e proponha que ouçam a leitura acompanhando a montagem do texto. Depois de ler, fale sobre a organização do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão, e ressalte alguns elementos do texto presentes em cada uma de suas partes constituintes.

Desenvolvimento
Antes de ler o texto em áudio ou vídeo para os alunos, diga que você vai solicitar que eles grifem algumas palavras, chamadas de PRONOMES, que têm uma função importante nos textos. Ao longo da leitura, sinalize as palavras que os alunos devem grifar, apoiando-se nos slides 1 e 2 do Desenvolvimento do plano de aula. Depois da leitura e da discussão da Introdução, lance a questão: “Como podemos identificar os referentes das palavras que grifamos no texto? Ou seja, a quem ou ao que essas palavras se referem?” Envie aos alunos a tabela da atividade e proponha que retomem o texto, localizando os referentes de cada palavra. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Socialize, posteriormente, a tabela com as respostas e solicite que os alunos confiram suas respostas.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota com os conhecimentos obtidos na aula. Proponha a seguinte reflexão: “Hoje, aprendi que a função dos pronomes é…”.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem algum familiar para uma brincadeira em que um diz uma frase com pronome e o outro adivinha o referente. Por exemplo: no trecho da música “Eu, você, o mar e ela”, quem é ela?

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03SQA07

(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas