15897
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Partes estruturantes de notícias e reportagens jornalísticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Partes estruturantes de notícias e reportagens jornalísticas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Charge disponível aqui;
Imagem: manchete e foto, disponível aqui;
Imagem: lide, disponível aqui;
Reportagem na íntegra, disponível aqui;
Tabela de conclusão, disponível aqui.

- Opcionais:
Canais para videochamadas, como Zoom ou Google Meet (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que nas próximas atividades eles descobrirão quais são as principais partes de uma notícia e de uma reportagem. Pergunte o que desperta o interesse deles em revistas, jornais e sites. Questione se eles acham que, para elaborar esses textos, todos seguem um padrão ou cada um escreve da maneira que quiser? Aguarde 1 ou 2 dias para que os estudantes enviem suas hipóteses. Ao longo do plano, será importante distinguir notícias de reportagens. Observe as orientações do plano original para conduzir a discussão.
Em seguida, diga que você vai enviar uma charge, disponível aqui, para ver se eles adivinham qual será o tema da reportagem que lerão a seguir.

Desenvolvimento
Informe que você vai enviar a reportagem por partes para que eles possam analisar cada uma delas. Primeiro, envie o título e subtítulo, foto e legenda, disponíveis aqui. Envie junto os questionamentos do plano original. Depois, envie o lide, disponível aqui, também acompanhado dos comentários e perguntas do plano original. Estipule um prazo para o envio das respostas.

Em sua devolutiva, retome quais são as partes estruturantes de uma notícia ou reportagem (título, subtítulo, lide, corpo do texto, imagens e legendas). Se possível, proponha que, a partir daqui, eles realizem a atividade em duplas ou pequenos grupos, comunicando-se por mensagens ou videochamadas.

Envie o link com a reportagem completa, disponível aqui, e adapte os questionamentos do plano original para o que você acha possível que os estudantes respondam nesse momento. Estipule um prazo para o envio das respostas.

Fechamento
Combine uma videochamada para socialização da atividade e das descobertas. Compartilhe sua tela e leia a notícia na íntegra. Conduza a discussão com base nas orientações do plano original. Reproduza a “tabela de conclusão”, disponível aqui, em um arquivo editável (GoogleDocs, Word, PowerPoint etc.), de modo que possa preenchê-la junto com os estudantes (apoie-se nas orientações do Fechamento do plano original). Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível realizar a videochamada, envie a tabela de conclusão para que a preencham individualmente ou nos grupos. Estipule um prazo para o envio das respostas, analise o material e organize uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes a acessar as imagens e os textos enviados pela professora, conversando sobre essa importante temática do lixo. Podem auxiliar também os estudantes a se comunicar com seus pares e com a professora por meio de mensagens ou videochamadas, promovendo a manutenção dos vínculos afetivos com a turma. 

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_05SQA04

(EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas