Texto para impressão - A visita dos Gigantes
Plano de Aula
Plano de aula: Concordância entre artigo, adjetivo e substantivo
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas sobre a variação de artigos, substantivos e adjetivos no texto, atentando para seu sentido e sistematizando a identificação das formas de flexão das palavras.
Materiais necessários:
Texto do gênero conto para ser explorado coletivamente e em dupla.
Slide com a solução de cada etapa a ser socializada após a correção coletiva.
Lápis vermelho e verde (ou outras duas cores, iguais para todas as duplas).
Cartaz disponível para consulta - variação de palavras.
Dificuldades antecipadas:
Podem aparecer palavras de outras classes gramaticais que variam em gênero ou número, como muitos. Pode-se considerar correta, mas sem abrir para discussão, pois não é o foco desta aula. Na discussão das soluções, enfoque será sempre para o sentido do texto em questão. A palavra só poderá variar se o sentido ficar preservado.
Referências sobre o assunto:
MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf
Sobre o autor do conto: Belmar, Cícero. A visita dos gigantes, 2018. Conto criado especialmente para o plano de aula da Nova Escola.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos de quatro alunos.
- Leia o título da aula para os alunos: o que esperam fazer na aula? Deixar que se posicionem.
- Escreva no quadro as palavras-chave: marcar/ variação/ número/ gênero/ grupos nominais, em formato lista.
- Escreva, com a ajuda dos alunos um sinônimo/ explicação para cada uma:
MARCAR: sublinhar, circular.
VARIAÇÃO: mudança.
NÚMERO: singular/ plural.
GÊNERO: masculino e feminino.
GRUPOS NOMINAIS: artigo, adjetivo e substantivo.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Coloque no quadro e leia o título do texto a ser lido: “A visita dos Gigantes”.
- Questione:
- Que palavras do título variam em gênero?
- Risque de vermelho a partir do que disserem.
- A Visita das Gigantas
- Que palavras do título variam em número? (Risque de verde)
- As Visitas do(s) Gigante(s) (Entender que o sentido modifica-se ao passar para o singular os termos “dos gigantes”)
- A que classe gramatical pertencem essas palavras? (artigo e substantivo)
- Explique que é justamente isso que farão: marcarão as variações de gênero e número no texto.
- Conte aos alunos que o texto a ser analisado foi criado especialmente para este plano, por um autor pernambucano.
- Leia texto (no slide ou entregue cópias por grupos de quatro) e discuta seu conteúdo: há uma grande quantidade de inferências, recuperadas a partir das descrições, do uso dos substantivos e adjetivos.
- Explique que essas palavras especiais (dos grupos nominais) ajudam a compor o assunto do texto e que ao modificá-las, também mudamos o sentido do que queremos dizer.
- Analise coletivamente o primeiro parágrafo (no slide ou em cartaz):
Que palavras variam em gênero? Sublinhe de vermelho. O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança em todas as possibilidades mantendo o nexo textual?
Que palavras podem sofrer variação em número? Sublinhe em verde. O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança em todas as possibilidades mantendo o nexo textual?
Materiais complementares:
Acesse o texto na íntegra aqui
Acesse apenas o primeiro parágrafo aqui
Acesse a resolução da variação em gênero e número aqui
Materiais complementares
Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.
Introdução
Orientações: Continuação do texto.
Introdução
Orientações: Continuação do texto.
Introdução
Orientações: Continuação do texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Leia texto (no slide ou entregue cópias por grupos de quatro) e discuta sobre as impressões do texto e seu conteúdo: há uma grande quantidade de inferências, recuperadas a partir das descrições, do uso dos substantivos e adjetivos.
- Explique que essas palavras especiais (dos grupos nominais) ajudam a compor o assunto do texto e que ao modificá-las, também mudamos o sentido do que queremos dizer.
- Analise coletivamente o primeiro parágrafo (no slide ou em cartaz):
- Que palavras variam em gênero? Sublinhe de vermelho.
- O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança EM TODAS as possibilidades mantendo o nexo textual?
- Que palavras podem sofrer variação em número? Sublinhe em verde.
- O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança EM TODAS as possibilidades mantendo o nexo textual?
- Oriente que em grupos deverão marcar as variações em gênero e número dos parágrafos solicitados.
Materiais complementares:
Acesse o texto na íntegra aqui
Acesse apenas o primeiro parágrafo aqui
Acesse a resolução da variação em gênero e número aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos de quatro alunos.
- Entregue um texto para cada equipe.
- Proponha que cada grupo arrisque-se a marcar (sublinhe ou circule), vermelho para a variação em gênero e verde para a variação em número:
G1 - parágrafo 2
G2 - parágrafo 2
G3 - parágrafo 4
G4 - parágrafo 4
G5 - parágrafo 5
Dependendo da quantidade de alunos, varia a quantidade de grupos. É uma oportunidade para um trabalho colaborativo. Todos conhecem o texto na íntegra, mas se debruçam apenas num trecho, dando mais dinamicidade à aula. Nessa (re)leitura e discussão, há a oportunidade de trocar impressões sobre a compreensão e ganhar a atenção para os novos efeitos de sentido a partir das possíveis alterações.
Materiais complementares:
Acesse o texto a ser entregue aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou registre no quadro a solução para que comparem com o que produziram.
- Questione:
- As soluções encontradas foram iguais em cada grupo? Discutir possíveis dúvidas.
- Cada palavra variou apenas de um jeito?
- A que classe gramatical cada uma pertence?
- A variação em gênero e número provoca mudança de sentidos?
- O que acontece com o artigo em relação ao substantivo e ao adjetivo?
- O que acontece com o adjetivo em relação ao substantivo?
Se houver tempo:
- Proponha que circulem nos dois últimos parágrafos do texto as palavras que não variam.
- Questione:
- O que essas palavras têm de diferente em relação às outras: adjetivo, substantivo e artigo?
- No texto essas palavras conectam as outras, mas não significam nada do mundo.
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade aqui
Fechamento
Orientações:
- Construa um cartaz com o que aprenderam.
Materiais complementares:
Acesse o cartaz aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Texto para as atividades da Introdução e do Desenvolvimento: “A visita dos Gigantes”, disponível aqui.
- Opcionais:
Canais para videochamada e aula online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom;
Documento editável e compartilhável para realizar a atividade do Desenvolvimento no Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o texto que está na Introdução do plano de aula original: “A visita dos Gigantes”. Se possível, grave um áudio com a leitura do texto. Desafie-os a modificar o gênero e o número do título, e pergunte se houve alteração no sentido do texto. Estipule um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem a resposta dessa atividade e utilize as orientações do slide original para apoiar sua devolutiva.
Desenvolvimento
Combine com os estudantes que você vai dividir o texto em trechos e que eles devem alterar o gênero e número. Envie o 1º parágrafo já com as alterações, disponível aqui, para servir de exemplo. Se for possível que os estudantes se comuniquem por telefone ou mensagem, sugira que façam duplas ou grupos para realizar essa atividade. No plano original, os estudantes devem marcar em vermelho as alterações de gênero e, em verde, as alterações de número. Seria possível manter essa consigna caso os estudantes copiem no caderno o trecho ou caso o documento enviado a eles seja editável.
Para apoiar sua devolutiva, observe as orientações do plano original e a resolução dos 5 primeiros parágrafos, disponível aqui.
Fechamento
Se for possível, combine com os estudantes uma videochamada para que compartilhem os trechos alterados e reflitam, com a sua mediação, sobre as respostas. Discutam sobre o fato da variação de gênero e número provocar mudança de sentidos, sobre o que acontece com o artigo em relação ao substantivo, e ao adjetivo em relação ao substantivo (é importante que vá ficando claro para os estudantes a classe à qual cada palavra pertence). Registrem possíveis conclusões sobre a atividade.
Caso não seja possível fazer a videochamada, faça uma devolutiva individual ou para os grupos sobre o material enviado, pontuando possíveis equívocos e aprofundando algumas das discussões. Depois, junte todas as partes do texto e envie à turma com uma devolutiva geral sobre a proposta.
Você pode utilizar as orientações que estão no Fechamento do plano original para apoiar sua fala e, se quiser, o cartaz de conclusões, disponível aqui.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes na leitura do texto, bem como na viabilização de videochamadas e troca de mensagens entre os estudantes e com a professora. Esse movimento de troca auxilia a manutenção dos vínculos afetivos e possibilita o acompanhamento das aprendizagens por parte da professora.