Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas sobre a variação de artigos, substantivos e adjetivos no texto, atentando para seu sentido e sistematizando a identificação das formas de flexão das palavras.
Materiais necessários:
Texto do gênero conto para ser explorado coletivamente e em dupla.
Slide com a solução de cada etapa a ser socializada após a correção coletiva.
Lápis vermelho e verde (ou outras duas cores, iguais para todas as duplas).
Cartaz disponível para consulta - variação de palavras.
Dificuldades antecipadas:
Podem aparecer palavras de outras classes gramaticais que variam em gênero ou número, como muitos. Pode-se considerar correta, mas sem abrir para discussão, pois não é o foco desta aula. Na discussão das soluções, enfoque será sempre para o sentido do texto em questão. A palavra só poderá variar se o sentido ficar preservado.
Referências sobre o assunto:
MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf
Sobre o autor do conto: Belmar, Cícero. A visita dos gigantes, 2018. Conto criado especialmente para o plano de aula da Nova Escola.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos de quatro alunos.
- Leia o título da aula para os alunos: o que esperam fazer na aula? Deixar que se posicionem.
- Escreva no quadro as palavras-chave: marcar/ variação/ número/ gênero/ grupos nominais, em formato lista.
- Escreva, com a ajuda dos alunos um sinônimo/ explicação para cada uma:
MARCAR: sublinhar, circular.
VARIAÇÃO: mudança.
NÚMERO: singular/ plural.
GÊNERO: masculino e feminino.
GRUPOS NOMINAIS: artigo, adjetivo e substantivo.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Coloque no quadro e leia o título do texto a ser lido: “A visita dos Gigantes”.
- Questione:
- Que palavras do título variam em gênero?
- Risque de vermelho a partir do que disserem.
- A Visita das Gigantas
- Que palavras do título variam em número? (Risque de verde)
- As Visitas do(s) Gigante(s) (Entender que o sentido modifica-se ao passar para o singular os termos “dos gigantes”)
- A que classe gramatical pertencem essas palavras? (artigo e substantivo)
- Explique que é justamente isso que farão: marcarão as variações de gênero e número no texto.
- Conte aos alunos que o texto a ser analisado foi criado especialmente para este plano, por um autor pernambucano.
- Leia texto (no slide ou entregue cópias por grupos de quatro) e discuta seu conteúdo: há uma grande quantidade de inferências, recuperadas a partir das descrições, do uso dos substantivos e adjetivos.
- Explique que essas palavras especiais (dos grupos nominais) ajudam a compor o assunto do texto e que ao modificá-las, também mudamos o sentido do que queremos dizer.
- Analise coletivamente o primeiro parágrafo (no slide ou em cartaz):
Que palavras variam em gênero? Sublinhe de vermelho. O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança em todas as possibilidades mantendo o nexo textual?
Que palavras podem sofrer variação em número? Sublinhe em verde. O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança em todas as possibilidades mantendo o nexo textual?
Materiais complementares:
Acesse o texto na íntegra aqui
Acesse apenas o primeiro parágrafo aqui
Acesse a resolução da variação em gênero e número aqui
Materiais complementares
Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.
Introdução
Orientações: Continuação do texto.
Introdução
Orientações: Continuação do texto.
Introdução
Orientações: Continuação do texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Leia texto (no slide ou entregue cópias por grupos de quatro) e discuta sobre as impressões do texto e seu conteúdo: há uma grande quantidade de inferências, recuperadas a partir das descrições, do uso dos substantivos e adjetivos.
- Explique que essas palavras especiais (dos grupos nominais) ajudam a compor o assunto do texto e que ao modificá-las, também mudamos o sentido do que queremos dizer.
- Analise coletivamente o primeiro parágrafo (no slide ou em cartaz):
- Que palavras variam em gênero? Sublinhe de vermelho.
- O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança EM TODAS as possibilidades mantendo o nexo textual?
- Que palavras podem sofrer variação em número? Sublinhe em verde.
- O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança EM TODAS as possibilidades mantendo o nexo textual?
- Oriente que em grupos deverão marcar as variações em gênero e número dos parágrafos solicitados.
Materiais complementares:
Acesse o texto na íntegra aqui
Acesse apenas o primeiro parágrafo aqui
Acesse a resolução da variação em gênero e número aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos de quatro alunos.
- Entregue um texto para cada equipe.
- Proponha que cada grupo arrisque-se a marcar (sublinhe ou circule), vermelho para a variação em gênero e verde para a variação em número:
G1 - parágrafo 2
G2 - parágrafo 2
G3 - parágrafo 4
G4 - parágrafo 4
G5 - parágrafo 5
Dependendo da quantidade de alunos, varia a quantidade de grupos. É uma oportunidade para um trabalho colaborativo. Todos conhecem o texto na íntegra, mas se debruçam apenas num trecho, dando mais dinamicidade à aula. Nessa (re)leitura e discussão, há a oportunidade de trocar impressões sobre a compreensão e ganhar a atenção para os novos efeitos de sentido a partir das possíveis alterações.
Materiais complementares:
Acesse o texto a ser entregue aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou registre no quadro a solução para que comparem com o que produziram.
- Questione:
- As soluções encontradas foram iguais em cada grupo? Discutir possíveis dúvidas.
- Cada palavra variou apenas de um jeito?
- A que classe gramatical cada uma pertence?
- A variação em gênero e número provoca mudança de sentidos?
- O que acontece com o artigo em relação ao substantivo e ao adjetivo?
- O que acontece com o adjetivo em relação ao substantivo?
Se houver tempo:
- Proponha que circulem nos dois últimos parágrafos do texto as palavras que não variam.
- Questione:
- O que essas palavras têm de diferente em relação às outras: adjetivo, substantivo e artigo?
- No texto essas palavras conectam as outras, mas não significam nada do mundo.
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade aqui
Fechamento