10189
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Características de cubo e bloco retangular

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 17/07/2018
Código: MAT1_10GEO07

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Características das faces de Cubo e Bloco Retangular.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Perceber algumas características e regularidades nas faces do cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Características das faces de Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Identificação de quadrado e retângulo; Cubo e Bloco retangular.

Recursos necessários

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular)  trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Saco de papel ou plástico grande, que não seja transparente;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e solicite que eles respondam à pergunta. Antecipe que durante a aula, os alunos precisarão fazer perguntas para descobrir se um sólido geométrico escondido é cubo ou bloco retangular e por isso, eles precisarão prestar bastante atenção nas características das formas.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação das formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Como posso saber se uma forma é cubo ou bloco retangular?

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide, organize a turma em grupos com 4 alunos. Mostre aos alunos um “saco-surpresa” onde há um sólido geométrico (cubo ou bloco retangular) e explique que eles terão que descobrir qual é a forma dele por meio de perguntas, cuja resposta seja sim ou não; Mantenha o “saco surpresa” na mesa do professor ou em algum lugar de destaque; Entregue um cubo e um bloco retangular para cada grupo (se precisar confeccioná-los há moldes disponíveis abaixo nos materiais complementares); Proponha que eles analisem as características das faces do cubo e bloco retangular e elaborem uma pergunta que tenha como resposta sim ou não e que por meio das respostas seja possível discriminar qual sólido geométrico está escondido dentro do “saco surpresa”. Por exemplo, digamos que o objetivo fosse saber a cor da figura, eles não poderiam fazer a pergunta: “Qual é a cor das faces”? e sim, “As faces têm a cor azul?”; Ao organizar a turma, procure direcionar para cada grupo, pelo menos um aluno que tenha maior autonomia na linguagem/ letramento, ou seja, garanta grupos heterogêneos; Circule pela sala e auxilie na realização da atividade, caso seja necessário.

Propósito: Perceber as características das faces do cubo e bloco retangular.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de pergunta ajudaria na identificação da forma por meio das faces?
  • Se eu perguntasse “Tem seis faces?”, seria uma boa pergunta para descobrir qual é a forma? Por que?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e solicite aos grupos que falem as perguntas elaboradas para que o professor as anotem no quadro, enquanto isso, questione aos alunos se as perguntas atendem às exigências da atividade e se através delas é possível descobrir qual é o sólido secreto; Se alguma pergunta não estiver de acordo com o que foi solicitado ou se for irrelevante para a descoberta da forma, proponha aos alunos que tentem reformulá-la para que fique mais adequada. Quando todas as perguntas estiverem registradas, responda-as com sim ou não, conforme orientado e aí sim, peça que eles respondam qual é o sólido secreto de acordo com o que foi descoberto.

Propósito: Analisar as perguntas elaboradas, refletindo sobre as características das formas.

Discuta com a turma:

  • Para que servem as perguntas elaboradas?
  • O que precisa ter em uma boa pergunta para chegar ao objetivo da atividade?
  • O que foi preciso observar nas formas para elaborar perguntas?
  • De acordo com a regra da atividade, quais são as possíveis respostas para as perguntas elaboradas?
  • Se uma pergunta não estiver de acordo com a regra, como podemos “consertá-la”?
  • Uma boa pergunta sozinha pode solucionar o “mistério”? Por que?
  • “Tem faces planas?” Essa é uma boa pergunta para descobrir qual é o sólido secreto? Por que? O que poderia ser acrescentado nessa pergunta para que ela ficasse melhor?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando com os alunos quais foram as características que observaram nas faces dos sólidos. Espera-se que eles identifiquem que cubo tem seis faces quadradas iguais, o bloco retangular tem três pares de faces opostas iguais em forma de retângulos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as características das faces do cubo e bloco retangular.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que preencham a tabela com as informações solicitadas, respondendo com o número de faces na primeira questão e sim ou não, conforme as perguntas.

Propósito: Verificar se os alunos identificam algumas características das faces de cubo e bloco retangular.

Discuta com a turma:

  • O que quer dizer face oposta?
  • Cubo e bloco retangular possuem faces opostas iguais?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade raio x

Resolução atividades complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Perceber algumas características e regularidades nas faces do cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Características das faces de Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Identificação de quadrado e retângulo; Cubo e Bloco retangular.

Recursos necessários

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular)  trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Saco de papel ou plástico grande, que não seja transparente;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes