15898
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância entre artigo, adjetivo e substantivo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Concordância entre artigo, adjetivo e substantivo

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas sobre a variação de artigos, substantivos e adjetivos no texto, atentando para seu sentido e sistematizando a identificação das formas de flexão das palavras.

Materiais necessários:

Texto do gênero conto para ser explorado coletivamente e em dupla.

Slide com a solução de cada etapa a ser socializada após a correção coletiva.

Lápis vermelho e verde (ou outras duas cores, iguais para todas as duplas).

Cartaz disponível para consulta - variação de palavras.

Dificuldades antecipadas:

Podem aparecer palavras de outras classes gramaticais que variam em gênero ou número, como muitos. Pode-se considerar correta, mas sem abrir para discussão, pois não é o foco desta aula. Na discussão das soluções, enfoque será sempre para o sentido do texto em questão. A palavra só poderá variar se o sentido ficar preservado.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf

Sobre o autor do conto: Belmar, Cícero. A visita dos gigantes, 2018. Conto criado especialmente para o plano de aula da Nova Escola.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Leia o título da aula para os alunos: o que esperam fazer na aula? Deixar que se posicionem.
  • Escreva no quadro as palavras-chave: marcar/ variação/ número/ gênero/ grupos nominais, em formato lista.
  • Escreva, com a ajuda dos alunos um sinônimo/ explicação para cada uma:

MARCAR: sublinhar, circular.

VARIAÇÃO: mudança.

NÚMERO: singular/ plural.

GÊNERO: masculino e feminino.

GRUPOS NOMINAIS: artigo, adjetivo e substantivo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Coloque no quadro e leia o título do texto a ser lido: “A visita dos Gigantes”.
  • Questione:
  • Que palavras do título variam em gênero?
  • Risque de vermelho a partir do que disserem.
  • A Visita das Gigantas
  • Que palavras do título variam em número? (Risque de verde)
  • As Visitas do(s) Gigante(s) (Entender que o sentido modifica-se ao passar para o singular os termos “dos gigantes”)
  • A que classe gramatical pertencem essas palavras? (artigo e substantivo)
  • Explique que é justamente isso que farão: marcarão as variações de gênero e número no texto.
  • Conte aos alunos que o texto a ser analisado foi criado especialmente para este plano, por um autor pernambucano.
  • Leia texto (no slide ou entregue cópias por grupos de quatro) e discuta seu conteúdo: há uma grande quantidade de inferências, recuperadas a partir das descrições, do uso dos substantivos e adjetivos.
  • Explique que essas palavras especiais (dos grupos nominais) ajudam a compor o assunto do texto e que ao modificá-las, também mudamos o sentido do que queremos dizer.
  • Analise coletivamente o primeiro parágrafo (no slide ou em cartaz):

Que palavras variam em gênero? Sublinhe de vermelho. O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança em todas as possibilidades mantendo o nexo textual?

Que palavras podem sofrer variação em número? Sublinhe em verde. O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança em todas as possibilidades mantendo o nexo textual?

Materiais complementares:

Acesse o texto na íntegra aqui

Acesse apenas o primeiro parágrafo aqui

Acesse a resolução da variação em gênero e número aqui

Materiais complementares

Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Leia texto (no slide ou entregue cópias por grupos de quatro) e discuta sobre as impressões do texto e seu conteúdo: há uma grande quantidade de inferências, recuperadas a partir das descrições, do uso dos substantivos e adjetivos.
  • Explique que essas palavras especiais (dos grupos nominais) ajudam a compor o assunto do texto e que ao modificá-las, também mudamos o sentido do que queremos dizer.
  • Analise coletivamente o primeiro parágrafo (no slide ou em cartaz):
  • Que palavras variam em gênero? Sublinhe de vermelho.
  • O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança EM TODAS as possibilidades mantendo o nexo textual?
  • Que palavras podem sofrer variação em número? Sublinhe em verde.
  • O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança EM TODAS as possibilidades mantendo o nexo textual?
  • Oriente que em grupos deverão marcar as variações em gênero e número dos parágrafos solicitados.

Materiais complementares:

Acesse o texto na íntegra aqui

Acesse apenas o primeiro parágrafo aqui

Acesse a resolução da variação em gênero e número aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos de quatro alunos.
  • Entregue um texto para cada equipe.
  • Proponha que cada grupo arrisque-se a marcar (sublinhe ou circule), vermelho para a variação em gênero e verde para a variação em número:

G1 - parágrafo 2

G2 - parágrafo 2

G3 - parágrafo 4

G4 - parágrafo 4

G5 - parágrafo 5

Dependendo da quantidade de alunos, varia a quantidade de grupos. É uma oportunidade para um trabalho colaborativo. Todos conhecem o texto na íntegra, mas se debruçam apenas num trecho, dando mais dinamicidade à aula. Nessa (re)leitura e discussão, há a oportunidade de trocar impressões sobre a compreensão e ganhar a atenção para os novos efeitos de sentido a partir das possíveis alterações.

Materiais complementares:

Acesse o texto a ser entregue aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou registre no quadro a solução para que comparem com o que produziram.
  • Questione:
  • As soluções encontradas foram iguais em cada grupo? Discutir possíveis dúvidas.
  • Cada palavra variou apenas de um jeito?
  • A que classe gramatical cada uma pertence?
  • A variação em gênero e número provoca mudança de sentidos?
  • O que acontece com o artigo em relação ao substantivo e ao adjetivo?
  • O que acontece com o adjetivo em relação ao substantivo?

Se houver tempo:

  • Proponha que circulem nos dois últimos parágrafos do texto as palavras que não variam.
  • Questione:
  • O que essas palavras têm de diferente em relação às outras: adjetivo, substantivo e artigo?
  • No texto essas palavras conectam as outras, mas não significam nada do mundo.

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Construa um cartaz com o que aprenderam.

Materiais complementares:

Acesse o cartaz aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas sobre a variação de artigos, substantivos e adjetivos no texto, atentando para seu sentido e sistematizando a identificação das formas de flexão das palavras.

Materiais necessários:

Texto do gênero conto para ser explorado coletivamente e em dupla.

Slide com a solução de cada etapa a ser socializada após a correção coletiva.

Lápis vermelho e verde (ou outras duas cores, iguais para todas as duplas).

Cartaz disponível para consulta - variação de palavras.

Dificuldades antecipadas:

Podem aparecer palavras de outras classes gramaticais que variam em gênero ou número, como muitos. Pode-se considerar correta, mas sem abrir para discussão, pois não é o foco desta aula. Na discussão das soluções, enfoque será sempre para o sentido do texto em questão. A palavra só poderá variar se o sentido ficar preservado.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf

Sobre o autor do conto: Belmar, Cícero. A visita dos gigantes, 2018. Conto criado especialmente para o plano de aula da Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Leia o título da aula para os alunos: o que esperam fazer na aula? Deixar que se posicionem.
  • Escreva no quadro as palavras-chave: marcar/ variação/ número/ gênero/ grupos nominais, em formato lista.
  • Escreva, com a ajuda dos alunos um sinônimo/ explicação para cada uma:

MARCAR: sublinhar, circular.

VARIAÇÃO: mudança.

NÚMERO: singular/ plural.

GÊNERO: masculino e feminino.

GRUPOS NOMINAIS: artigo, adjetivo e substantivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Coloque no quadro e leia o título do texto a ser lido: “A visita dos Gigantes”.
  • Questione:
  • Que palavras do título variam em gênero?
  • Risque de vermelho a partir do que disserem.
  • A Visita das Gigantas
  • Que palavras do título variam em número? (Risque de verde)
  • As Visitas do(s) Gigante(s) (Entender que o sentido modifica-se ao passar para o singular os termos “dos gigantes”)
  • A que classe gramatical pertencem essas palavras? (artigo e substantivo)
  • Explique que é justamente isso que farão: marcarão as variações de gênero e número no texto.
  • Conte aos alunos que o texto a ser analisado foi criado especialmente para este plano, por um autor pernambucano.
  • Leia texto (no slide ou entregue cópias por grupos de quatro) e discuta seu conteúdo: há uma grande quantidade de inferências, recuperadas a partir das descrições, do uso dos substantivos e adjetivos.
  • Explique que essas palavras especiais (dos grupos nominais) ajudam a compor o assunto do texto e que ao modificá-las, também mudamos o sentido do que queremos dizer.
  • Analise coletivamente o primeiro parágrafo (no slide ou em cartaz):

Que palavras variam em gênero? Sublinhe de vermelho. O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança em todas as possibilidades mantendo o nexo textual?

Que palavras podem sofrer variação em número? Sublinhe em verde. O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança em todas as possibilidades mantendo o nexo textual?

Materiais complementares:

Acesse o texto na íntegra aqui

Acesse apenas o primeiro parágrafo aqui

Acesse a resolução da variação em gênero e número aqui

Materiais complementares

Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Leia texto (no slide ou entregue cópias por grupos de quatro) e discuta sobre as impressões do texto e seu conteúdo: há uma grande quantidade de inferências, recuperadas a partir das descrições, do uso dos substantivos e adjetivos.
  • Explique que essas palavras especiais (dos grupos nominais) ajudam a compor o assunto do texto e que ao modificá-las, também mudamos o sentido do que queremos dizer.
  • Analise coletivamente o primeiro parágrafo (no slide ou em cartaz):
  • Que palavras variam em gênero? Sublinhe de vermelho.
  • O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança EM TODAS as possibilidades mantendo o nexo textual?
  • Que palavras podem sofrer variação em número? Sublinhe em verde.
  • O sentido do texto foi alterado? Podemos fazer a mudança EM TODAS as possibilidades mantendo o nexo textual?
  • Oriente que em grupos deverão marcar as variações em gênero e número dos parágrafos solicitados.

Materiais complementares:

Acesse o texto na íntegra aqui

Acesse apenas o primeiro parágrafo aqui

Acesse a resolução da variação em gênero e número aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos de quatro alunos.
  • Entregue um texto para cada equipe.
  • Proponha que cada grupo arrisque-se a marcar (sublinhe ou circule), vermelho para a variação em gênero e verde para a variação em número:

G1 - parágrafo 2

G2 - parágrafo 2

G3 - parágrafo 4

G4 - parágrafo 4

G5 - parágrafo 5

Dependendo da quantidade de alunos, varia a quantidade de grupos. É uma oportunidade para um trabalho colaborativo. Todos conhecem o texto na íntegra, mas se debruçam apenas num trecho, dando mais dinamicidade à aula. Nessa (re)leitura e discussão, há a oportunidade de trocar impressões sobre a compreensão e ganhar a atenção para os novos efeitos de sentido a partir das possíveis alterações.

Materiais complementares:

Acesse o texto a ser entregue aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou registre no quadro a solução para que comparem com o que produziram.
  • Questione:
  • As soluções encontradas foram iguais em cada grupo? Discutir possíveis dúvidas.
  • Cada palavra variou apenas de um jeito?
  • A que classe gramatical cada uma pertence?
  • A variação em gênero e número provoca mudança de sentidos?
  • O que acontece com o artigo em relação ao substantivo e ao adjetivo?
  • O que acontece com o adjetivo em relação ao substantivo?

Se houver tempo:

  • Proponha que circulem nos dois últimos parágrafos do texto as palavras que não variam.
  • Questione:
  • O que essas palavras têm de diferente em relação às outras: adjetivo, substantivo e artigo?
  • No texto essas palavras conectam as outras, mas não significam nada do mundo.

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Construa um cartaz com o que aprenderam.

Materiais complementares:

Acesse o cartaz aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP07 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano